O Prof. José Alves Fernandes construiu uma carreira das mais brilhantes no Magistério, em nosso Estado , destacando-se, em sua área do conhecimento, pela profundidade e seriedade dos estudos que realizou, pela produção de uma rica bibliografia e pelo trabalho realizado em sala de aula, formando as novas gerações dentro de um espírito humanístico realçado pelo amor e defesa da Língua Pátria.
Ao longo de 50 anos de magistério na cidade de Fortaleza, o Prof. José Alves lecionou nos seguintes estabelecimentos e instituições: Ginásio Santa Lúcia, Colégio Farias Brito, Colégio Lourenço Filho, Colégio 7 de Setembro, Colégio Agapito dos Santos, Colégio Nossa Senhora de Lurdes, Colégio Capistrano de Abreu, Liceu do Ceará e Escola Normal Justiniano de Serpa, além da Universidade Federal do Ceará. Também foi proprietário, diretor e professor do Centro Educacional Eduardo Claparède e do Curso de Vestibular Prof. José Alves Fernandes.
Com relação a essa última experiência, que se estendeu de 1955 a 1960, o mestre realça o caráter pioneiro do “cursinho” de preparação para vestibulares na área de Humanidades e que atendeu candidatos às faculdades de Direito, Letras e Serviço Social. Em seu discurso de agradecimento pela recepção do título de Professor Emérito da UFC, entregue em 2004, José Alves comentou: “Como resultado perdurável dessa atividade particular, posso afirmar que me foram extremamente compensadores o retorno social e os dividendos de natureza moral e psicológica. Numerosos profissionais da área do Direito, instalados nos diversos setores da ministração da Justiça ou a ela vinculados, na Magistratura, na Advocacia ou no Magistério universitário, tenho certeza de que, em variados graus, representam a função de arautos da nossa benemerência, reconhecidos ou reconhecedores, do papel benéfico que significou para a sua vida profissional, a preparação que lhes foi especificamente ministrada, habilitando-os para o ingresso na Universidade.”
Em 2011 recebe da Universidade do Vale do Acaraú – UVA, onde lecionou latim como professor convidado, o título de Doutor Honoris Causa.
Em breve será lançado seu Dicionário Cronológico da Língua Portuguesa, obra de valor inestimável para o país e a língua portuguesa com um todo.
Acentua-se, aqui, o caráter multiplicador da atividade profissional de José Alves Fernandes que, em meio século de exercício do Magistério, sempre atuou com ética e sensibilidade, investindo, em cada aula ministrada, todo o potencial de seu intelecto e todo o profundo amor que dedicou ao ofício de formar as novas gerações. Mas não foi só na seara profissional que José Alves Fernandes deixou grandes marcas. No âmbito familiar, com os amigos e na vida social sempre promoveu o bem, o progresso e a caridade, características das grandes almas. Por onde passou, o querido mestre ensinou a doçura, a ternura, a polidez e a marca do seu bom caráter com extrema humildade sempre, honrando suas raízes de sertanejo, filho da “Zefa” e do “Cici”, como carinhosamente eram chamados seus pais Josefa e Tarcísio Fernandes. Conheceu o mundo e os grandes mistérios, através das línguas e da literatura, mas não esquecia as traquinagens na “Pedra Aguda”, no terreiro de casa e nem as lições das primeiras mestras Raimunda Islai de Oliveira Melo, a dona Islai, e Antonia Ramos Holanda Melo, a tia Antonieta. Deixa muita saudade à sua extensa família consanguínea, espiritual, de amigos e admiradores, mas consola-nos a todos com o seu legado de amor e afabilidade. A nossa mais profunda gratidão a esse grande homem com coração de menino e a Deus por nos ter dado a oportunidade de conviver com um ser dessa magnitude e generosidade.
Karla Karenina Sales Fernandes
Atriz e humorista
O texto acima foi escrito por Karla Karenina, conhecida no meio artístico por Meirinha, que assim prestou homenagem ao pai, ao inseri-lo no livreto da Missa da Ressurreição, celebrada na intenção de José Alves Fernandes, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, em 24/05/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário