terça-feira, 12 de abril de 2016

ELEIÇÕES NA UECE: Conjugando os verbos concluir, aprofundar, avançar


Por José Jackson Coelho Sampaio (*)
O professor Hidelbrando e eu, vice-reitor e reitor da Uece na gestão 2012/16, chapa vitoriosa por ampla maioria, fomos conscientizados pela base de que tínhamos a responsabilidade de fazer valer um projeto que foi ousado e transformador, capaz de realizar 133 inovações, 60 administrativas e 73 acadêmicas, em meio a crises sem trégua.
O objetivo de implantar institucionalidade republicana, para prevenir a captura do público pelo privado, foi alcançado por meio da normatização permanente dos procedimentos, da correção de erros encontrados, inclusive próprios, e pela convalidação dos atos desde 2000, pois o Estatuto em vigor estava legalmente vulnerável. Este processo é cultural e pode facilmente regredir se o empenho descontinuar.
O objetivo de compatibilizar mérito acadêmico e gestão democrática foi atingido pelo Planejamento Democrático, por transformar em eletivo o mandato de confiança da Ouvidoria, pela adesão ao sistema Enem/Sisu/Cotas e pela realização, ainda inconclusa, do Processo Estatuinte Revisor. Outro processo cultural que pode facilmente regredir se o empenho descontinuar.
Em meio a greves de servidores, eleição estadual e crise financeira, dirigimos a Uece com competência técnica, sensibilidade política e respeito aos movimentos sociais, mobilizando o maior volume de recursos de investimento dos últimos 20 anos. É hora de revisar metas: se focamos a redução da desigualdade Uece Capital/Interior, focar-se-á a diferença Uece dia/noite; se focamos a qualificação das salas de aula, focar-se-ão os laboratórios de ensino; se focamos a normatização e a acessibilidade, focar-se-ão a segurança dos campi e a mobilidade acadêmica; sem perder de vista a conclusão do iniciado, a institucionalidade republicana e o equilíbrio mérito/democracia.
A visão crítica de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes identificará o bom combate e dará a Jackson e Hidelbrando o mandato 2016/20, para concluir, aprofundar e avançar, com mais ousadia e transformação. 
(*) Professor titular em saúde pública e reitor da Uece. Candidato à reeleição.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 12/4/16. p.8.
Nota: São dois bons candidatos. Marcharei novamente com o Prof; Jackson Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário