O livro O
lugar da História no ensino da Enfermagem
(Editora Aprris), da Professora Maria
Nahir Batista Ferreira Torres, é fruto da tese de doutorado, defendida em 2019
no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, sob a orientação da
Professora Sílvia Maria Nóbrega-Therrien. O trabalho lança um olhar sobre o ensino de História
da Enfermagem.
A obra nasceu de uma densa pesquisa que envolveu
múltiplas fontes e revela a trajetória do ensino de História da Enfermagem
desde a origem do curso de Enfermagem no Ceará, demarcando o pioneirismo da
Enfermagem no Ceará e as três fases do curso desde a sua origem na Escola de
Enfermagem São Vicente de Paulo, compreendendo a EESVP como escola isolada
(1943-1955); a EESVP agregada à Universidade Federal do Ceará – UFC (1956-1975)
e a EESVP anexada a UECE a partir de 1975.
Durante todo o texto há uma metáfora com a cena poética
descrita por João Cabral de Melo Neto em “Tecendo
a manhã”, em que o poeta tece o poema enquanto
cada grito de galo é um fio de sol que tece a manhã, a tessitura do livro mostra
a trajetória do ensino da História e revela os caminhos da docência e o
fazer-se professora-enfermeira e as concepções de ensinar e aprender História. Nele
é revelada a trajetória dessa disciplina na graduação, mostrando os caminhos
trilhados e qual lugar ocupa no currículo prescrito e no currículo praticado.
A tessitura do livro demonstra que a História, como
ciência que busca examinar as ações formuladas por pessoas de contextos e
temporalidades diferentes, busca compreender contextos políticos, econômicos,
culturais atrelados ao reflexo social na constituição contínua de uma sociedade
e alcança todos os segmentos, pois se trata de um conhecimento adquirido para o
presente com o estudo da realidade do passado.
Nota:
Resumo elaborado pela autora do livro
lançado em 13/01/2021.
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