quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

LIVRO: O lugar da História no ensino da Enfermagem

Por Profa. Maria Nahir Batista Ferreira Torres

O livro O lugar da História no ensino da Enfermagem (Editora Aprris), da Professora Maria Nahir Batista Ferreira Torres, é fruto da tese de doutorado, defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, sob a orientação da Professora Sílvia Maria Nóbrega-Therrien. O trabalho lança um olhar sobre o ensino de História da Enfermagem.

A obra nasceu de uma densa pesquisa que envolveu múltiplas fontes e revela a trajetória do ensino de História da Enfermagem desde a origem do curso de Enfermagem no Ceará, demarcando o pioneirismo da Enfermagem no Ceará e as três fases do curso desde a sua origem na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, compreendendo a EESVP como escola isolada (1943-1955); a EESVP agregada à Universidade Federal do Ceará – UFC (1956-1975) e a EESVP anexada a UECE a partir de 1975.

Durante todo o texto há uma metáfora com a cena poética descrita por João Cabral de Melo Neto em “Tecendo a manhã”, em que o poeta tece o poema enquanto cada grito de galo é um fio de sol que tece a manhã, a tessitura do livro mostra a trajetória do ensino da História e revela os caminhos da docência e o fazer-se professora-enfermeira e as concepções de ensinar e aprender História. Nele é revelada a trajetória dessa disciplina na graduação, mostrando os caminhos trilhados e qual lugar ocupa no currículo prescrito e no currículo praticado.

A tessitura do livro demonstra que a História, como ciência que busca examinar as ações formuladas por pessoas de contextos e temporalidades diferentes, busca compreender contextos políticos, econômicos, culturais atrelados ao reflexo social na constituição contínua de uma sociedade e alcança todos os segmentos, pois se trata de um conhecimento adquirido para o presente com o estudo da realidade do passado.

Nota: Resumo elaborado pela autora do livro lançado em 13/01/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário