domingo, 27 de junho de 2021

LOCKDOWN DO ENSINO MÉDIO. CULPA DA CIÊNCIA?

Por Fernanda Araújo (*)

Mais um decreto de angústia para jovens. A maioria dos alunos do ensino médio está há 14 meses sem aula presencial. Anos extremamente importantes para seu desenvolvimento social, emocional e pedagógico. Neste período, eles puderam retomar as mais diversas atividades. Entretanto, diferentemente de todos os outros alunos, não puderam voltar às suas escolas.

Nos mais de 46 mil artigos sobre o tema Covid-19 e escolas, na biblioteca virtual pubmed, a ciência já nos ensina muito. Escolas com protocolos são seguras para professores, colaboradores e alunos, com baixíssimos índices de transmissão. Estudos, inclusive nacionais, mostram: abrir escolas não aumenta a taxa de transmissão e nem de mortalidade por Covid. Escolas abertas, quando há livre circulação de pessoas, não aumenta sequer o índice de mobilidade urbana nas comunidades.

Casos graves e mortalidade por coronavírus entre adolescentes são eventos raros. Este ano no Ceará homicídios de crianças e jovens mataram 300% mais que Covid. Fiocruz acaba de publicar o que já sabíamos há mais de 1 ano: crianças não são superdisseminadoras da doença, crianças e jovens dificilmente transmitem Covid para adultos e eles se contaminam geralmente em casa através um adulto infectado que mora com eles.

Grandes instituições internacionais, alertam para o risco do fechamento prolongado de escolas no Brasil. Estima-se que 29% dos jovens nunca voltarão à sala de aula. Esta ruptura pode, pela primeira vez, levar a uma regressão do nível de escolaridade dos filhos em relação ao seus pais. É a maior tragédia educacional da nossa história. Erro grave ou estratégia?

Atividades não essenciais, algumas com alto risco de contágio, já estão liberadas. Aulas para o ensino médio, não. Escolas públicas, mesmo com autorização para reabertura, se recusam a abrir as portas. Estaríamos relativizando o direito constitucional à educação presencial?

A mesma ciência que produziu vacina em tempo recorde é a que prova, com veemência, que escola com protocolo é segura para todos. 425 dias de lockdown do ensino médio não é ciência. Não culpem a ciência em vão.

(*) Médica e fundadora do Movimento Escolas Abertas.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/5/21. Opinião, p.22.

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