Por Olívia Bessa (*)
A pandemia da Covid-19 tem sido um grande
desafio aos profissionais da saúde, com uma demanda de aprendizagem contínua
para compreender as peculiaridades do seu amplo espectro clínico, além da
adequação do processo de trabalho, ampliação e organização dos serviços de
saúde.
O cenário da epidemia também impactou fortemente a
formação de profissionais da saúde, demandando um remodelamento
curricular emergencial e a busca de e soluções educacionais para garantir
as Olivia Bessa necessidades formativas nesse novo contexto, complexo,
imprevisível e de incertezas.
Esse cenário não foi diferente nos Programas de
Residência em Saúde. As residências constituem uma modalidade de ensino de
pós-graduação destinada à formação de especialistas na área da saúde e com uma
característica que as torna peculiar, o treinamento em serviço, com estratégias
educacionais baseadas, prioritariamente, no ambiente de trabalho.
As mudanças impostas pela pandemia e especificidade
dos processos de formação das diversas especialidades médicas e
multiprofissionais mobilizaram os programas de residência e a Escola de
Saúde Pública do Ceará na busca de soluções para garantir o equilíbrio
entre as necessidades formativas de cada área e as demandas dessa nova
realidade.
Os programas de residência em saúde têm tido um
papel relevante no enfrentamento da pandemia, contribuindo para a ampliação e
reorganização dos serviços de saúde, promovendo práticas educacionais
inovadoras, incorporando protocolos e manejo de pacientes críticos, além de
oportunizar a integração entre os vários atores do processo de formação e
cuidado em saúde, parcerias, trocas e iniciativas que têm contribuído ainda
mais para qualificação profissional.
É relevante reconhecer o papel dos programas de
residência como prática social, que articula responsabilidades, saberes,
experiências e desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes, mesmo em
tempos de tantas adversidades. São muitas as lições aprendidas na pandemia da
Covid-19. A experiência do enfrentamento da pandemia, com a sua complexidade e
incertezas tem sido uma oportunidade de aprendizagem significativa para o
residente, com um importante valor para o seu desenvolvimento
pessoal e profissional e consequente benefício na qualidade do cuidado de
pacientes, suas famílias e comunidade.
(*) Médica. Pediatra. Diretora de Educação e Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 24/02/2022. Opinião. p.23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário