terça-feira, 24 de maio de 2022

UECE E A QUALIDADE DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO

Por Hildebrando dos Santos Soares (*)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) apareceu no último Ranking de Impacto da Times Higher Education (THE), uma revista inglesa cujas publicações são referência mundial nos temas relacionados à educação superior. Entender o que o ranking efetivamente avalia é necessário para que se compreenda a robustez da Universidade para dentro e para fora de sua comunidade. Nesse ranking, as instituições de ensino superior (IES) são avaliadas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que representam um esforço global para o desenvolvimento das nações, a sustentabilidade e a igualdade.

De acordo com a THE, somos a 3ª do Brasil e a 94ª do mundo no objetivo 4, Educação de qualidade. Os "óculos" utilizados nessa avaliação dizem respeito à qualidade dialética, que envolve a relação da educação que proporcionamos com a inclusão social e a consequente redução das desigualdades e com a sustentabilidade. Isso atesta a nossa qualidade na formação de profissionais, nas políticas de inclusão social e na relação que estabelecemos com os territórios em que a Universidade está localizada.

A Uece figura nesse ranking em uma posição destacada, dentre outros motivos, por sua sólida história de políticas inclusivas, o que faz, por exemplo, com que muitos dos nossos estudantes sejam os primeiros de suas famílias a ingressarem no ensino superior. No interior, o impacto da Universidade no município e na microrregião em que nossos campi se localizam é indiscutível. Com tradição em formação de professores, são os nossos egressos que atuam de forma qualificada para o desenvolvimento endógeno da região, especialmente no que chamo "economia da educação".

Pioneira na interiorização do ensino superior público estadual no Ceará, a Uece desenvolveu vasta e robusta experiência na oferta de cursos no interior do Estado, até então voltados à formação de professores.

Hoje, estamos diante uma nova estratégia de interiorização, agora também com cursos de bacharelado, no contexto da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior Público do Ceará. Esse é um momento histórico, ressalte-se, pois estamos diante não apenas da maior, mas, também, da mais qualificada expansão e interiorização que a UECE já teve em 47 anos de história. Ainda, estamos diante do maior concurso docente que a instituição já teve, com 365 novas vagas - um aumento de cerca de 54% no quadro de professores efetivos. Isso é motivo de festa.

A oferta dos novos cursos não representa somente mais vagas vestibular. Trata-se, na verdade, de mais oportunidades para a juventude interiorana em uma nova estratégia de formação, com a presença da cultura acadêmica - e os valores que lhe são inerentes - em mais lugares, para mais pessoas. A qualidade da educação - no sentido dialético - da Uece, atestada internacionalmente, chegará para mais jovens, nossos futuros estudantes, para suas famílias e para os setores produtivos.

Estamos lançando bases para colhermos excelentes frutos. Há 47 anos, a Uece ilumina caminhos. É isso que continuaremos fazendo, agora, para mais pessoas e para mais municípios. Ganha a Uece e todo o Ceará. 

(*) Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/05/22. Opinião, p.19.

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