terça-feira, 15 de novembro de 2022

PÉROLAS DE PENSAMENTOS

Por Prof. Cajuaz Filho, docente aposentado da UECE

O momento por que passa tanto o poder legislativo federal, que teima em não aceitar a cassação dos mandatos dos deputados envolvidos nos crimes do mensalão e condenados pelo Supremo Tribunal Federal, quanto o executivo cearense que, na sua prepotência e tirania, usa de todas as artimanhas e falcatruas para impedir a implantação do piso salarial dos professores das universidades estaduais cujo processo já transitado em julgado pelo mesmo Supremo Tribunal Federal e em processo de  execução pelo Tribunal do Trabalho – 7ª.Região e debocha do judiciário, querendo levá-lo, acintosamente, ao ridículo e ao descrédito da sociedade, é bastante preocupante para o estado de direito brasileiro, pois sabe-se que o Brasil é um país democrático  e a democracia tem necessidade da justiça.

Para mostrar que a sociedade não só a atual sente ,como também a de antanho sentiu, sede de justiça, fui buscar na paremiologia jurídica , entre tantos pensamentos e tantas máximas de vultos proeminentes, alguns deles que lhos trago para leitura, reflexão, paralelo com a justiça brasileira e a cearense (não deve haver esta dicotomia, pois a justiça é uma só: dá ao outro o que lhe pertence) e pedir-lhes resposta para a seguinte indagação: Por que tantos desmandos sem punição acontecem na administração da justiça praticados por aqueles que deviam, com destemor, fazê-la brilhar na sociedade? Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça porque serão saciados. Esperamos. Ei-los:

1. O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis. (Platão)

2. A justiça sem força é impotente; a força sem justiça é tirania. (Blaise Pascal)

3. Se ages contra a justiça e eu permito que assim o faças, então a injustiça é minha. (Mahatma Gandhi)

4. A primeira igualdade é a justiça. (Victor Hugo)

5. Uma coisa essencial à justiça que sem deve aos outros é fazê-la prontamente e sem adiamentos; demorá-la é injustiça. (Jean de La Bruyère)

6. A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo onde quer que ele se encontre, contra o errado. (Theodore Roosevelt)

7. A base da sociedade é a justiça, o julgamento constitui a ordem da sociedade; o julgamento é a aplicação da justiça. (Aristóteles)

8. Não há ordem sem justiça. (Albert Camus)

9. O mundo precisa de justiça, não de caridade. (Mary Shelley)

10. O dever dos juízes é fazer justiça; a sua profissão, a de deferi-la. Alguns conhecem o próprio dever e desconhecem a profissão. (Jean de La Bruyère)

11. Não há ordem verdadeira sem justiça. (Roger Gard)

12. Quando o poder e o dinheiro se aliam contra o que é justo, até a justiça conspira contra a razão. (Agnaldo Cavalcanti Matias)

13. A democracia tem necessidade de justiça, enquanto a aristocracia e a monarquia podem passar sem ela. (Edgar Quinet)

14. A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos. (Winston Churchill)

15. Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado. (Platão)

16. A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. (Rui Barbosa)

18. Faça-se justiça mesmo que o mundo desabe. (Sagrada Escritura)

19. A justiça tarda, mas não falha... Ou, então, você descobre que ela tarda para falhar. (Leo Cruz)

Será que os administradores da justiça brasileira assim pensam e agem desta maneira?

Agora, parodiando a Sagrada Escritura, senhores administradores da justiça, eu lhes digo: “Que a vossa justiça brilhe diante dos homens. Guardai-vos de exercê-la diante deles com o fim de serdes agradáveis aos poderosos, aos ricos e aos chefes de governo, pois, como os fariseus, não tereis parte na sociedade dos justos e, para quem crê, nem galardão junto do Pai Celeste”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário