terça-feira, 31 de outubro de 2023

A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

No mês de outubro além de celebrarmos a Padroeira do Brasil, nossa Mãe Aparecida, celebramos já no início, no dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, os 18 anos da Obra Evangelizar É Preciso. E, cada vez acredito mais nisso.

Nós sabemos da missão, a messe é grande, tem muito a ser feito, por isso Senhor, conta comigo e com você, somos discípulo Dele. Muitos estão necessitados de Jesus, e que por isso Ele confia a nós.

Às vezes é dentro da nossa própria família, às vezes é nosso vizinho de cima que faz barulho, às vezes é o vizinho de baixo, às vezes é o vizinho do lado, aquela mulher chata, aquele homem ranzinza, o Senhor precisa que vamos em missão. Mas, falar o quê? Anunciar que o Reino de Deus está entre nós. Falar de Jesus, simples assim. Falar do Reino e desejar a paz.

O capítulo 8 do Livro de Neemias, fala do sacerdote Esdras, que provocou uma grande reforma, ele fez o povo tomar consciência do quanto Deus ama os homens. Esdras veio muito antes de Jesus, portanto não o conheceu Jesus, mas fez uma proposta bastante ousada, reuniu os sacerdotes, proclamou a Lei do Senhor, mas não só proclamou, os Levitas explicaram, tiraram os véus, fizeram com que o povo que estava ali entendesse a Palavra. Interessante, quando o povo vê descortinada a Palavra, nela mergulha e compreende a Lei do Senhor.

A compreensão do amor de Deus provocou no povo uma comoção, quando o povo percebeu o que Deus está fazendo na vida deles tiveram um sentimento de arrependimento.

Esse é o caminho. Caminho do anúncio, da missão, fazer com que a pessoa compreenda quem é Jesus. Nós não temos simplesmente a lei, nós temos o próprio Deus encarnado, temos Jesus sacramentado na Hóstia Santa. Temos a Palavra, o Verbo de Deus feito carne. Temos a história desvendada diante de nós. O próprio Deus que tomou forma humana para nos falar do amor, para nos falar da redenção, para pagar o preço da nossa salvação, e se faz presença viva e real e muitas vezes ficamos indiferente a isso. Não há arrependimento, conversão, mudança de vida.

O encontro com Jesus, a alegria do Senhor, a Eucaristia, a vida sacramental, é nossa força. É isso que nos sustenta na missão. Felizes somos nós, que podemos encontrar na Eucaristia, a alegria e a força que vem do próprio Cristo.

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 7/10/2023. Opinião. p.18.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

TEMPO ESPECIAL DE VIVÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

O Mês da Bíblia existe no Brasil, desde 1971, e foi escolhido para homenagear o Dia da Bíblia Católica, celebrado em 30 de setembro, data alusiva também a São Jerônimo, patrono das Sagradas Escrituras, responsável pela tradução deste conteúdo do grego e do hebraico para o latim.

É o tempo no qual as comunidades católicas da Igreja no Brasil vivenciam um período oportuno de conhecimento e reflexão do livro sagrado. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é oportunidade para estudo da Palavra de Deus.

Para este ano, a CNBB propõe o estudo da carta aos Efésios e traz como tema principal a inspiração bíblica "Vestir-se da nova humanidade" (Ef 4,24). O que nos remete de que a real compreensão da Palavra de Deus se dá quando a praticamos, isto é, quando nos "revestimos" de Cristo e de seu amor. "Vestir-se da nova humanidade", é extraído de Ef 4,24 e está inserido numa exortação da carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas, no que consiste assumir a vida nova, após a adesão a Cristo pelo batismo.

Sob a ótica do Papa Francisco, falando de São Jerônimo, o classificou como "um apaixonado estudante da Sagrada Escritura, que fez dela o motor e o alimento da sua vida". Para ele, o santo deixou à Igreja uma herança capaz de levar cada cristão a "um terno e vivo amor à Palavra de Deus escrita".

Segundo o pontífice, São Jerônimo não poupou termos para levar os cristãos a o conhecerem e valorizarem sua contribuição para que a Palavra de Deus fosse propagada. "Estudioso, tradutor, exegeta, profundo conhecedor e apaixonado divulgador da Sagrada Escritura; intérprete primoroso dos textos bíblicos; defensor ardente e, por vezes, impetuoso da verdade cristã, e guia espiritual na sua generosidade e ternura. E passados mil e seiscentos anos, a sua figura continua a ser de grande atualidade para nós, cristãos do século XXI".

Para Francisco, a leitura, a força e os efeitos entre oração e a palavra de Deus estão intimamente ligadas. Toda leitura das Sagradas Escrituras deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem". Afirma, ainda, que os textos bíblicos não foram escritos para "permanecer no papel, mas para serem recebidos por uma pessoa que reza, fazendo-os brotar no próprio coração".

Segundo Francisco, a Palavra "inspira bons propósitos e apoia a ação, dá-nos força e serenidade, e até quando nos põe em crise, nos dá paz. Em dias 'maus' e confusos, assegura ao coração um núcleo de confiança e amor, que o protege dos ataques do maligno".

E esse exercício de leitura, reflexão e atualização para nossos tempos é imprescindível, sem dúvida. As Sagradas Escrituras estão presentes no cotidiano, de diversas formas, sejamos, portanto, íntimos da Palavra para que nos tornemos íntimos e solidários com os irmãos.

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Escritor. Diretor do Mosteiro dos Jesuítas de Baturité e do Polo Santo Inácio. Fundador do Movimento Amare.

Fonte: O Povo, de 24/09/2023. Opinião. p.14.

domingo, 29 de outubro de 2023

PERGUNTA SACANA DO PROFESSOR

Um professor de Física quis pregar uma peça em seus alunos e lhes disse:

— Aqui vai um problema: Um avião saiu de Amsterdam com uma velocidade de 800 km/h, à pressão de 1.004,5 milibares; a umidade relativa do ar era de 66% e a temperatura 20,4 graus Celsius. A tripulação era composta por 2 pilotos e 5 aeromoças; a capacidade era de 145 assentos para passageiros e o banheiro estava ocupado. A pergunta é... Quantos anos eu tenho?

E deu aquele risinho de quem se sente superior.

Os alunos ficam assombrados. O silêncio é total.

Então o Joãozinho lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de pronto:

— 44 anos, professor!

O professor, muito surpreso, o olha e diz:

— Caramba, é certo. Eu tenho 44 anos.

— Mas como você calculou?

E Joãozinho:

Bem, eu deduzi porque eu tenho um primo que é meio viado, e ele tem 22 anos...

Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). (Autor desconhecido).

SOGRA PORTUGUESA, com certeza!!!

A sogra portuguesa chega à casa da filha e encontra o genro saindo com as malas, furioso.

- O que aconteceu, ó, Manuel?

- O que aconteceu?

- Pois aconteceu o seguinte, minha sogra!

- Fui viajar e mandei um WhatsApp para a Maria Isabel avisando que voltaria hoje.

- Chego em casa e o que eu encontro?

Ela com um sujeito, o Joaquim, que é professor dela de judô!

Os dois nus na nossa cama, transando igual dois animais no cio!!!!!

É o fim, estou a ir embora para sempre!

- Calma! - Pede Dona Maria.

Deve haver algo errado nessa história. Maria Isabel jamais faria uma bobagem dessas!

Espere um pouco que vou verificar o que se passou.

Momentos depois, Dona Maria volta sorridente:

- Não disse que havia um equívoco, meu genro?

- A Maria Isabel não recebeu o seu WhatsApp!!!

Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). (Autor desconhecido).

sábado, 28 de outubro de 2023

CONVITE: Celebração Eucarística da SMSL - Outubro/2023

 

A Diretoria da SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS (SMSL) convida a todos para participarem da Celebração Eucarística do mês de Outubro/2023, que será realizada HOJE (28/10/2023), às 19h, na Igreja de N. Sra. das Graças, do Hospital Geral do Exército, situado na Av. Des. Moreira, 1.500 – Aldeota, Fortaleza-CE.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

MUITO OBRIGADO!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Sociedade Médica São Lucas


Posses de João Macedo e Ernani Ximenes na Academia Cearense de Medicina

Mesa diretora e acadêmicos na solenidade de posse da ACM em 27/10/23. (Foto cedida pelo Acad. Sebastião Diógenes).

A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizou na noite de ontem, 27/10/2023, no Auditório Reitor Martins Filho da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), a sessão solene de posse dos seus novos membros titulares, os médicos João Macedo Coelho Filho, geriatra e professor da UFC, e Ernani Ximenes Rodrigues, especialista em colo-proctologia e atuante gestor hospitalar, nas Cadeiras 67 e 69, respectivamente, patroneadas pelos médicos José Edísio da Silva Tavares e José Vieira de Magalhães.

A Cadeira 67 foi ocupada anteriormente pela acadêmica Márcia Alcântara Holanda, que passou para a categoria de membro titular honorável, ainda por ser brevemente empossada, enquanto a Cadeira 69, surgida em decorrência do falecimento do membro titular fundador José Vieira de Magalhães, teve então a sua inauguração ao conduzir o primeiro ocupante, o acadêmico Ernani Ximenes Rodrigues.

Precedendo as posses dos novos membros titulares, a ACM outorgou o título de membro honorável aos médicos Martinho Rodrigues Fernando e Francisco Braga de Andrade, sendo ambos saudados pelo Acad. Ary da Silva Ramalho, comportando ao Acad. Martinho Rodrigues Fernando fazer uma fala de agradecimento pela outorga do título em epígrafe em nome dos dois homenageados.

A ocasião se prestou para a apresentação do Hino Oficial da ACM, cuja letra composta a partir da ode à ACM, elaborada pelo Acad.  Martinho Rodrigues Fernando, recebeu música do confrade músico e acadêmico Vitoriano Barbosa e de Elídia Araújo Barbosa, professora do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, entoado pelo Coral da Unimed Fortaleza, sob a regência do maestro Marcos Roozgillo, e acompanhado pela Camerata do maestro Willian Ciríaco.

O Coral da Unimed Fortaleza ainda encantou a todos com a exibição de dois números musicais: A “Ode à Alegria”, da Nona Sinfonia de Beethoven, e o tocante canto português “A Canção do Mar”, com letra de Frederico de Brito e música de Ferrer Trindade, que foi tema da abertura de “As Pupilas do Senhor Reitor”, uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Record , entre 23 de março de 1970 e 6 de março de 1971.

Os noveis acadêmicos titulares foram saudados, em nome da nossa confraria médica, pelo Acad. Carlos Augusto Ciarlini Teixeira, que concentrou o seu pronunciamento na biografia dos noveis membros titulares.

Comportou aos recipiendários João Macedo e Ernani Ximenes, na sequência, pronunciarem os seus discursos de posse, em que resgataram as biografias de seus correspondentes patronos, e da antecessora, no caso da Cadeira 67.

O evento, sob a presidência do Acad. Janedson Baima Bezerra, e, seguindo a tradição da ACM, teve por mestre de cerimônia o experiente Acad. Vladimir Távora Fontoura Cruz.

Após a conclusão dos trabalhos da festiva solenidade, os recém-empossados membros titulares proporcionaram aos confrades e convidados um coquetel de congraçamento nos aprazíveis jardins da Reitoria da UFC.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Crônica: “Tudo o que sei é que eu sabia de nada” ... e outros causos

Tudo o que sei é que eu sabia de nada

Agrodésia de Vilalba, é como a conhecemos. Cheia de nove horas.

1) Indagada sobre o que era "psicossoma", respondeu professoral: "Na minha mente é o oposto de 'psicodiminuição'";

2) Ainda no campo da medicina, encabulou-se com o diagnóstico do otorrino, ao escrever que "os sintomas de sua constipação, Sra. Vilalba, estão bem acentuados", e ela respondeu contrafeita: "Negativo, doutor! Tomo três banhos diários!";

3) Sobre o pastor flagrado furtando o celular duma freira, escreveu: "Dos pecados da igreja / Esse é o mais original / Pastor furtar a freirinha / Em corredor de hospital".

Justo ela me envia historieta enviesada que reproduzo. "Meu primo Julhão, conforme o pé com que se levantasse de manhã, tinha o dia com características distintas, diferente dos outros. Se com o esquerdo, era um Rio de Janeiro; se se levantasse com o pé direito, babau. Se botasse os dois no chão, duma chibatada só, o dia era totalmente mais ou menos. Porém, no dia que não nem foi o pé esquerdo nem foi o direito, descobrimos por acaso que ele morreu. Moral da história: senão der pé, pedale com as mãos!"

O maravilhoso conto do amigo Paulo Marcelo "Bigode"

"Não recordo o ano, o que não é relevante. O fato é que, durante um certo tempo da minha vida, tinha por rotina dominical ir ao Flórida Bar - na época funcionava no Centro, olhando para a sede da Caixa Econômica Federal.

Lá, tendo por testemunha algumas cervejas ou doses do Teacher, o famoso "Le Professer", dependendo, é claro, da disposição do velho e surrado fígado para o processamento etílico, passava as horas matinais papeando com o amigo Sá Neto. Fórmula Um, futebol, personagens da rotina do Centro e algumas histórias da Fortaleza antiga faziam parte da pauta improvisada para cada encontro.

Do Centro, o Flórida Bar transferiu-se com mesas, cadeiras, toalhas, cozinheira, garçons e o estoque alcoólico pra Rua Joaquim Sá. O dono agora era Hermínio, irmão de Sá Neto.

Num belo domingo de sol, chego ao novo endereço e sou logo atendido pelo Beinha, já trazendo o tradicional tira-gosto de fatias de carioquinha com queijo prato e, obviamente, o combustível da ilusão. Após alguns goles para matar a sede - que insistia em não ceder - verifico no entorno que, numa das mesas, sentado em posição de quem já estava nocauteado pelas doses ingeridas, um cidadão teimava em voltar ao "ringue". De repente, chega um amigo do nocauteado. Puxa a cadeira e senta-se com uma saudação.

- E aí cara? Pelo visto e sentido já tomou todas!

O novo inquilino da mesa realmente era um grande amigo do colega que já estava há horas naquele local. Sua maior preocupação era levá-lo para casa onde, quem sabe, após um banho frio e um caldo quente, poderia curtir a ressaca num sono tranquilo, talvez até o raiar da segunda-feira.

- Cara, vamos pra casa! Você já bebeu demais! Tá com cara de quem começou na sexta e está no ar há mais de 48 horas.

Depois de olhar bem o amigo e analisar o convite com o pouco de lucidez que ainda lhe restava, respondeu positivamente.

- Então me deixe em casa! Mas, antes de partir, fez três pedidos: Beinha, a saideira e a conta, por favor!

E, virando-se para o amigo, lançou o terceiro e último pedido:

- Agora vá pro carro, ligue o ar-condicionado no máximo e me aguarde que chego em 10 minutos.

Promessa feita, promessa cumprida!"

Fonte: O POVO, de 22/09/2023. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

MÊS DO CIRURGIÃO-DENTISTA: o que comemorar?

Por Jussiê Leal (*)

O dia do cirurgião-dentista é comemorado em 25 de outubro em alusão à criação dos primeiros cursos de graduação em Odontologia no país, em 1884. No decorrer da história, a Saúde Bucal vem ganhando cada vez mais importância por constituir fundamental alicerce da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

No Brasil, a Saúde Bucal ganhou notoriedade com o Programa Brasil Sorridente, que deu início ao processo de democratização do acesso aos cuidados odontológicos. Recentemente, a Política Nacional de Saúde Bucal foi inserida na lei orgânica da Saúde, visando ampliar e qualificar a atenção à saúde bucal.

Na contramão desse avanço, o cirurgião-dentista, seus técnicos e auxiliares não têm conseguido reconhecimento, sendo afetados pelos baixos vencimentos, sobrecarga e precarização de trabalho em suas mais diversas formas. A ausência de Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) nos municípios e o não cumprimento da Lei nº 3.999/61, que determina o valor de três salários-mínimos para 20 horas semanais de trabalho, cerceiam direitos e reivindicações históricas da categoria, repercutindo no adoecimento físico e mental de profissionais em todo o estado.

A abertura de inúmeros cursos de graduação, em descompasso com as necessidades epidemiológicas da população, gesta um exército de profissionais recém-formados que, por necessidade, submetem-se ao trabalho precário em clínicas privadas, com rotinas de cargas horárias excessivas e sem vínculo trabalhista reconhecido. A maioria dos convênios, por sua vez, continua remunerando os cirurgiões-dentistas com valores irrisórios, que não condizem com os anos de estudo e aperfeiçoamento necessários para se exercer a Odontologia com excelência.

Diante disso, resta-nos anunciar o triste cenário do trabalho odontológico no Brasil, hoje representado pelo slogan da campanha promovida pelo Sindiodonto-CE: "Nem feliz, nem sorridente: o dentista está precarizado, insatisfeito e descontente!". Para que possamos continuar prestando relevantes serviços à sociedade, necessitamos de reconhecimento e valorização profissional, elementos fundamentais ao exercício do nosso trabalho com dignidade e bem-estar.

(*) Cirurgião-dentista. Delegado Sindical do Sindiodonto-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 25/10/2023. Opinião. p. 20.


quarta-feira, 25 de outubro de 2023

QUANDO EU CANSAR...

Por Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto) (*)

Andei por todos os cantos e me apaixonei pelo tempo e pelas lembranças que já não me cabem numa só vida.

Mesmo quando já não faço tantos planos e ensejo o futuro como o passado não curtido. Quando, paulatinamente, é o silêncio que fala por si, que simplesmente compreende.

Não é preciso uma só palavra.

São os acordos de uma caminhada, uma maneira quieta, com uma pitada de melancolia, seguida quase ao mesmo tempo, pela plasticidade em nossas vidas.

Penso, assim!

Quero envelhecer todos os minutos, especialmente, para não prever o futuro, para aceitar não terminar a missão, mesmo ciente do tanto por fazer. Quero descrer das "verdades", e lembrar sem tristeza, pois envelhecer é, para mim, um ato de humildade.

É que não tem idade o destino!

E quando eu cansar quero deixar meu corpo em paz. Vou sentir a brisa bem quietinho para ter certeza que vai durar.

Vou tomar cada momento com os meus, para abrandar a luta de uma vida que não passa assim tão facilmente, que dá vertigem em alguns momentos.

Quero lembrar das conversas inusitadas e curiosas que me fizeram gargalhar, refletir e parar. Simplesmente por falar do que não foi dito, do que nos é implícito e tão mais sutil mais gentil e mais verdadeiro.

Quando eu me for, quero estar guardado dentro dos meus pensamentos e ir suave, com muita brandura.

Quando assim o for, o farei com minhas fraquezas, com as poucas virtudes, mas, fá-lo-ei sem vaidade, sem medo da dor e sem preconceito. Aceitarei, enfim, o encontro comigo mesmo.

Findo com uma escrita guardada há anos, mas que me parece oportuna:

Enfim, que o silêncio conte algo sem parecer ausência ou negligência. Que seja somente conformação diante dos fatos. Que experimente cada dia a dúvida do amanhã, do corpo que envelhece como se o instante fossem anos...

Repentinamente, foi tudo tão rápido!

O acordar de um sonho, a Ilusão de um tempo que insistia, o acordar de um corpo que não mais me pertence. Não é uma sentença, nem tampouco um castigo. Não exige penitência. Faz nascer a solidão que aquieta os desejos.

E com aqueles que sinto a vida, compartilho a minha sina, pois dividem comigo as escolhas e a minha missão.

Muito mais que tudo, são as minhas contradições de outrora, que se renovam a cada dia, como uma marca do passado, da genética, da tradução do espírito, e de gerações que se sucedem...

(*) Médico. Professor da UFC. Ex-Secretário Estadual de Saúde do Ceará.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 7/10/2023. Opinião. p.19.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

VIDA E MORTE EM DUAS RODAS

Por José Lima de Carvalho Rocha (*)

O filme "Sem Destino" influenciou a utilização de motos durante a década de 1970. Os atores Peter Fonda e Dennis Hopper apresentavam a ideia de que pilotar motos era sinônimo de liberdade. Viver o hoje sem pensar no amanhã. Nessa mesma década, existiam poucas motos em Fortaleza. Hoje as motos possibilitam vida para muitos profissionais, seja realizando entregas, transportando passageiros, seja propiciando diletantismo.

Esses fins, associados ao incentivo à fabricação, implementaram crescimento geométrico na quantidade desses veículos. Uma das consequências visíveis no interior e litoral do Ceará é o aumento da quantidade dos nossos irmãos que caminham e trotam felizes. Hoje o jumento tem pouca "serventia".

Em 2022, existiam no Ceará 3.625.994 veículos. Desse total, 43,3% eram motocicletas. Entre os anos de 2009 e 2022, 25.869 pessoas tiveram óbito causado por transporte terrestre. Considerando esse total, os óbitos que envolvem motos chegaram a 39,1%. Na década de 1980, essas tragédias ocasionaram o fim da era romântica para os usuários das motos.

Preocupados com o grande número de mortes e acidentes, no dia 13 de setembro, a Academia Cearense de Medicina promoveu Fórum em que foram debatidas as causas e consequências dos acidentes envolvendo motocicletas. Coordenado pelo Dr. Lineu Jucá, o evento teve a participação de representantes da PRF, PRE, AMC, Aprece, Acert e Detran.

Estudos apontam que o cumprimento das leis que regulam o trânsito das motocicletas evitaria a maior parte dos acidentes e mortes. São medidas lógicas, como o uso do capacete, respeito ao regramento durante os percursos, a não ingestão de bebida alcoólica ou outras drogas e o transporte apenas de um passageiro. São necessárias ações educativas e a efetiva aplicação das penas, já previstas no código de trânsito, para os infratores.

Estudos devem continuar. Faz-se importante pesquisar sobre os motivos pelos quais, em parte do Ceará, não existe o cumprimento das leis do trânsito para motocicletas. Com o diagnóstico correto, medidas adequadas precisam ser implementadas, diminuído assim óbitos e acidentes.

(*) Médico e pedagogo. Reitor do Centro Universitário Christus (UniChristus) e diretor do Colégio Christus. Membro da Academia Cearense de Medicina.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 29/09/2023. Opinião. p.16.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

CONSELHOS DO DR. ULISSES

Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)

Estávamos em 1992. Éramos Deputados Federais. Porém, conheci pessoalmente o Dr. Ulisses Guimarães no ano de 1984, quando, ao lado de outros políticos, iniciamos pacificamente e através do diálogo o processo que culminou com a vitória de Tancredo Neves sobre Paulo Maluf, no Colégio Eleitoral. Foi o primeiro passo concreto para a redemocratização do Brasil. O perfil de Ulisses é o perfil da Pátria das liberdades. Sempre defendeu um País rico, com justiça em todos segmentos da sociedade. A integridade pessoal, a coerência política, a coragem cívica e a obstinada tenacidade na construção de uma Nação maior são os elementos de que se utilizou para compor, aos olhos dos brasileiros, a figura do gigante que se alteia sobre os outeiros da Pátria e projeta esperança no futuro, como senhor do destino. Creio que hoje não muitos reconhecem e dão importância ao “Senhor Democracia”. Após 1984, tínhamos uma amizade institucional, digamos assim. A partir de 1992, desenvolvemos uma amizade verdadeira, às vezes externando revelações confidenciais. Em Brasília, morávamos no mesmo Bloco “C” da SQN 302, ele no apartamento 501 e eu no de número 403. Portanto, éramos vizinhos. Após as sessões na Câmara dos Deputados, depois do jantar e do Jornal Nacional, algumas vezes me convidava para trocarmos ideias sobre o momento político do Brasil. Recebia do Dr. Ulisses verdadeiras aulas não só de política, mas de economia, desenvolvimento regional, problemas sociais, relações internacionais, dentre outros assuntos. Gostava muito de dizer: “Não perca a esperança de termos um Brasil com justiça, paz, liberdade e desenvolvido.” Digo eu: um Brasil democrático. Por sua vez, pouco antes do trágico acidente, cerca de 20 dias, numa dessas reuniões, olhou para mim e disse: “Gonzaga, lhe darei dois conselhos. O primeiro, nunca esqueça os seus princípios democráticos e o segundo, tenha sempre em mente que a corrupção é o cupim da República.” Por fim, hoje em vários países, as pessoas discutem esquerda e direita. Na realidade, o problema é mais sério e a dicotomia é Democracia e Ditadura, usando táticas e estratégias aéticas.

P.S.: Nós brasileiros não esqueçamos o legado deixado por Dr. Ulisses Guimarães.

(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste, 7/07/2023. Ideias.

domingo, 22 de outubro de 2023

O PASTOR DE OVELHAS E O POLÍTICO

Um pastor de ovelhas estava cuidando de seu rebanho, quando surgiu pelo inóspito caminho uma Pajero 4×4 toda equipada.

Parou na frente do velhinho e desceu um cara de não mais que 30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana, sapatos moderníssimos bicolores, que disse:

– Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma?

– Sim, respondeu o velhinho meio desconfiado.

Então o cara volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta, via celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha daquela raça, baixa uma tabela do Excel com execução de macros personalizadas, e depois de três horas, diz ao velho:

– O senhor tem 1.324 ovelhas, e quatro podem estar grávidas.

O velhinho admitiu que sim, estava certo, e como havia prometido, poderia levar a ovelha.

O cara pegou o bicho e carregou na sua Pajero.

Quando estava saindo, o velho perguntou:

– Desculpe, mas se eu adivinhar sua profissão, o senhor me devolve a ovelha?

Duvidando que acertasse, o cara concorda.

– O senhor é político do PT, diz o velhinho…

– Incrível! Como adivinhou?

– Quatro razões:

– Primeiro, pela frescura;

– Segundo, se meteu onde não devia;

– Terceiro, usou recursos, conhecimento e serviços de outros profissionais, para resolver um problema em benefício próprio;

– E quarto, nota-se que não entende merda nenhuma do que está falando: devolve já o meu cachorro!

Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). (Autor desconhecido).

O HOMEM DE SUCESSO DEPENDE DE SUA MULHER

Um grupo de turistas que visitava uma Fazenda de Crocodilos estava em uma estrutura flutuante no meio de um lago com muitos crocodilos enormes!

O dono da fazenda desafiou seus convidados:

– Quem se atrever a saltar na água, nadar até a borda e sobreviver, receberá 10 mil €!

O silêncio foi ensurdecedor.

Ninguém se atreveu a se mover.

De repente, um homem saltou na água.

Foi perseguido por um crocodilo, mas com muita sorte saiu ileso, para surpresa e admiração dos demais convidados.

O dono da fazenda anunciou:

– Temos um grande vencedor!

Depois de receber sua recompensa, o homem e sua esposa voltaram para o hotel, quando o homem disse à esposa:

– Eu não me atirei! Alguém me empurrou!

A esposa sorriu e disse:

– Fui eu!

Moral da História: Atrás de cada “Homem de Sucesso”, há uma mulher que o empurra!

Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). (Autor desconhecido).

sábado, 21 de outubro de 2023

PRIMÓRDIOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO CEARÁ

 

Quando da elaboração do projeto de criação do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) não se cogitou a inclusão da construção de um hospital no campus da universidade, uma vez que a ampla rede de hospitais de referência e as unidades básicas de saúde do Estado estavam inteiramente à disposição do curso, bem como outros equipamentos de saúde, gerenciados pelo município de Fortaleza, foram postos em apoio à concretização da intenção ueceana.

Logo nos primeiros anos de funcionamento do nosso curso médico (MedUece), um alento inicial foi a cessão de terreno no campus da Uece à Prefeitura Municipal de Fortaleza, que ensejou a construção e instalação da UAPS Dom Aloisio Lorscheider, uma bem-equipada unidade de atenção primária que presta bons serviços à população adscrita do bairro Itaperi e de seus arredores, o que ratificou o acerto dessa parceria.

A chegada dos discentes da MedUece no Ciclo Clínico e, particularmente, no Internato encontrou na estrutura pública cearense excelentes “loci” para a formação profissional, consoante se atestam as nossas avaliações dos concludentes no ENADE e dos egressos nos processos seletivos de Residência Médica.

Quando dos preparativos para o acolhimento da Copa do Mundo FIFA de 2014, a realizar-se no Brasil, o organismo patrocinador exigia, entre os requisitos para cada sede, a disponibilidade de um hospital moderno e com tecnologia de aponta, localizado, no máximo, a três Km do estádio de realização dos jogos, e de fácil acesso, para eventual escoamento de atletas ou torcedores. Como o campus do Itaperi preenchia esse requisito do chamado Padrão FIFA, a Uece se prontificou a ofertar a área física necessária para erigir esse empreendimento hospitalar, porém não logrou esse em sua propositura.

O intento da Uece persistiu e veio ter a devida guarida, ulteriormente, no Governo Camilo Santana, o qual, em um gesto de sensibilidade gestora, tomou a sábia decisão política de construir o Hospital Universitário do Ceará, ou, simplesmente, o Hospital da Uece, que já se acha quase concluso e muito em breve estará a serviço do povo cearense.

Cons. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Professor titular da Uece

*Publicado In: Jornal do médico impresso, 19(173): 22, outubro de 2023.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

FOLCLORE POLÍTICO CXIII: Porandubas 787

Abro a coluna com as águas termais do Brejo das Freiras...

Em terras paraibanas...

Brejo das Freiras é uma Estância Termal nos confins da Paraíba, perto de Uiraúna, Souza e até da serra de Luis Gomes/RN, minha querida cidade natal. Trata-se de um lugar para relaxamento e repouso. O Governo da Paraíba tinha (não sei se ainda tem) um hotel, com uma infraestrutura para banhos nas águas quentes. Década de 70. Apolônio, o garçom, velho conhecido dos fregueses da região, recebe, um dia, um hóspede de outras plagas. Pessoa desconhecida. Lá pelas tantas, quase terminando a refeição, o senhor levanta a mão, chama Apolônio e pede:

- Meu caro, quero H2O.

Susto e surpresa. Anos e anos de serviços ali no restaurante e ninguém, até aquele momento, havia pedido aquilo. Que diabo seria H2O? Apolônio, solícito:

- Pois não, um instante!

Aflito, correu na direção da única pessoa que, no hotel, poderia adivinhar o pedido do hóspede. Tratava-se de Luiz Edilson Estrela, apelidado de Boréu (por causa dos olhos grandes de caboré), empedernido boêmio, acostumado aos salamaleques da vida.

- Boréu, tem um senhor ali pedindo H2O. O que é isso?

Desconfiado, pego sem jeito, Boréu coça o queixo, olha pro alto, tenta se lembrar de algo parecido com a fonética e, desanimado, avisa:

- Apolônio, sei não. Consulte o Freitas.

Freitas era o diretor do Grupo Escolar, o intelectual da região. Localizado, o professor tirou a dúvida no ato:

- H2O é água, seus imbecis. Quer dizer água.

Apressado, Apolônio socorreu o freguês, já inquieto com a demora, com uma jarra do líquido. Depois, no corredor, glosando o feito, gritou em direção a Boréu:

- Ah, ah, ah, esse sujeito achava que nós não sabia ingrês. Lascou-se!

Fonte: Gaudêncio Torquato (GT Marketing Comunicação).

https://www.migalhas.com.br/coluna/porandubas-politicas/377798/porandubas-n-787

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

EM MOVIMENTO...

Por Rino Bovini (*)

O Movimento Saúde Mental (MSM) participará de dois grandes eventos internacionais em Fortaleza.

A Abordagem Sistêmica Comunitária do MSM, metodologia socioterapêutica de múltiplo impacto, será apresentada no II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais e Stress no Trabalho, 18 a 21 de outubro, no Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará.

A autopoiese comunitária, proporcionada nas várias atividades realizadas no MSM, é o fenômeno que integra a riqueza das experiências e da sabedoria de todas as pessoas que dela participam.

O aquecimento da comunicação intrapessoal por meio das práticas de autoconhecimento, da comunicação interpessoal que acontece nas práticas socioterapêuticas e da comunicação transpessoal que respeita a diversidade da espiritualidade de cada participante, gera novos caminhos de autorrealização e proporciona a emergência sintrópica de novas oportunidades.

É assim que no MSM nasceram novas propostas para uma saúde mental amorosa e humanizada, superando o modelo hospitalocêntrico manicomial. A circularidade dos cuidados é necessária para que o terapeuta que cuida dos outros, possa manter a harmonia e a serenidade, recebendo também pessoalmente a energia e a amorosidade que transmite aos participantes.

O progresso individual se estende ao coletivo, que se apropria do espaço das decisões e das novas propostas, contribuindo para que o MSM se mantenha em... Movimento! Assim iniciaram a Escola de Gastronomia Autossustentável e o Giardino Buffet. As preciosas parcerias com o projeto de extensão de Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará e com a Somos Um, a organização que ajuda o Giardino Buffet no seu processo de crescimento e de expansão, acompanham o MSM na construção de um futuro de autonomia financeira ao serviço da comunidade.

O Giardino Buffet estará presente no Conexão ODS, um encontro de líderes que visa equilibrar o crescimento econômico, a inclusão social e a preservação ambiental. O evento foi organizado pela Somos Um, em parceria com o Pacto Global da ONU.

(*) Médico psiquiatra e padre missionário comboniano.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/10/2022. Opinião. p.18.