domingo, 28 de janeiro de 2024

DR. JOÃO MACEDO: a geriatria rejuvenesce a Academia Cearense de Medicina

 


          João Macedo Coelho Filho nasceu em Missão Velha, Ceará, em 1º de maio de 1963, filho de João Macedo Coelho e Francisca Imilce Dantas Macedo.

João Macedo fez os primeiros estudos na escola rural, com sua mãe, e depois no Educandário Nossa Senhora de Fátima de Missão Velha. Em 1972, aos nove anos de idade, veio com seus irmãos estudar em Fortaleza. Foi aluno da Escolas Reunidas General Tibúrcio, ligada ao Colégio Militar de Fortaleza, tendo posteriormente ingressado no Colégio Christus, onde estudou até o vestibular para Medicina, aprovado em 1982.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1988. Como universitário, foi Presidente do Centro Acadêmico XII de Maio, em cuja gestão foi realizado o XVII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil, quando se deu a criação da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina-DENEM.

Durante a graduação João Macedo foi um dos fundadores da Cooperativa de Material Didático do Centro de Ciências da Saúde e colaborou com a realização do I Seminário de Ensino Médico da UFC. Foi bolsista de pesquisa e monitor de Farmacologia e de Doenças Infecciosas.

O Dr. João Macedo Coelho Filho cursou a Residência Médica (RM) de Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC em1989 e 1990.

Após concluir a RM de Clínica Médica, prestou concurso para Professor Substituto no Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, sendo aprovado em 1º lugar. Em 1991 submete-se a concurso para Professor Efetivo, na categoria Auxiliar de Ensino, obtendo também a 1ª colocação. Atuou, nos primeiros quatro anos da docência, como clínico no Serviço de Gastroenterologia do HUWC.

De 1994 a 1996 cursou Mestrado em Epidemiologia na Universidade Federal de São Paulo, concluso com a apresentação da dissertação “Desenvolvimento de uma estratégia para otimizar a indicação de endoscopia digestiva alta em pacientes com dispepsia atendidos em nível primário de saúde”, sob a orientação do Prof. Dr. Adauto Castelo Filho. Nesse período foi também bolsista da Fundação Rockefeller e fellow do INCLEN (International Clinical Epidemiology Network).

Em 1996 assumiu a função de Coordenador do Departamento de Epidemiologia da recém-criada Escola de Saúde Pública do Ceará, onde organizou e coordenou o I Curso de Especialização em Saúde da Família, integrado por vários docentes da UFC.

Entre 1997e 2000, cursou Doutorado em Farmacologia na UFC, durante o qual realizou programa de doutoramento “Sanduíche” e Fellowship em Geriatria na Universidade de Oxford, Reino Unido (1998-1999), resultando na produção da monografia intitulada: “Physostigmine for Alzheimer´s disease: a systematic review”, orientada pelo Prof. Sir John Grimley Evans, uma das principais referências da geriatria britânica. Defendeu a tese doutoral “Perfil de utilização de medicamentos por idosos do município de Fortaleza: um estudo de base populacional”, tendo por orientador o Prof. Dr. Adauto Castelo Filho. Ainda nesse período atuou como revisor da base editorial do grupo Cochrane de Demência, vinculado ao Department of Clinical Geratology da University of Oxford.

Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), introduziu oficialmente essa área na UFC, por meio da criação do módulo obrigatório de Geriatria no currículo da Faculdade de Medicina, sob a sua coordenação de 2004 a 2019, e da criação do Serviço de Geriatria do HUWC, nomeadamente Centro de Atenção ao Idosodo HUWC, do qual foi coordenador (2003-2019); esse Centro é a principal referência pública na assistência, pesquisa e formação geriátrica no Ceará, oferecendo Programa de Residência Médica em Geriatria, e dele o Dr. João Macedo participa como preceptor desde 2013.

Na geriatria teve atuação como Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional Ceará e como primeiro editor-chefe (2007-2011) da revista nacional Geriatria e Gerontologia (atualmente Geriatrics, Gerontologyand Aging) da SBGG. Foi fundador e diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia do Ceará (2004-2011). Foi membro do Comitê Assessor da Área Técnica de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde do Brasil.

Exerceu a Chefia do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, no período 2012-2013. Atualmente é Professor Titular de Clínica Médica e de Geriatria e, desde 2019, o diretor da Faculdade de Medicina da UFC.

Tem atuação na área clínica, na pesquisa e no ensino de graduação e de pós-graduação. Possui interesse especial nos seguintes temas: cognição e envelhecimento; doença de Alzheimer e outras demências; serviços de saúde para pessoas idosas; medicamentos e idosos; epidemiologia do envelhecimento; educação médica.

A sua produção científica inserida na Plataforma Lattes, disponível em seu currículo atualizado em 12/10/2023, dá conta das seguintes cifras: artigos completos publicados em periódicos (45), capítulos de livros (20), livros (4), textos em jornais de notícias/revistas (17), resumos publicados em anais de eventos (9), apresentações de trabalho (30), orientações concluídas de Especialização (1), de Mestrado (15) e de Doutorado (1). Teve 162 participações em congressos, principalmente como expositor. Fez parte de muitas bancas examinadoras: Especialização (2), Qualificações (44), Mestrado (29), Doutorado (5) e Concurso público (7).

Na área médica, publicou os livros: Habilidades de comunicação com pacientes e famílias” (em parceria com Álvaro Madeiro Leite e Andrea Caprara); e Você Pode Me Ouvir, Doutor? – Cartas para quem escolheu ser médico (em parceria com Álvaro Madeiro Leite). Foi um dos editores do recente livro Faculdade de Medicina da UFC – história e desenvolvimento, comemorativo dos 75 anos fundação dessa faculdade.

No campo literário, é autor do livro Bala de Algodão – paz, poesia e conflitos no Cariri (1925-1928), uma bem-documentada narrativa histórica sobre eventos políticos de Missão Velha. É membro da Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES). Participou de revistas literárias médicas e nelas publicou diversos trabalhos.

Mercê da sua competência profissional e docente, o Dr. João Macedo Coelho Filho foi alvo de diversas homenagens institucionais, universitárias e pessoais.

O Dr. João Macedo é casado com a neonatologista Dra. Zilma Simas Macedo, com quem tem três filhos: Ênio (geriatra), Iana (pediatra), João Neto (estudante de Medicina).

O Acad. João Macedo foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM), em 27/10/2023, na Cadeira 67, patroneada por José Edísio da Silva Tavares, e ocupada antes pela Acada. Márcia Alcântara Holanda, tornada membro honorável, sendo saudado na sua investidura acadêmica pelo Acad. Carlos Augusto Ciarlini Teixeira.

Cons. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cad. 18

* Publicado In: Jornal do médico digital, 4(47): 31-34, janeiro de 2024. (Revista Médica Independente do Ceará).


Nenhum comentário:

Postar um comentário