Por Estevão Rocha (*)
Criar formas de avaliar a qualidade do ensino nas diversas etapas
de formação do estudante é um desafio de alta importância, considerando os vários
aspectos positivos que uma educação de qualidade pode proporcionar a uma
pessoa, a uma região e a um país.
Nos países desenvolvidos, a avaliação da qualidade do processo
educacional é uma realidade praticada há várias décadas, tamanha a relevância
da formação de sua juventude para dar continuidade e melhorar o desenvolvimento
social e econômico e para concretizar os seus projetos de Nação.
No Brasil, existem duas excelentes formas de avaliação tanto do
ensino médio quanto do ensino superior. Ambas elaboradas e executadas pelo
Ministério da Educação (MEC): o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Desde o início de sua aplicação, o Enem tem recebido mais destaque
da imprensa e dos meios de divulgação nacionais e locais. É compreensível este
destaque devido à importância da formação básica no projeto de Nação, que
consiste em dar condições intelectuais apropriadas à sua juventude. Isso, não
somente por ser o marco necessário para se chegar ao nível superior, mas, também,
por ter maior amplitude educacional, social e geográfica.
Contudo, não equiparar a importância de um ensino superior de
qualidade com o ensino básico pode prejudicar ou inviabilizar projetos de
desenvolvimento social e econômico desejáveis para um país. O exemplo da Coreia
do Sul, que foi destaque em seu projeto educacional, ultrapassando o PIB per
capita e o IDH de vários países, inclusive do Brasil, demonstra a importância
em formar profissionais graduados com competências adequadas para exercerem
suas profissões.
Nesse sentido, o Enade é um indicador de parâmetro de qualidade
respaldado pela instância máxima da educação nacional representada pelo MEC.
Portanto, a divulgação das Instituições de Ensino Superior (IES) que alcançaram
ótimas avaliações neste exame de 2022 é em uma contribuição para a sociedade
informar-se acerca das IES que têm maior comprometimento com a formação de
qualidade dos estudantes. As universidades públicas possuem esse compromisso,
com ótimas avaliações. No Ceará, também existem outras com alta qualidade,
seguindo este parâmetro. Por que não divulgar?
(*) Educador e diretor do
Colégio Christus
Fonte: Publicado In: O Povo, de 17/11/23. Opinião, p.20.
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