sábado, 6 de janeiro de 2024

ENTREGA DO TÍTULO DE DR. HONORIS CAUSA DA UECE AOS PROFESSORES ADIB JATENE E MANASSÉS FONTELES

 

Mesa diretora e alguns docentes convidados na Sessão Solene da entrega título de Dr. Honoris Causa da Uece aos professores Adib Jatene Manassés e Fonteles

Ocorreu na noite da sexta-feira, 6 de outubro de 2023, no Auditório Paulo Petrola, a sessão solene do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o propósito da entrega (in memoriam) do título de Doutor Honoris Causa do professor doutor Adib Domingos Jatene e da outorga desse título ao professor doutor Manassés Claudino Fonteles.

Compuseram a mesa diretora o vice-reitor em exercício na reitoria e vice-presidente do Conselho Universitário (Consu), professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira; os ex-reitores da Uece, os professores Cláudio Régis de Lima Quixadá, Jader Onofre de Morais; José Jackson Coelho Sampaio e Manassés Claudino Fonteles; o conselheiro e decano dos diretores Prof. Luciano Moura Cavalcante; e o Prof. José Glauco Lobo Filho, como representante da família Jatene.

Prestigiando e acompanhando a cerimônia, também se fizeram presentes outros conselheiros do Consu, professores da Uece e de outras instituições de ensino superior e autoridades convidadas, a exemplo do reitor da Universidade Mackenzie, Prof. Marco Túlio Vasconcelos, nesse ato também representando o presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro, e do presidente da Academia Cearense de Medicina, o Dr. Janedson Baima Bezerra, que se fazia acompanhar de um bom número de confrades e confreiras do sodalício médico cearense.

Coube ao docente Marcelo Gurgel Carlos da Silva, professor titular de Saúde Pública da Uece, discursar em homenagem ao professor Adib Jatene, realizando um resgate histórico de sua vida, a partir do seu nascimento em Xapuri, no Acre, em 4 de junho de 1929 até o seu falecimento, em São Paulo, aos 85 anos de idade, em 14 de novembro de 2014.

O Prof. Marcelo Gurgel discorreu sobre as grandes realizações do homenageado, tanto as pessoais como as profissionais, realçando as inovadoras colaborações cirúrgicas, de reconhecimento internacional, e as contribuições como gestor público, pelos cargos altos que ocupou, como Secretário Estadual da Saúde de São Paulo e Ministro da Saúde, e ainda por seu papel de pesquisador e formador de recursos humanos no âmbito da cardiologia e da cirurgia cardíaca.

Em seu elóquio, o professor doutor Marcelo Gurgel aproveitou a oportunidade para recordar que o professor Adib Jatene esteve presente na Uece, proferindo a aula magna inaugural do Curso de Medicina da Uece (MedUece), em 25 de março de 2003, causando grande impacto nos meios médicos e na comunidade acadêmica cearenses e escreveu o prefácio do livro “Medicina da Uece: a década que levou ao máximo”, de autoria de João Brainer Clares de Andrade e Marcelo Gurgel Carlos da Silva, obra que narra os feitos dos primeiros dez anos de funcionamento do curso.

Nos termos da Resolução Nº 946-CONSU, de 4 de março de 2013, o Conselho Universitário da Uece aprovou, por unanimidade, a proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Adib Domingos Jatene apresentada pela conselheira Gláucia Maria Posso Lima, então diretora do Centro de Ciências da Saúde.

A entrega do título ainda em vida, originalmente prevista para ser um dos atos comemorativos dos dez anos de existência do curso médico da Uece, não fora possível devido a vários problemas de saúde do agraciado que culminou com o seu desaparecimento terreno. Entrecortados pelo período da pandemia de Covid-19, dez anos se passaram então para que se ajustasse a entrega do galardão acadêmico, como parte da programação alusiva aos 20 anos da MedUece, ao representante indicado pela família Jatene, o professor doutor José Glauco Lobo Filho, ex-vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, e considerado um grande amigo e discípulo de Adib Jatene no Ceará.

Após a leitura da Resolução Nº 946-CONSU, feita pela secretária dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), senhora Ana Valda Pinheiro Lima, o presidente da sessão solene do Consu, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, fez a entrega in memoriam do título honorífico do professor doutor Adib Domingos Jatene ao professor José Glauco Lobo Filho, representante da família Jatene, que, com muita sensibilidade e propriedade, dada a sua longa relação de amizade e de afeição profissional com o professor Adib Jatene e também com os filhos do homenageado, relatou passagens importantes da vida de Adib Jatene e registrou os agradecimentos da família Jatene em face da honraria conferida pela Uece.

Ato contínuo, a mestra de cerimônia convidou a secretária dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), senhora Ana Valda Pinheiro Lima, para proceder à leitura da Resolução Nº 1.878-CONSU, de 30 de junho de 2023, oriunda da proposição apresentada pelo professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva, em que o Conselho Universitário da Uece aprovou, por unanimidade, a proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Manassés Claudino Fonteles.

Competiu ao ex-reitor da Uece e professor titular de Saúde Pública, José Jackson Coelho Sampaio, saudar o professor Manassés Claudino Fonteles, apresentando em seu discurso, de forma pormenorizada, os títulos principais da carreira acadêmica do laureado, acessíveis em seu vasto curriculum vitae disponível em plataforma virtuais, que justificavam a outorga honorífica ueceana.

Para o professor Jackson Sampaio, o professor Manassés Fonteles é detentor de extenso currículo dentro e fora da Uece. Ocupou a reitoria da Uece por dois mandatos, e nesses exercícios, apenas para citar algumas de suas realizações, criou: o curso de medicina da Uece em Fortaleza, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, o Instituto Superior de Ciências Biomédicas – ISCB, o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva – NUPEINSC, o Núcleo de Computação Científica e Aplicada – NCCA e o Núcleo de Educação Ambiental – NEA.

Antes do seu ingresso na Uece, vindo como professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, onde exercera uma profícua atividade acadêmica, já era uma referência nacional na pesquisa em farmacologia e possuidor de descobertas científicas que lhe aportavam vistosos créditos no cenário internacional.

Em sua atuação após os mandatos à frente da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, o professor Manassés Fonteles exerceu a Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e deu sequência as suas atividades de pesquisas junto à Universidade Federal de São Paulo.

Após o cumprimento da liturgia da outorga, com a aplicação simbólica da borla pelo Magnífico Reitor ao laureado docente, ficou a cargo da Dra. Graça Fonteles, presidente da Academia Fortalezense de Letras e digníssima esposa do professor Manassés Fonteles, agradecer a concessão do título, fazendo a leitura de um discurso em nome do seu consorte, e proferir algumas palavras sobre o percurso profissional do seu dileto marido, agradecendo a todos que contribuíram com sua caminhada. Ao término, o professor Manassés também verbalizou algumas palavras em agradecimento ao título a ele concedido e manifestou a sua gratidão aos ali presentes no evento.

Encerrando a cerimônia, o professor Dárcio Teixeira falou sobre os dois agraciados da noite, anunciando que o título de Doutor Honoris Causa é um reconhecimento que a Universidade reserva a “indivíduos cujas contribuições excepcionais transcenderam as fronteiras do conhecimento, enriquecendo a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo”.

A esplendorosa solenidade teve por Mestre de Cerimônia a jornalista Adriana Rodrigues que cumpriu, rigorosamente, o protocolo elaborado por Ana Paula Leite da Silva, a Chefe do Cerimonial da Uece, e por Itamara Jéssica da Silva Barros, sua Assistente do Cerimonial.

Para abrilhantar essa noite festiva, a audiência foi brindada com a apresentação do trio de violões da Uece, sob a coordenação do professor Marcos Maia, denominado Grupo Quartzo Verde, composto por alunos do curso de licenciatura em música e bolsistas de projeto de iniciação artística. Esse grupo conta com repertório de músicas brasileiras, em arranjos próprios, visando à performance como meio de educação musical.

Finda a solenidade, o casal Manassés e Graça Fonteles ofereceu aos convidados um coquetel, com farta e diversificada oferta de canapés, da chef Solange Gurgel, gerando um momento de intenso congraçamento entre tantos amigos, colegas e admiradores do recém-laureado.

Cons. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Professor titular de Saúde Pública-Uece

*Publicado In: Jornal do médico digital, 3(45): 41-45, novembro de 2023. (Revista Médica Independente do Ceará). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário