segunda-feira, 15 de julho de 2019

EDUCAÇÃO RACIONAL



Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Todos sabem que uma estrutura de ensino adequada é fundamental para melhorar as condições de vida de um povo, nos aspectos do emprego, da saúde, da violência, dentre outros. Segundo o professor Albert Fishlow, “investir na educação é a forma mais eficiente para se conseguir uma melhor e mais justa distribuição de renda”. É importante eliminar a prioridade retórica e realizar investimentos nas múltiplas dimensões do acesso, equidade e qualidade. Uma pessoa com melhor formação educacional, tanto cognitiva como comportamental, possui melhores condições de acesso ao mercado de trabalho. De fato, a educação melhora a qualidade de vida de uma pessoa, permitindo-lhe alcançar a verdadeira cidadania. Com o progresso tecnológico são requeridas, cada vez mais, novas aptidões. Não basta acompanhar as transformações, deve-se ter a capacidade de antecipá-las. Vale ressaltar, no entanto, não se pode ser indiferente ao avanço da tecnologia, como também à marginalização do processo de relações humanas. Assim, para reflexão, seguem-se dois pensamentos: a) “Tenho medo do dia em que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas” (Albert Einstein) e b) “Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a sua própria história” (Bill Gates). A educação racional permite o verdadeiro desenvolvimento humano abrangendo a consciência crítica, a solidariedade, a liberdade e a igualdade de oportunidades. É fundamental que as nações entendam que uma boa educação é um investimento, sem dúvida, o mais importante, para se alcançar um Estado Democrático de Direito. Como disse Kant: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Portanto, é urgente ações e programas voltados para o ensino nas várias categorias educacionais.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 5/7/2019.

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