Rabino Jonathan Sacks
(Ótima reflexão)
Existe uma história adorável
sobre o tempo. Dois judeus idosos que não se viam há cinquenta anos se
encontram, aos poucos reconhecem um ao outro, e se abraçam.
Dirigem-se ao apartamento de
um deles para falar sobre os dias do passado.
A conversa leva horas.
Anoitece. Um pergunta ao outro: "Olhe para seu relógio. Que horas
são?"
"Não tenho relógio de
pulso" diz o segundo.
"Então olhe para o
relógio de parede." "Não tenho relógio de parede."
"Então, como sabe as
horas?"
"Você vê aquela
trombeta no canto? É por ela que vejo as horas."
"Está louco" – diz
o primeiro. "Como pode saber as horas com uma trombeta?"
"Vou lhe mostrar."
Ele apanha o instrumento, abre a janela e toca a trombeta, produzindo um som
ensurdecedor. Trinta segundos depois, um vizinho furioso grita. "São duas
e meia da madrugada, e você está tocando trombeta?" O homem volta-se para
o amigo e diz: "Viu? É assim que se sabe a hora com uma trombeta!"
Grosseiramente falando, é
como o mais notável Rabi da Idade Média, Moshe Maimônides, explicava por que
tocamos o shofar em Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, que celebramos por um
período de seis dias. Segundo ele, é o toque de despertar soado por Deus, Sua
maneira de nos perguntar: "Você sabe que horas são? A vida que Eu lhe dei,
como você a tem usado? Para si mesmo, ou para o próximo? Para ferir ou para
curar? O que fez com o ano que Me pediu doze meses atrás? Qual será sua
anotação no Livro da Vida?"
Passamos pela vida, diz
Maimônides, meio adormecidos durante a maior parte do tempo. Dia após dia num
entorpecimento. Fazemos os movimentos de acordar, trabalhar, comer, relaxar,
mais conscientes dos minutos que dos anos. Sentimos a tirania do relógio, mas
esquecemos o calendário da vida. À medida que os anos passam, muitas vezes
renunciamos aos sonhos de nossa juventude e nos acomodamos numa rotina que
oscila entre a fuga do tédio denominada trabalho e a fuga ao trabalho chamada
lazer. Às vezes é preciso uma sacudidela – um acidente de carro, uma doença,
uma crise – para nos fazer perguntar: Quem sou eu e por que estou aqui? O que
estou fazendo com minha vida?
É parte da beleza do
Judaísmo que em Rosh Hashaná, sejamos ordenados a fazer exatamente esta
pergunta. O Tempo é o maior presente concedido por Deus e um dos poucos que Ele
nos dá em termos iguais. Sejamos ricos ou pobres, poderosos ou indefesos,
existem apenas vinte e quatro horas num dia, e um total de anos curto demais.
Para cada um de nós (como para Moshê) haverá um futuro que não veremos, um Rio
Jordão que jamais cruzaremos, uma Terra Prometida na qual jamais pisaremos.
Portanto, temos de fazer escolhas, e a que têm mais consequências é como usamos
o nosso tempo.
Uma vez feita, a pergunta
quase que responde a si mesma. Ninguém jamais morreu desejando ter passado mais
tempo no escritório ou lamentando não ter possuído um celular mais moderno.
Muitos dos desejos dos quais corremos atrás são artificialmente arquitetados, e
muitas das coisas para as quais não temos tempo – refeições em família, longas
caminhadas com nossos filhos, ajudar a estranhos, dizer obrigado a nosso
cônjuge e a Deus – são a essência da vida bem vivida.
Uma vez ao ano precisamos do
toque daquela trombeta para lembrar do tempo e usá-lo para fazer uma diferença,
para ser uma bênção, para amar.
SHANA TOVA UMETUKA!!!
Feliz 5778
Fonte: Internet (circulando
por e-mail e i-phones).
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