terça-feira, 21 de setembro de 2021

JOÃO ALVES DE MELO, uma história de vida

Por Vladimir Spinelli Chagas (*)

Tive o privilégio de fazer a apresentação do livro "João de Melo, o BNB e o Desenvolvimento do Nordeste: uma história de vida" que retrata o cearense João Alves de Melo, ex-presidente do BNB, ex-secretário municipal e estadual e atual presidente da Academia Cearense de Administração - Acad.

Desde sua infância no interior, marcada pelo trabalho em tenra idade, mas com uma orientação familiar e uma vontade própria de mudar os rumos da vida pelos estudos, Melo dá exemplos preciosos de abnegação e tenacidade.

Jovem, partiu para a Escola Agrícola São Sebastião, em Jaboatão-PE, um Aspirantado Salesiano que oferecia hospedagem e alimentação, com contrapartida em trabalhos agropecuários ou domésticos.

Melo não se assustou com a mudança em sua vida e seguiu com determinação, aplicando-se com afinco, até que a distância da família, a dura lida diária e, principalmente, a inauguração de um ginásio em Iguatu motivaram seu retorno ao lar.

Completado o ginásio, e já funcionário concursado do BNB em Campos Sales, incentivou ali a criação de uma Escola Normal para assim poder se habilitar ao vestibular. Graduou-se em Economia e em Administração, sendo hoje Mestre pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutor pela centenária Universidade de Coimbra.

No BNB, destacou-se por suas excelentes contribuições e, como chefe de gabinete da presidência e diretor, preparou-se para depois assumir, com brilho, a sua presidência e aprofundar essas contribuições, agora de forma mais ampla e profunda.

Foi o mentor de projetos que ainda elevam o nome do BNB, como o Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur e o Programa de Geração de Emprego e Renda - PROGER. Destaco ainda a sua atuação nos bastidores, de fundamental importância para a inclusão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE, na Carta Magna de 1988.

São apenas alguns detalhes, pelo espaço deste artigo, que ressaltam este exemplo digno de um cidadão voltado para o aprender e o compartilhar, como o fez em sua vida no BNB, na Prefeitura de Fortaleza, no Governo do Estado e por onde passou e vai passar. Parabéns, Melo!

(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/7/21. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário