sexta-feira, 23 de junho de 2023

DR. EVERARDO SILVEIRA [* 3-4-1935 - † 20-6-2023]

Por Acad. Sebastião Diógenes (*)

Dr. Everardo Silveira foi um médico completo. Com o bisturi às mãos foi um cirurgião que obrou milagres em abdomens agudos e intestinos ocluídos. Com o estetoscópio foi um clínico competente, auscultou estertores, roncos e sopros e fez diagnósticos acurados das doenças do peito e do coração. Salvou milhares de vidas. Melhorou a qualidade de vida de outras tantas pessoas. Aliviou as dores dos enfermos e confortou famílias. Com as mãos benfazejas a serviço da luz, o consagrado esculápio aparou inúmeras crianças na Maternidade Jesus Maria e José. Foi um genuíno discípulo de Hipócrates que se dedicou à arte de curar com dedicação e desvelo. Foi um homem de bem, simples, sem ganância, totalmente desprovido do apego às coisas materiais.

Dr. Everardo foi exemplo para muitos médicos filhos de Quixadá. Tive o privilégio de ser auxiliar em algumas cirurgias. Era acadêmico de medicina, e pensava abraçar a carreira de cirurgião geral. Ficava encantado com a maestria das suas mãos empunhando o bisturi salvador. Tratava os tecidos orgânicos com delicadeza, dominava a complexa anatomia da cavidade abdominal. Havia magia naquelas mãos precisas ao extirpar, por exemplo, um apêndice em estado de supuração. Era, conforme minha concepção cristã, também discípulo de Jesus Cristo, e agora tem a oportunidade de conversar com o Colega mais amado do mundo.

Quando prefeito de Quixadá teve a visão antecipada, uma espécie de atividade seminal, de levar a assistência médica às zonas rurais do município.  O programa, muito bem elaborado pelo próprio prefeito, contava com a participação dos acadêmicos de Medicina e Odontologia, os quais eram contemplados com uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo (sobre o valor não tenho certeza). Muitos anos depois, surgiu o Programa Saúde da Família no Ceará. Para os seus acadêmicos o programa de saúde implantado em Quixadá, pelo Dr. Everardo Silveira, foi o pioneiro. Claro que isso não consta nos registros da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Mesmo assim, não deixa de ser verdade esse depoimento de quem esteve na zona rural de Quixadá, lado a lado com o Dr. Everardo Silveira.

A Casa Luz foi muito feliz na criação da Cadeira 46 patroneada pelo grande médico José Everardo Silveira. Ao rever o vídeo da solenidade, fiquei emocionado com as suas palavras de agradecimento e satisfação de pertencer à Academia Quixadaense de Letras. Contentamento confirmado pela família através das palavras do filho Ricardo Silveira, médico e prefeito de Quixadá. Tal qual o pai, que na prefeitura e na Assembleia Legislativa jamais abandonou seus pacientes, assim, o faz o notável cardiologista Ricardo Silveira.

Rogo a Deus que conforte a família do Dr. Everardo Silveira, e que o receba no Céu porque é o lugar dos justos na Vida Eterna. Que Deus seja louvado!

Requiescat in pace

Fortaleza, 20-06-2023

(*) Da Academia Cearense de Medicina e da Academia Quixadaense de Letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário