Por Sofia
Lerche Vieira (*)
Em
tempos de sequestro do pensamento, assegurar a produção sustentável do
conhecimento é tarefa imprescindível. O Diretório dos Grupos de Pesquisa do
CNPq, criado em 1995, registra a vitalidade do coletivo nacional de
pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, em sua maioria
universidades públicas.
Nosso
grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), da
Universidade Estadual do Ceará (UECE), é um dos integrantes dessa grande árvore
do saber. Celebrando seus 26 anos de trajetória, acaba de publicar uma trilogia
de livros que compõem a coleção Política Educacional no Ceará, disponível para
download na Biblioteca Virtual da Associação Nacional de Política e
Administração da Educação (ANPAE) pelo link
https://seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/index.html.
Se
na seara da terra, há "tempo de plantar" e "tempo de
colher" (Eclesiastes, 3:1-8), em pesquisa semeadura e colheita podem ser
simultâneas. Estamos sempre preparando o solo, semeando, adubando, podando e
colhendo. Se um doutorando conclui seu processo de formação, há um bolsista de
iniciação científica começando. Quando uma pesquisa termina, há outra em
planejamento. Este eterno recomeçar é parte da fascinante lógica da produção
científica coletiva.
Em
pesquisa não há improvisos. Tudo é fruto de trabalho pensado, organizado e
desenvolvido passo a passo. É uma atividade, ao mesmo tempo, simples e
complexa. Dito em poucas palavras, é um processo que envolve pensar, planejar,
observar, registrar, organizar, analisar, relatar e disseminar. Conjugar esses
verbos de forma articulada é empreitada que requer paciência, constância,
clareza de propósitos e vontade política de compartilhar saber e experiência.
É
certo que no percurso de construção do conhecimento, por vezes, damos voltas.
Retrocedemos e voltamos ao ponto de partida. Vislumbramos novas paisagens,
sendo surpreendidos pela necessidade de ver melhor, ir mais longe e continuar
pesquisando. Na caminhada, os segredos da realidade a desocultar são
desvendados. Este é o desafio da ciência e o ofício do pesquisador.
(*)
Professora do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Uece e consultora da FGV-RJ.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/07/21. Opinião, p.18.
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