sexta-feira, 31 de março de 2023

Crônica: “Será que esse aí gosta de tomar banho?” ... e outros causos

Será que esse aí gosta de tomar banho?

Necessários 95 anos pra seu Zé Duarte entender o significado de célebre pensamento de Zé Maria Crocodilo: "Banho não resolve!" É que, defende ele de consciência limpa, "passar uma água no corpo, como manda a etiqueta", em nada muda a performance do Ferrim no Campeonato, tampouco a "mouquice que me azóga o juízo", as contas que de luz, telefone e água que chegam às rumas, a zoada de lambretas "açulerando" na rua, a praga de muriçoca que assola São Gerardo, o desejo de ir mercado São Sebastião sem um "conto de réis" no bolso.

- Se isso prestasse, eu já tinha achado o botão do meu pijama, perdido há mais de ano!

Oito dias sem uma assepsia de vergonha e a filha - Maria de Jesus, antes de "justar" consulta com o geriatra para a boa conversa acerca das vantagens de um bom banho diário (ao menos um banhozinho tcheco), apela pro alto, alto de verdade:

- Na minha mente, pai, esses urubus rondando os céus aqui de casa é sinal de que...

- ... falta quem abarque um tiro neles! Carregue minha lazarina!

Devidamente orientado, o esculápio fará estratégicas investidas de convencimento, defendendo o banho como providência terapêutica vital pra tudo no mundo, "água é bom, inclusive, pra remédio fazer efeito mais ligeiro". Mas, seu Zé...

- Já tomo essas piula, dotô, com quase uma quartinha!

- Certo, certo. Já lhe contaram que banho é uma beleza pra pele?

- De quem? Da senhora sua mãe? Onde é que tá escrito?

Insistentemente paciente, o especialista em doenças típicas da terceira idade dá cartada derradeira - na base do tudo ou nada, nada mesmo:

- Pois então vamos praticar natação, querido amigo!

- Cuma?!? Se nem lagoa tem por aqui, meu dotô!

Em cima do muro

Sabe aquela criatura que nem é isso, nem aquilo? Nem fede, nem cheira? Nem caga nem desocupa a moita? Nem Ford nem sai de Simca? Nem é nem deixa de é? Desse naipe é Raimundo de Mané Chico, acerca de quem perguntamos à prima dele, Silvinha Manduca, se cabia chamá-lo de pessoa "altamente marrumeno". Do alto da proficiência, respondeu ela que sim.

- Lógico! Uma galinha!

- Galinha?!?

- Sim, nem é carne, nem é peixe!

Ô macho azalado!

O comércio dele é no Araturi, especialista em ovos caipira, limpeza de vírus em computador, lixa número 1, querosene e bola Rivelino. É Zezinho Duvige, que uma vez mais nos pede uma força para, nas páginas de O POVO, sensibilizemos o ladrão que dia desses levou seu Samsung zero bala, subtraído da mochila no ônibus da linha Aeroporto/Siqueira. Mandou texto já pronto para publicação, que reproduzo sensibilizado.

- "O verdadeiro dono do aparelho que o gatuno cidadão tem em mão (eu) pede a devolução, senão do aparelho, ao menos do número da milhar do jogo do bicho que tá escrito no bloco de notas, o endereço dum caba acolá que me deve mil reais e o nome do remédio pra matar escorpião que Dr. Assis me receitou. Pode ser ou tá difícil?"

A frase do mês

- O maior sinal de que você está perdendo a audição é quando fica mouco. (Jair Moraes)

Fala, cearense!

O significado da expressão "menino feito de meia"? Assim: a mulher casada com um sujeito estéril findou engravidando... do amante! Nasceu o pivete. Pro povo da rua, que nada sabia da impossibilidade geracional, tudo certo. Mas, pro marido convencido, o fenômeno tinha nome:

- É menino feito de meia!

Fonte: O POVO, de 10/03/2023. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.


quinta-feira, 30 de março de 2023

CONVITE: Comemoração dos 20 anos da Medicina da UECE

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, a Direção do Centro de Ciências da Saúde e a Coordenação do Curso de Medicina convidam para a solenidade de comemoração dos 20 anos da criação do Curso de Medicina da Uece que ocorrerá hoje, 30 de março de 2023, às 17 horas, no Auditório Prof. Paulo Petrola da Reitoria da Uece.

Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Docente do Curso de Medicina-Uece


quarta-feira, 29 de março de 2023

HOMENAGENS DA TURMA DE 2022 DA MEDICINA DA UECE

É com imensa alegria que informo ter sido um dos distinguidos com certificado e placa de “Professor Homenageado”, da Turma Dra. Camila Fernandes, a décima-quinta turma de concludentes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, conferidos por decisão dos formandos de 2022, como reconhecimento da atuação docente.

Tal honraria é razão de jcontentamento ainda maior para mim por ser essa a décima vez em que sou arrolado entre os homenageados das turmas da MedUece.

A nova turma tem por patrono o Prof. Daniel Bezerra de Castro e, por paraninfa, a Profa. Paula Frassinetti Camurça Castelo Branco Fernandes.

A solenidade de outorga ocorreu hoje, dia 29/03/2022, na Noite de Hipócrates, realizada no Theatro José de Alencar, cabendo à Profa. Paula Frassinetti Fernandes a responsabilidade de proferir o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Aos médicos recém-graduados manifesto os meus sinceros agradecimentos pela distinção, que tanto dignifica a minha carreira docente, e os votos de uma vida profissional auspiciosa e humanamente enriquecedora.

Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Docente do Curso de Medicina-Uece


terça-feira, 28 de março de 2023

HIV E O AUTOTESTE COMO FORMA DE PREVENÇÃO

Por Lisandra Damasceno (*)

A aids e as elevadas taxas de infecção por HIV em pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ainda são uma realidade no mundo. Neste contexto, algumas estratégias têm sido desenvolvidas para melhorar o acesso aos testes e ao tratamento precoce. É o caso do projeto "A Hora É Agora", implantado em 2014 em Curitiba, no Paraná, e depois expandido para outras regiões do País.

A iniciativa chegou a Fortaleza, oferecendo autotestagem para HIV a gays, outros homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, mulheres trans e travestis acima de 15 anos. Os usuários do serviço podem solicitar, por meio de uma plataforma on-line, um kit de testes de forma segura e anônima. Em caso de resultado positivo, é necessário buscar um profissional de saúde do projeto chamado "linkador", responsável por fornecer orientações e vincular o paciente à unidade básica de saúde para a realização do exame confirmatório, de consultas e do tratamento.

Estratégias como essas são importantes para mitigar as barreiras de acesso ao diagnóstico e ao tratamento, estimular a prevenção combinada e garantir a integralidade do cuidado - ações fundamentais para o enfrentamento à epidemia de HIV. Logo, é imprescindível que os profissionais de saúde envolvidos no projeto sejam devidamente qualificados e capazes de acolher os usuários com humanização. Esses parâmetros são essenciais para que as pessoas tenham direito ao sigilo e não sofram qualquer tipo de preconceito e de discriminação ao recorrer à testagem.

Apesar disso, parte da população pode não querer realizar o teste por medo do estigma, do preconceito ou, até mesmo, de morrer, já que, ainda hoje, há quem veja, erroneamente, o diagnóstico de HIV como uma sentença de morte. Cabe ressaltar que o controle adequado da infecção torna a carga viral indetectável, e o vírus passa a ser intransmissível por via sexual. Assim, não há espaço para o agravamento da infecção e para o surgimento de doenças oportunistas.

Portanto, precisamos, cada vez mais, divulgar informação de qualidade e reforçar os benefícios da testagem, do diagnóstico e do tratamento precoces. Essas ações, quando somadas a outras estratégias de saúde, serão decisivas para proporcionar qualidade de vida às pessoas que vivem com o HIV. 

(*) Médica infectologista. Presidente da Sociedade Cearense de Infectologia.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 30/01/2023. Opinião. p.19.

segunda-feira, 27 de março de 2023

UNIFOR 50 ANOS!

UNIFOR 50 ANOS!

Por Sabrina Matos (*)

Em 2013 a editoria de Opinião do O POVO acolheu minha sugestão de uma página temática com o tema "40 anos da Unifor", página na qual três artigos discorreram acerca dessas quatro décadas, um deles escrito pelo então chanceler Airton Queiroz, outro pela então reitora Fátima Veras e um terceiro escrito por mim, ex-aluna e professora da Unifor.

Agora em 2023 a Universidade de Fortaleza completa meio século de história e continua, mais do que nunca, sua missão de ensinar e aprender. "Nosso ofício é ensinar. Nossa paixão é aprender". Chega aos 50 anos sustentando a insígnia de seu fundador, Edson Queiroz, que foi ousado e destemido ao instalar a primeira universidade particular (que já nasceu universidade) na nossa capital. Foi um visionário que acreditou na importância da educação em uma região carente e castigada. Acreditou que a educação nos possibilita mudar qualquer realidade. Acreditou que com a educação podemos expandir horizontes possíveis e inventar constantemente alternativas de mundos viáveis.

Dois mil e vinte e três é um ano de comemorações na nossa Unifor, a melhor universidade particular do país. Como marco desses cinquenta anos foi anunciada a nova identidade visual ancorada nos três arcos que indicavam uma linha reta em direção ao futuro e que agora se transformam em três arcos em direções distintas representando ensino, pesquisa e extensão; ciência, arte e educação; Fortaleza, Ceará e Brasil; e passado, presente e futuro.

No último dia 16 a Fundação Edson Queiroz inaugurou a exposição "Elas - De Musas a Autoras", no Espaço Cultural, com visitação gratuita até dezembro. No próximo mês de abril, nos dias 11, 12 e 13, no Auditório da Biblioteca, teremos o Simpósio Internacional de Psicanálise da Unifor, evento que mobiliza alunos da graduação, da pós-graduação, ex-alunos e uma comissão organizadora que não mede esforços para que possamos dilatar os sentidos, as tramas e os afetos da invenção freudiana, lançando olhares na obra do mestre vienense que completa cem anos - "O Eu e o Isso", evento também gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições iniciam-se na próxima semana através do site da universidade.

Esses e muitos outros eventos comemorativos, assim como os múltiplos agenciamentos produzidos reiteradamente no cotidiano, tornam belo, provocativo e estimulante o espaço acadêmico da Universidade de Fortaleza. E apraz-me fazer parte desse time!

(*) Psicóloga e psicanalista. Professora da Unifor.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 24/03/23. Opinião, p.28.

domingo, 26 de março de 2023

Mensagens de Pesar da Academia Cearense de Medicina pelo falecimento do Dr. José Adão Lopes


Reproduzo abaixo algumas mensagens do Grupo de WhatsApp da Academia Cearense de Medicina, postadas a partir das 16h de 23/03/2023.

A nossa turma 77, acaba de perder mais um colega. O Adão, anestesista do nosso convívio, no C.C. da Gastro, que agora Oto-Meireles. Deus o receba meu amigo! Lineu Jucá

Conheci o Adão eu ainda acadêmico no recém-inaugurado hospital Fernando Távora. Vivia praticamente naquele hospital. Sempre disponível trabalhador, no Frotinha em plantões muito agitado fazia suturas, drenava abscessos para fazer o plantão andar. Mais tardiamente por cerca de 10 anos sua esposa Mônica foi a anestesista de nossa equipe, morreu de covid-19 na primeira onda. Ele aposentado do serviço público e após a morte da Mônica praticamente vivia na Gastroclínica. Trabalhador, competente, pragmático, bem humorado. Deixa muita saudade. Paulo Reis

Assim era o Adão! Competente e sempre disponível! Tive o prazer de encontrá-lo no CC do São Carlos no mês passado! José Huygens

Figura humana irretocável. Perda imensurável. Glauco Lobo

Figura extraordinária, pronto para tudo. Vai fazer muita falta para a medicina Salvio Pinto

Colega e amigo da melhor qualidade. Amava a profissão. Tinha muito zelo com os pacientes. Condolências aos filhos, que já eram órfãos de mãe. Deus o receba no seu Reino Glória! Sebastião Diógenes

Muito lamentável. Grande médico, alegre, competente, não tinha tempo ruim. Sempre disponível, tratava com muito carinho todos os pacientes sem distinção. Sara Cavalcante

Em pequenos frascos, acontecem grandes essências. Em impedimento da minha anestesista Sara, ele me socorreu em poucos casos, mas nós encontrávamos muito, pois operávamos na mesma Gastro. Eu perguntava pra ele: como consegues trabalhar 25 das 24h do dia cara?! Ele, de uma simplicidade impar. Será recebido por Deus, na mesma intensidade de vida terrena. Saudades amigo Adão! Lineu Jucá

Fico profundamente constrangido com o falecimento do colega Adão. Foi nosso anestesista em várias intervenções cirúrgicas praticadas na Gastroclínica. Ele era Limoeirense do Norte e sempre conversávamos sobre Limoeiro, minha segunda terra. Infelizmente a vida é isto aí. E quem não estiver satisfeito, pode pular fora do barco. Vladimir Távora

Todos nós médicos, além das imposições das matérias curriculares, depois uma pós-graduação, e intercalada com plantoes, alguns encontraram e transpuseram grandes dificuldades. Uns, pelo conhecimento, fizeram concursos pra Bancos. Era um bom salário e tinha uma tal "compensação" com trabalho noturno, sem interferir no horário da aula. Outros, como professor, em aulas de "cursinho". O tambem colega de turma LOPES, irmão do Adão, era sargento da Aeronáutica e o Adão, por nós chamado: "cabadao", pois a patente de cabo, da referida Força Aérea. Dessa vida, não saímos com vida. É levar com falam os poetas. "eu deveria ter aproveitado mais". Jessier Quirino diz: SEM mágoa e SEM discussão. Os momentos, em volta da família, amigos, aqui e apenas uma passagem! Lineu Jucá

Uma tristeza enorme o óbito do ex brilhante   aluno Adão! Oto Leal

PESARES ADICIONAIS PELO FALECIMENTO DO DR. JOSÉ ADÃO LOPES

 

Encontro dos 45 anos de formatura da Turma José Carlos Ribeiro em novembro de 2022. Adão está em pé, sendo o terceiro da esquerda para a direita.

Tive o prazer é a honra de conviver por muitos anos como meu anestesista e grande amigo. Competente, responsável, alegre, amigo é simples. Estou muito triste com essa abrupta partida mas enfim,,, Penso que morte é merecimento. Está com certeza com Deus e N Sra. Zaqueu

Muita tristeza mesmo. Adãozinho sempre disposto e disponível para trabalhar. Vai deixar saudades Stella Furlani

Saudades amigo Adão. Siqueira

Pensei que não era verdade. Gilma Holanda

Momento de susto e crescente tristeza quando me foi dada a notícia de falecimento do colega e amigo Adão. Recompondo-me aos poucos, não posso deixar de registrar minha admiração e enaltecer a simplicidade, mansidão, solidariedade, competência e prestatividade, inerentes ao caro colega Adão. Barbosa

Foi em busca da sua amada. Estava triste depois que a Monica partiu, apesar de não demonstrar. Foi arrebatado! Vai em paz! Isabel Azevedo

Lamentável a partida do nosso colega, amigo e vizinho Adão. Simples, sem vaidade, sempre disposto a ajudar, excelente profissional com todas as qualidades, não media esforços para ajudar. Deus o receba e conforte todos nós e familiares. Delano Macedo

Na nossa festa dos 40 anos conversamos muito, eu, ele, Cassiana e Mônica. Em 2022 eu não me fiz presente. Era no mesmo local e a saudade de minha querida Cassiana era muito grande. Agora, o nosso querido colega Adão também partiu. Neste momento as palavras são insuficientes para expressar o que sentimos. Que Jesus e Maria lhe recebam Adão. Você, Mônica e Cassiana já estão na vida eterna... Carlos Roberto

Bom dia. Fica em em paz, Cabo Adão. Ao lado de Deus. Eterna Saudade. Um abraço. Valério

Em pequenos frascos, acontecem grandes essências. Em impedimento da minha anestesista Sara, ele me socorreu em poucos casos, mas nós encontrávamos muito, pois operávamos na mesma Gastro. Eu perguntava pra ele: como consegues trabalhar 25 das 24h do dia cara?! Ele, de uma simplicidade impar. Será recebido por Deus, na mesma intensidade de vida terrena. Saudades amigo Adão! Lineu Jucá

Ao Cabo Adão, as nossas saudades. À família e amigos, as nossas condolências e o desejo de que Deus console, proteja e conforte a todos Solon

Mensagens adicionais postadas pelos colegas no Grupo de WhatsApp da Turma José Carlos Ribeiro ao tomar conhecimento do falecimento do colega Adão em 23 e 24/03/2023.


JOSÉ ADÃO LOPES: síntese biográfica

 

José Adão Lopes e Marcelo Gurgel na comemoração dos 45 anos de formatura em novembro de 2022.

José Adão Lopes, nascido em janeiro de 1950 em Limoeiro do Norte-CE, foi o oitavo de uma família de 11 filhos. Estudou em escolas públicas da sua terra natal, recebendo a formação do ensino fundamental.

Veio para Fortaleza, para o serviço militar, em 1969, servindo na Aeronáutica, onde já servia o irmão mais velho Antônio Ferreira Lopes.

Por esforço pessoal, conseguiu suprir as certificações de equivalência ao ginasial e ao científico, preparando-se para o vestibular, e de forma exitosa ingressou no Curso de Medicina, aprovado no exame vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC), de janeiro de 1972, diplomando-se médico em 23 de dezembro de 1977, integrando a Turma Dr. José Carlos Ribeiro.

A sua graduação foi conduzida concomitante ao seu ofício de cabo da Aeronáutica, o que exigia dele uma cota maior de sacrifício, por tirar serviços noturnos e no final de semana, a fim de conciliar com as aulas em tempo integral na UFC.

Especializou-se em anestesiologia no CET da Sociedade Brasileira de Anestesiologia que funcionava no Hospital e Maternidade São Raimundo. Exerceu a anestesiologia em vários hospitais da cidade de Fortaleza, na iniciativa privada e, como funcionário publico, do Instituto Dr. José Frota de Parangaba, Hospital da Polícia Militar do Ceará e do Hospital Geral de Fortaleza (ex-Inamps).

Presentemente, suas atividades profissionais estavam concentradas no Hospital e Maternidade Gastroclínica, atual Oto – Meireles, e no Hospital São Carlos.

Foi casado com a médica anestesiologista Mônica Lopes, falecida há dois anos, com quem teve três filhos: Wilson (psicólogo), Victor (médico psiquiatra) e Dominique (expert em gastronomia).

Faleceu subitamente, aos 73 anos de idade, em Fortaleza, em 23 de março de 2023, deixando imensa saudades na legião de amigos e colegas que o tinha em grande conta, como cidadão e profissional.

Requiaescat in pace, Adão!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico da UFC Turma 1977.2

sábado, 25 de março de 2023

PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. JOSÉ ADÃO LOPES

Acabei de receber a triste notícia da perda terrena do nosso querido colega José Adão Lopes.

Fomos vizinhos de apartamento no Edifício Guernica por mais de 25 anos.

Era uma pessoa marcadamente simples, despojado de vaidades, e fartamente comprometido com o trabalho.

Quando universitário, enfrentou a dura faina de estudar e cumprir suas obrigações profissionais como militar sujeito à hierarquia do oficialato.

Nunca esqueceu suas origens de Limoeiro do Norte.

O estado de viuvez decorrente da pandemia de Covid, que dele subtraiu a sua Mônica, não abateu a sua força de vontade, pois seguiu prestando assistência aos seus filhos e a sua descendência, como o carinho que ele devotava à sua neta Amelie.

Que Deus o receba em Seus misericordiosos braços, caro Adão.

*Postado no Grupo de WhatsApp da Turma José Carlos Ribeiro ao tomar conhecimento do falecimento do colega Adão em 23/03/2023.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico da UFC Turma 1977.2


LAMENTOS INICIAIS PELO FALECIMENTO DO DR. JOSÉ ADÃO LOPES

Gente, o Adão faleceu? Regina Portela

O que houve, Regina??? Anete Pacheco

Acabei de receber essa informação de uma colega. Regina Portela

Isso é verdade? Acabei de ouvir noutro grupo que ele passou mal num supermercado e não resistiu Myria

Infartou. Regina Portela

Meu Deus! Anete Pacheco

Será possível???? Meu Deus! Ele estava no nosso encontro tão bem!!!! Myria

Faleceu infelizmente. Grande perda. Regina Portela

Vai deixar muita saudade... Myria

De hj aí por volta das 15 hrs. Está com Deus. Muito triste. Zaqueu

Jesus...... Nilza Frota

Que triste notícia! Grande amigo! Grande profissional! Grande ser humano. Saudades, Cabo Adão! Um abraço Valério

Lineu, acabei de ser informado que o anestesista Adão teve um IAM fulminante e morreu. É da tua turma, né? Passaram pra mim agora. Meu Deus! Lineu

Grande profissional. Inesquecível colega de estudos. Que Deus o receba no paraíso! Paulo César de Mesquita

Acabando de ver essa triste notícia. Inacreditável e lamentável perda para a família e pra nós colegas. Descanse em paz, querido amigo! Edsoni

Local, onde poderemos prestar a ele, nossa última homenagem. Deus o receba amigo de tantos encontros na Gastroclinica, que agora Oto-Meireles. Lineu

Oh, q pena, meu Deus! E assim se vão pedacinhos da nossa história! Laura

Que pena, nos causa uma imensa tristeza, grande profissional, que o PAI ETERNO o receba em Glória.  LUTO para a turma de 1977. Joaquim e Adoneide

Sim! Adeus ou talvez, até breve amigo Adão! Roseli

Concordo com vc Laura ....a vida segue ...o tempo passa rápido... Nilza Frota

Grande anestesista Amigo Adão Você foi muito precoce para a vida terrena, mas na hora certa para a vida eterna. Fez bem todas as coisas. É isso Laura querida: a nossa colchinha de queridos retalhos vai diminuindo. Que Deus o receba no Céu Adãozinho. Eliane Alves de Morais

Grande Médico, Deus o receba lá no céu! José Fernandes

Tristeza grande amigo, ótimo médico e parceiro de trabalho. Difícil de acreditar. Sara

Descanse em Paz colega Adão! Foi muito bom nosso último encontro no D. Pedro Laguna!! Iracema Salatiel

Amigo Adão! Competente e humano esculápio! José Henrique Gurgel

Requiaescat in Pace, Adão. Brito

Que Deus o receba com glórias. Minhas condolências aos familiares. Maria José

Muuuuuuuuito difícil de entender... ele estava tão bem no nosso encontro... Que seja recebido com muito amor e carinho por todos aqueles que o amaram e partiram antes dele... e que a Deus tenha misericórdia de todos que o amaram e ainda estão aqui pq ele vai deixar muita saudade... Myria

*Mensagens iniciais postadas pelos colegas no Grupo de WhatsApp da Turma José Carlos Ribeiro ao tomar conhecimento do falecimento do colega Adão em 23/03/2023.


CONVITE: Celebração Eucarística da SMSL - Março/2023

 


A Diretoria da SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS (SMSL) convida a todos para participarem da Celebração Eucarística do mês de Março/2023, que será realizada HOJE (25/03/2023), às 18h30min, na Igreja de N. Sra. das Graças, do Hospital Geral do Exército, situado na Av. Des. Moreira, 1.500 – Aldeota, Fortaleza-CE.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

MUITO OBRIGADO!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Sociedade Médica São Lucas

sexta-feira, 24 de março de 2023

FOLCLORE POLÍTICO XCIX: Porandubas Políticas 595

Abro com uma hilária historinha de Pernambuco.

Quer saber mais que o doutor?

O caso deu-se em São Bento do Una/PE, nos idos de 60. O caminhão, entupido de gente, voltava de um jogo de futebol, corria muito, virou na curva da estrada. Foram todos para o hospital. Uma dúzia de mortos. Lívio Valença, médico e deputado estadual do MDB, foi chamado às pressas. Pegou a carona de um cabo eleitoral, entrou na sala de emergência do hospital e foi examinando os corpos:

– Este está morto.

Examinava outro:

– Este também está morto.

O cabo eleitoral se empolgava:

– Já está até frio.

De um em um, passaram de 10. Lá para o fim, dr. Lívio examinou, reexaminou, decretou:

– Mais um morto.

O morto gritou:

– Não estou morto não, doutor, estou só arrebentado.

O cabo eleitoral botou a mão na cabeça dele:

– Cala a boca, rapaz. Quer saber mais do que o dr. Lívio?

Fonte: Gaudêncio Torquato (GT Marketing Comunicação).

quinta-feira, 23 de março de 2023

HOMENAGEM A MULHER ECONOMISTA DO CORECON-CE - 2023

 

Marcelo Gurgel, Natália Lima, Igor Lucena e Desirée Mota.

Na noite de ontem, 22/03/2023, na sede do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), ocorreu uma solenidade em homenagem às mulheres economistas que presidiram essa entidade.

Após curtas falas de duas convidadas sobre planejamento financeiro e mercado de trabalho, sob a condução da Cons. Desirée Mota, fazendo as honras da casa, foram homenageadas as economistas: Maria Helena Lima Sousa (in memoriam), Eleuba Maria Magalhães Pinheiro, Suely Salgueiro Chacon, Desirée Mota, Izabel Christina de Carvalho Maia e Silvana Parente.

Como economista convidado, participei da mesa diretiva dos trabalhos, cabendo-me o encargo de apresentar as economistas: Maria Helena Lima Sousa e Desirée Mota, traçando o perfil profissional e pessoal de ambas, tendo em conta a minha convivência profissional e docente com a primeira, e de colega da turma de 1986.2 do Curso de Ciências Econômicas da UFC, da segunda homenageada.

Em nome da família de Helena, a filha Natália Lima Sousa (vide foto acima) recebeu a medalha comemorativa do evento, que teve transmissão simultânea em plataforma do Youtube, podendo ser acessado no endereço: 

https://www.youtube.com/watch?v=pyjfcE9ZLo4

O presidente do Corecon-CE, empresário Igor Lucena, proferiu palavras de agradecimento e deu ciência de fatos importantes, de largo interesse dos economistas cearenses, que em breve acontecerão.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico e Economista


ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

Há dois anos moro no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, lugar mais privilegiado e lindo de todo o maciço. Lugar rico em histórias, lembranças, cultura, religiosidade, de natureza exuberante, que favorece um encontro consigo, com os outros e com Deus. É difícil entrar no mosteiro sem sentir, falar e saborear o mistério inesgotável que nomeamos: Deus. Há uma sintonia profunda entre espiritualidade e natureza.

A Criação é um imenso altar, no qual podemos contemplar a presença do Criador. O Papa Francisco na Laudato si' n. 84 afirma: "Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, a água, as montanhas: tudo é carícia de Deus". A Criação, portanto, é um grande sacramento e se transforma no espaço e no lugar de manifestação da divindade. Tudo é sagrado; Matéria e Natureza porque é o Templo de Deus. São "territórios sagrados" onde Deus tem prazer de passear e de encontrar-se com o homem dando-lhe a missão de "cultivar e guardar a Criação" (Gn 2,15)

Inácio de Loyola, mestre da espiritualidade, via bondade e beleza em todas as criaturas. Cada criatura torna-se uma revelação de Deus, tudo manifesta e revela o seu Amor, causa admiração e encantamento e leva a descobrir as pegadas do Criador nas criaturas. Diante das obras criadas é necessário uma "atitude contemplativa" que desperta os sentidos e os envolve na busca de Deus. Aqueles que tem os olhos iluminados pela fé conseguem saborear as manifestações de Deus em tudo e em todos.

Neste sentido, uma espiritualidade sadia e integral ajuda a superar as dicotomias na busca da unidade e da totalidade: ciência e mística, mundo físico e espiritual, corpo e espírito, céu e terra... tudo se encontra em profunda harmonia e íntima intercomunicação, que cura em nós tal dicotomia que tem provocado toda espécie de mal-estar, de doenças, de insegurança, de ansiedade.

Uma espiritualidade que se opõe ao utilitarismo e à depredação da natureza. Na qual a natureza não é vista como uma mediação criada só para servir ao ser humano, mas um lugar e meio para "louvar, reverenciar e servir o Criador". Aqui, já não cabe mais nenhuma atitude de dominação, exploração e depredação. O cuidado e a beleza do universo impõem-se ao desejo consumista desenfreado, desencadeando um novo paradigma de relacionamento com o conjunto da Criação.

Quem tem a graça de sair do asfalto, desacelerar, fugir do barulho e despertar os sentidos com a luz da fé verá toda beleza, originalidade e grandeza da criação como teatro da glória de Deus. Além de se sentir parte integrante desta obra, será também corresponsável por ela. Permita-se fazer esta experiência.

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor do Seminário Apostólico de Baturité.

Fonte: O Povo, de 11/02/2023. Opinião. p.18.

quarta-feira, 22 de março de 2023

O BANCO CENTRAL E OS JUROS NO BRASIL

Por Henrique Soárez (*)

Em um mercado competitivo, nem compradores nem vendedores têm o poder de determinar os preços: eles serão definidos pela relação entre oferta e demanda. Em uma grande economia como a brasileira os principais preços são o câmbio e os juros. Estes dois preços não são independentes pois o crescimento esperado da economia os vincula entre si. Se esperamos que nossa economia irá crescer mais que a economia global então o real irá apreciar, se nossa economia cresce mais que a dívida pública então o juro cai (por que o governo passa a demandar menos reais para se financiar). O Tesouro Nacional está longe de ser um comprador qualquer de crédito, mas isso não afasta a hipótese da competitividade do mercado. Já o Banco Central tem o poder de interferir nos preços do crédito e faz isso com o objetivo de preservar a estabilidade da moeda.

As expectativas também afetam os preços. A partir do início do governo Temer o mercado acreditou que dias melhores viriam: saímos de juros anuais de 14,15% até inacreditáveis 2,25%. Esta expectativa durou até o início da pandemia. Os gastos públicos impostos pelo combate ao vírus causaram expansão monetária e surtos inflacionários em todo o planeta. No nosso país os juros subiram rapidamente buscando coibir a inflação, mas permaneceram na estratosfera para lidar com a indisciplina fiscal que costuma anteceder as eleições federais.

O governo Lula 3 não demonstrou compromisso algum com o equilíbrio fiscal e assim impediu a queda dos juros. Para o Banco Central, a necessidade de financiar o Estado (à luz da expectativa de descontrole) passou a representar a principal ameaça à estabilidade da moeda. O presidente foge da discussão preferindo minar a independência do Banco Central e assim retarda ainda mais a queda dos juros (são as expectativas, lembram?).

Poderíamos estar caminhando para integrar a OCDE, mas corremos o risco de retroagir nas regras mais básicas de administração macroeconômica. Os rentistas se abrigam no CDI, as empresas entram em recuperação judicial, e a população sofre nas garras da inflação e do desemprego.

(*) Engenheiro eletricista, diretor do Colégio 7 de Setembro e da Uni7.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 25/02/23. Opinião, p.20.

terça-feira, 21 de março de 2023

ENTENDENDO OS JUROS

Por Lauro Chaves Neto (*)

A economia brasileira está desacelerando, mas continua em linha com o estimado crescimento potencial. Estímulos econômicos e dúvidas sobre a política fiscal nesse cenário tendem a complicar o combate à inflação.

É uma realidade que tende para uma política monetária apertada, embora exista a incerteza se isso é suficiente para a inflação voltar ao centro da meta.

Quando a taxa de juros é contracionista, ela contribui para esfriar a atividade econômica tornando o crédito mais caro, o que desestimula o investimento e o consumo. Já com taxas expansionistas, passa a estimular um aumento da demanda.

Em economia existe a estimativa de uma taxa neutra de juros, ou seja, aquela que traria a inflação para a meta e o PIB para o potencial.

Já a taxa efetiva de juros real é a diferença entre a taxa praticada e a taxa neutra, quando ela é positiva (taxa praticada maior que a neutra), ela é contracionista o que desestimula a atividade econômica e ajuda a conter a inflação. Quando ela é expansionista contribui para estimular a atividade econômica e pode favorecer a um aumento da inflação (taxa praticada é menor do que a neutra).

As autoridades monetárias têm sinalizado que apesar da desaceleração da economia, existem outros riscos para o controle da inflação, como por exemplo as questões externas e a situação fiscal. O próprio Ministro Haddad criticou os elevados juros destacando que o Brasil está com uma inflação menor que a Europa e os EUA, porém com o maior juros real do mundo.

A taxa acima da neutra estava estimada em 4,8% ao ano em dezembro de 2022 e hoje é projetada para 5,7% no meio do ano de 2023, o maior nível desde os estimados 6,5% em julho de 2003.

A elevação da taxa real acontece mesmo com a manutenção da taxa Selic em 13,75% pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), já que existe uma redução nas estimativas de inflação nos 18 meses a frente, o que na linguagem dos economistas é chamada de taxa real ex-ante (calculada olhando para frente). A outra forma de calcular a taxa real é a ex-post, ou olhando para trás, mais usada para avaliar os investimentos. 

(*) Consultor, professor doutor da Uece e conselheiro do Conselho Federal de Economia.

Fonte: O Povo, de 6/2/23. Opinião. p.20.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Convite lançamento de “POLICROMIAS – Volume 12”

A Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria do Ceará (AJEB-CE), Ana Vladia Mourão, convida para o lançamento de Policromias – Volume 12, livro que traz a participação de dezenas de autores, tendo temática diversificada.

A apresentação da obra e de seus participantes será feita pelo intelectual e escritor Seridião Montenegro, membro da Academia Fortalezense de Letras e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

Local: Academia Cearense de Letras / Rua do Rosário, nº 1, Centro, Fortaleza-CE.

Data: 21 de março de 2023 (terça-feira) Horário: 10h.

Traje: Esporte fino.

Obs.: Participo dessa coletânea com uma síntese da biografia e da obra do escritor Manoel de Oliveira Paiva, patrono da Cadeira 25 da Academia Cearense de Letras.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Letras – Cad. 25

BUSCA ESPIRITUAL

Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)

Vivemos dias de expectativas, para não dizer de intranquilidade e angústia, no contexto mundial. Em todas as nações, da mais rica às mais pobres, existem problemas relacionados com a falta de entendimento, humildade, justiça, amor e paz, dentre outros sentimentos. Acreditamos que a supremacia dos valores materiais sobre os espirituais é a grande responsável pelo atual desajuste universal. Quando dizemos valores espirituais não estamos nos referindo e também nos restringindo a uma determinada religião, doutrina ou seita. Vale lembrar Mahatma Gandhi: “Considero-me hindu, cristão, muçulmano, judeu, budista e confuciano”. No século XXI é cada vez maior a quantidade de sábios e cientistas estudando filosofia, particularmente a metafísica, visando encontrar, de forma sistemática, os princípios básicos da realidade e do conhecimento, ou seja, a verdade. A necessidade de buscarmos e executarmos atitudes sedimentadas em bases espirituais de amor ao próximo, evitaria o surgimento de fundamentalistas, bem como a prática de atos incompatíveis com a moral. Não podemos mais conviver com guerras, terrorismos, disputas inócuas, enfim com qualquer tipo de violência política, social, econômica, etc. A discriminação entre as pessoas, por exemplo, representa a forma mais cruel de coação, permitindo o constrangimento físico e moral. A falta de solidariedade leva ao desentendimento, à intolerância e ao comportamento irracional. Acreditamos no sentimento humano que procura uma atitude mental disciplinada, o que não significa acomodação, mas sabedoria. Como disse Spencer: “Todo ser humano é livre para fazer o que quer, desde que não infrinja idêntica liberdade de qualquer outro ser humano”. É bom lembrar que alterações mentais demandam tempo e são difíceis. Dostoievskii ressaltou que: “O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda em encontrar um motivo de viver”. Já Goethe disse: “Abra o coração para que entre mais amor”. A Oração da Paz de São Francisco, além de ser ecumênica, resume a “Busca Espiritual”: “Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz…” É pois, uma prova de estarmos cada vez mais perto de Deus.

(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste, 3/03/2023. Ideias.