quinta-feira, 31 de outubro de 2024

AH, SE ELES SOUBESSEM!

Por Rev. Munguba Jr. (*)

O povo brasileiro ainda não percebe com clareza o poder que tem. Continuamos agindo como pessoas empurradas ladeira abaixo por homens inescrupulosos que mentem e manipulam a população, pintando um quadro escuro da nossa realidade. Dirigem como se gado fossemos, tangidos para o seu bel prazer.

Como efeito cascata, os políticos também não conseguem dimensionar a força concedida pelo povo através dos votos recebidos nas urnas. Continuam curvados diante de um Judiciário que arvora ter o controle da defesa da democracia. Mas que tipo de democracia é essa? Em nome dela são tomadas decisões (totais ou parciais) fora da égide da constituição, comprometendo toda jurisprudência em nossa nação.

O Senado da República é a nossa casa maior, representando os estados da federação. Cada estado envia três senadores para Brasília com mandatos de oito anos, renovados a cada quatro anos, alternadamente, um terço e dois terços. Na próxima eleição, em 2026, elegeremos dois novos senadores.

O STF julga os senadores e os senadores julgam os Ministros da Suprema Corte. Hoje, a balança está desigual. O Supremo mantém os senadores subjugados e sem força para lutar. Um tem problema com merenda escolar, outro com compra de tablets, e assim, a cada nova manhã, mais um senador se curva diante da possibilidade de seu processo ter andamento na Suprema Corte.

Para equilibrar o jogo, eles só precisam do impedimento de um único ministro, rapidamente preterido de suas funções, e quando falo rapidamente, é porque o tempo curto é fundamental para evitar retaliações.

Quando esse dia chegar, o equilíbrio e a paz reinarão, harmonizando os três poderes, o que é fundamental para uma democracia saudável e pujante.

Ah, se eles soubessem o poder que tem em suas mãos! Ah, se eles soubessem que o Brasil voltaria a crescer, caminhando a passos largos para a prosperidade!

A palavra de Deus nos diz que, quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo geme.

Vamos, respeitosamente, ajudar os nossos senadores a despertarem do sono e acordarem para um Brasil que clama por amor e justiça.

Fale com o seu senador e peça para que o Senado da República seja grande de novo.

(*) Pastor Munguba Jr. Embaixador Cristão da Oração da Madrugada e Erradicação da Pobreza no Brasil e presidente da Igreja Batista Seven Church.

Fonte: O Povo, 28/09/2024. Opinião. p.20.


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

A ECONOMIA DO HIDROGÊNIO VERDE

Por Lauro Chaves Neto (*)

Diante de um cenário mundial favorável à transição energética, o Ceará tem uma vocação natural para liderar o setor do Hidrogênio Verde, combustível limpo feito a partir de água e energia renovável, produzindo para o mercado interno e o externo com custos competitivos a nível mundial. Contribuindo, também, para a transformação da economia cearense em uma economia verde e sustentável, referência mundial em energia limpa.

As mudanças climáticas e os seus impactos são determinantes para a velocidade da transição energética no mundo, porém, outras questões também são determinantes, como a curva de oscilação dos preços dos combustíveis fósseis, o marco legal e todo o arcabouço jurídico-institucional, a evolução do sentimento da sociedade sobre a importância de ser mais sustentável, ecológica e "verde", além do próprio ritmo da inovação tecnológica.

As condições climáticas diferenciadas adequadas para a geração de energia eólica e solar são fundamentais para a competitividade de um hub de hidrogênio verde. Além disso, o Ceará possui uma infraestrutura portuária moderna, envolvida desde o início no projeto do Hub de hidrogênio verde e com uma decisiva participação do Porto de Roterdã, com tradição em questões portuárias e de logística na Europa e no mundo.

As atividades componentes da estrutura na cadeia do hidrogênio verde são estruturadas em recursos primários (Energia Renovável e Água), upstream (Produção), midstream (Armazenagem e Distribuição) e downstream (offtakers: Público, Industrial e Transporte). O sucesso do ecossistema geral da cadeia de valor do hidrogênio verde depende da participação de cada um dos seus componentes.

A implantação do Hub de Hidrogênio Verde tem a capacidade de atrair investimentos em toda a cadeia diretamente e em vários setores da economia indiretamente, tendo o potencial de gerar parcerias envolvendo academia, poder público e iniciativa privada, envolvendo empresas locais, universidades, players globais em diferentes setores econômicos, governos e centros de pesquisa locais, nacionais e internacionais, em um modelo participativo de governança.

(*) Consultor, professor doutor da Uece e conselheiro do Conselho Federal de Economia.

Fonte: O Povo, de 16/09/24. Opinião. p.22.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

O CEARÁ EM POTENCIAL E A PNAD CONTÍNUA

Por Alexandre Sobreira Cialdini (*)

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto, investigou não apenas as informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, mas também diversos indicadores suplementares e módulos temáticos. Os domicílios selecionados foram visitados durante cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre.

O IBGE incluiu, na pesquisa, um módulo temático sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que abrangeu o acesso à Internet, televisão, telefone, microcomputadores e tablets em domicílios permanentes, além da posse de telefone móvel celular para uso pessoal entre as pessoas com dez anos ou mais de idade.

A Pnad Contínua é um dos mais importantes levantamentos de informações conjunturais realizados no país e a principal fonte de estatísticas públicas sobre o mercado de trabalho. Seu planejamento amostral utiliza um esquema de rotação, denominado longitudinal, que inclui uma sobreposição parcial da amostra ao longo dos trimestres.

Os estudos longitudinais são extremamente relevantes, pois visam observar as características de indivíduos ou empresas ao longo do tempo. Sua realização depende da disponibilidade de informações sobre as mesmas unidades em repetidas ocasiões. Por exemplo, um domicílio é entrevistado em um mês, retirado da pesquisa por dois meses consecutivos e reinserido no trimestre seguinte. Essa sequência é repetida cinco vezes, e, depois disso, o domicílio é retirado definitivamente da amostra.

Os microdados trimestrais da pesquisa permitem a realização desses estudos longitudinais em dois trimestres consecutivos, com 80% da amostra, e em trimestres idênticos de anos consecutivos, com 20% da amostra. Além de disponibilizar essas informações, o IBGE também divulga microdados anuais referentes à primeira e à última participação do domicílio na pesquisa.

Esses dados, que totalizam cerca de 450 mil registros por trimestre, são uma valiosa base para análises longitudinais sobre as condições socioeconômicas no país. A Pnad Contínua, no módulo temático sobre educação, revelou que 9 milhões de jovens entre 14 e 29 anos não completaram o ensino médio, destacando a necessidade de investimento na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para reduzir o abandono escolar.

No Ceará, há 2,9 milhões de domicílios com acesso à internet, representando um crescimento de 96% em seis anos. Alinhado com a Pnad Contínua, o Governo do Estado está solidificando uma "trinca de hubs" conectados com o mundo por terra, ar e cabos submarinos. Essa iniciativa busca fomentar um sistema de inovação, investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de formação profissional, tudo integrado à diretriz do Ceará 2050.

Com isso, o Estado demonstra uma forte capacidade na área de Tecnologia da Informação, com índices acima da média do Nordeste. De acordo com a Rais/Caged (2011 a 2021), o Ceará cresceu 24%, enquanto o Nordeste, 17%. Além disso, o Programa de Bolsas Científicas, liderado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e pela Funcap, já concedeu 5.076 bolsas, das quais 3.614 foram destinadas a projetos de inovação tecnológica.

(*) Mestre em Economia e doutor em Administração Pública e Secretário de Finanças e Planejamento do Eusébio-Ceará.

Fonte: O Povo, de 20/09/24. Opinião. p.23.


segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Mulheres das periferias caririenses garantem renda nas campanhas eleitorais

Por Fabiana Arrais (*)

Conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2024), no segundo trimestre de 2024 o Brasil quantificou 7,4 milhões de pessoas desocupadas. É importante destacar que as consequências deste cenário socioeconômico são rigorosas para as mulheres e, mais ainda para as mulheres negras seja no campo da oferta de trabalho, como na questão salarial.

Para a pesquisadora e professora da Unicamp Dra. Marilane Teixeira (2024) "[...] os piores indicadores, desemprego, subutilização, e taxa de ocupação sempre estão entre as mulheres". No curso desta afirmativa vê-se no primeiro momento uma estagnação das possibilidades de inserção da mulher no mercado de trabalho formal, e posteriormente o aumento da demanda pela informalidade consolidando o cenário de trabalho precarizado e ausência de garantias trabalhistas.

O período eleitoral é tempo em que uma quantidade considerável de mulheres caririenses das periferias conseguem uma renda, ainda que pequena, para ajudar a suprir as necessidades básicas da família.

Espalhadas pelas praças e esquinas onde o trânsito de carros e pedestres se faz mais intenso, essas mulheres cumprem rigorosamente o ritual das "bandeirinhas". Vestindo camisetas nas cores do partido e com bandeiras em punho se reúnem às 8:00h da manhã nos locais determinados, e permanecem até as 17h (com direito a 1hora de almoço).

Percorrendo os dois grandes colégios eleitorais do Cariri (Crato e Juazeiro do Norte) torna-se evidente que a questão de ser porta-bandeira não se reduz a uma fidelização partidária. Algumas mulheres que naqueles espaços agitam suas bandeiras ao vento, com sol e temperatura de 37º C aguardam a primeira quinzena de trabalho para receberem o equivalente a R$ 500,00 reais.

É facílimo a inserção destas mulheres neste trabalho, pois alguns pontos escolhidos pelas equipes dos diversos partidos ficam próximos das periferias, ou estão nas periferias. Dessa maneira, a proximidade da residência com a ocupação momentânea proporciona um custo-benefício, como bem afirmou Maria das Dores: "trabalho quase na porta de casa, venho a pé pela rua e volto no horário de almoço para ver as crianças que ficam com a minha mãe. [...] A bandeira não é tão pesada, mas também o dinheiro que paga só dá para segurar isso!".

(*) Economista.

Fonte: O Povo, de 27/09/24. Opinião. p.19.

domingo, 27 de outubro de 2024

A GRANDE REVELAÇÃO

Mauro estava em seus últimos momentos de vida, rodeado por toda a sua família - esposa, filhos e netos. Então, bem fraco e sussurrando, ele disse:

"Preciso contar a vocês o meu maior segredo".

Todos ficaram parados e surpresos, esperando a sua grande revelação.

"Antes de me casar, eu tinha tudo", explicou Mauro. "Carros esportivos e caros, muitas mulheres e bastante dinheiro. Mas um grande amigo na época me aconselhou: 'Case-se e comece uma família. Senão, ninguém vai estar lá para lhe dar um copo d'água quando estiver no seu leito de morte.

Então eu segui o seu conselho. Troquei todas as mulheres por uma esposa, e cerveja por jantar em casa. Vendi minha Ferrari e investi na educação dos filhos. E agora aqui estamos. E sabe o que mais?"

"O quê?!", perguntaram os familiares, surpresos e curiosos.

"Eu não estou com sede!"

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


A FOFOQUEIRA

Otília, a fofoqueira da vila e autoproclamada guia da moral da igreja, ficava metendo o nariz na vida das outras pessoas. Vários membros da congregação não aprovavam suas atividades extracurriculares, mas a temiam o suficiente para manter o silêncio.

Ela cometeu um erro, no entanto, quando acusou Alaor, um novo membro, de ser um pinguço vagabundo depois que ela viu sua velha caminhonete estacionada em frente ao único bar da cidade uma tarde.

Ela disse enfaticamente ao Alaor e a vários outros que "todo mundo que visse isso saberia o que ele estava fazendo." Alaor, um homem de poucas palavras, olhou para ela por um momento e apenas se virou e foi embora. Ele não explicou, defendeu ou negou. Ele não disse nada.

Mais tarde naquela noite, Alaor estacionou silenciosamente sua picape em frente à casa de Otília … e deixou-a lá a noite toda.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


sábado, 26 de outubro de 2024

O PIOR DIA PRA ISSO

Um homem está sentado em um bar, apenas olhando para sua bebida, por mais de uma hora.

Ricardo, um rapaz conhecido na vizinhança por estar sempre tentando arranjar brigas, entra no bar, pega o copo do homem, bebe tudo e começa a rir. O pobre homem começa a chorar, para a surpresa de Ricardo.

"O que é isso?", pergunta Ricardo. "Você começa a chorar e nem tenta brigar comigo? Seja homem!"

"Não, não é isso", responde o homem.

"É que este é o pior dia da minha vida... Primeiro, meu chefe me pega tirando uma soneca no escritório e me demite; Eu estava indo embora, mas quando cheguei no estacionamento, o meu carro tinha sido roubado; Peguei um táxi, mas quando cheguei em casa, percebi que tinha esquecido todo o meu dinheiro e cartões de crédito no carro, e o taxista sumiu com tudo; Quando entrei em casa, tudo o que eu queria era tomar um banho e dormir... mas encontrei minha mulher na cama com o meu melhor amigo!

Então eu saí de casa e vim ao bar... E justamente quando eu estava pensando em colocar um fim à minha vida, você chega aqui e bebe todo o meu veneno!"

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

Piadas de sogra para fazer você rir alto

Havia um casal num carro, mas eles estavam brigando.

Ao passarem em frente a uma fazenda, o marido viu alguns leitões e perguntou à mulher:

- Seus parentes?

E ela lhe respondeu:

- Sim, meu sogro e minha sogra!

A garota, preocupada com o ceticismo do noivo, e diz a sua mãe:

- Mamãe, veja só, o Robertinho não acredita em inferno!

Ao que a mãe responde:

- Case-se com ele, filha, e deixe o resto comigo.

Um homem chega em casa depois de visitar a sogra no hospital e diz à esposa:

- Sua mãe vem morar conosco.

- Por que você diz isso? - pergunta a esposa.

- Porque o médico disse para esperar o pior...

Um jovem pergunta ao pai:

- Qual a utilidade do tomate com todas e sementes?

O pai responde:

- É como as sogras, ninguém sabe para que servem, mas elas vêm junto.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


CONVITE: Celebração Eucarística da SMSL - Outubro/2024

 

A Diretoria da SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS (SMSL) convida a todos para participarem da Celebração Eucarística do mês de outubro/2024, que será realizada HOJE (26/10/2024), às 19h, na Igreja de N. Sra. das Graças, do Hospital Geral do Exército, situado na Av. Des. Moreira, 1.500 – Aldeota, Fortaleza-CE.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

MUITO OBRIGADO!

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Sociedade Médica São Lucas


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Crônica: “Para acriançar o pensamento” ... e outro causo

Para acriançar o pensamento

Traumática a separação do Dedé e da Mocinha. Chifre, o motivo. Já haviam falado pra ele que ela tivera uns chamegos com um bonitão das tapiocas de nome João Macaúba, 15 anos atrás, bem antes de os dois se conhecerem, mas nada tão comprometedor. Porém, as viagens constantes de Dedé pro Maranhão (representante de amortecedor), a solidão de uma Mocinha novona ainda, "ribuculosa" que era, a companhia da ispilicute Chica Loura, as novelas inspiradoras... Não deu outra.

- Cá pra nós, Mocinha! Tu merece coisa melhor! Carece ser frequentada, antes que adoeça do juízo - dava corda a Chica amigona.

- Que fazer, então? - Mocinha indecisa.

- João Macaúba se separou-se da Galega. Tenho o celular dele...

- Quando tu tiver sem fazer nada, me passe o número daquele doido.

- Agora!

E João, "fino raparigueiro", tá na área já. Mocinha sozinha em casa, marido no mundo. Porta de casa deixada aberta deliberadamente. Já quase amanhecendo o dia, quem adentra à alcova de Mocinha e do Dedé viajante? Claro, ele: João Macaúba. Os dois abufelados agora. E quem, súbito, chega sem nada dizer, como a fazer boa surpresa à mulher? Claro, ele: Dedé. Susto grande o do representante comercial ao se deparar com a cena.

Por estar a cidade demais quente naqueles dias, o ventilador ligado no três nos pés do casal in love é algo marcante. Dedé gritou aturdido, dirigindo-se a João, enrolado em lençol curto: "Caba safado, corra daqui! E leve ela com você" Pra mulher...

- Tu, Mocinha, se vista e acompanhe esse rabo de burro! Bem cedo eu irei ao juiz acertar a separação. Na volta passo aqui pra pegar a única coisa que me interessa levar comigo!

Triste, sofrido, enganado, Dedé diante do juiz acerta detalhes do divórcio. Chegada a hora da partilha dos bens, a novidade.

- Doutor, deixo pra Mocinha televisão, geladeira, rádio, liquidificador, faqueiro... Só um item eu faço questão de levar comigo!

- Entendo, amigo! A moto, né?

- Não!

- Ah! A bicicleta!

- Também não!

- Sei! A radiola, o celular, o air fryer...

- De jeito nenhum!

- O que então o senhor não deixará pra Mocinha?

- O ventilador...

- Ventilador!!!

- Pra não dar aos dois o gostinho do ventinho bom nos pés, que nem eu vi há pouco!

Trocando de casa

Faray, descendente de sírio, era o grande amigo do saudoso Júlio César. Ocorre que Joel, pai do nosso Julhão, até então não conhecera o moço de nome diferente, "lá dos oriente". O velho, certa noite chegando em casa com umas quatro ou cinco na cabeça, visivelmente truviscado, encontra o filhão (mais que nunca lacônico) de saída, apressado e brabo por ver o genitor naquele estado alegre. Papo breve entre os dois:

- Pra onde é que tu vai, Júlio?

- Pra cada do Faray!!!

A mãe do Júlio César aparece minutos depois do episódio e pergunta a Joel do filho, se tinha visto Júlio César, se ele estava bem.

- Acho que não! Saiu dizendo que ia pra casa do car...

Fonte: O POVO, de 6/09/2024. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.


quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Dr. Marcelo Gurgel recebe Medalha de Honra do CREMEC

A presidente do CREMEC, Dra. Inês Melo, e o Dr. Marcelo Gurgel

O Doutor Marcelo Gurgel, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), recebeu no dia do médico, na última sexta-feira (18/10/24), do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), a Medalha de Honra ao Mérito Profissional. Esta homenagem é destinada a médicos que ganham destaque por sua dedicação e ética no exercício da medicina no Estado do Ceará. O Doutor Marcelo Gurgel recebeu a medalha em reconhecimento ao seu trabalho como médico-sanitarista e economista da saúde.

Nesta dia do médico, o Dr. Marcelo Gurgel também lançou mais um de seus livros, o Memorial de um Oncoepidemiologista, dedicando a renda dos exemplares ao braço de solidariedade do ICC, a Casa Vida.

Sobre o Médico:

Dr Marcelo Gurgel, é graduado em Medicina e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, concluiu Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, e possuí Pós-Doutorado em Economia da Saúde pela Universidade de Barcelona.

Sobre sua atuação profissional, Dr. Marcelo Gurgel atuou em diversas instituições de saúde, fazendo parte do corpo clínico do ICC há 46 anos. Iniciando como Médico Epidemiologista e tendo também atuado nas demais funções: Coordenador-Executivo do Registro de Câncer do Ceará (1978-1999); Coordenador de Ensino e Pesquisa (1998-2000); Diretor de Ensino e Pesquisa (2001-2008); e hoje, está como Coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Além disso, o Dr. Marcelo Gurgel é Professor do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e escritor com mais de cem obras publicadas.

Há 80 anos, o ICC é reconhecido pela excelência em saúde, além de buscar constantemente avanços científicos. O ICC reconhece e parabeniza a homenagem dedicada ao Dr. Marcelo Gurgel, no qual se dedicou, por mais de quatro décadas ao ensino e a pesquisa ICC, orientando alunos dos Programas de Pós Graduação da instituição. Esta celebração reforça, representa e fortalece o compromisso do ICC com a excelência médica, o ensino e a pesquisa científica.

Fonte: Blog do ICC em 22/10/24.


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O DESTINO DAS CIDADES

Mais da metade da população mundial vive nas cidades e grande parte está submetida à tragédia da desigualdade, da exclusão, dos desastres climáticos, da violência e do desemprego. As cidades são símbolos exemplares das assimetrias do sistema-mundo capitalista.

Em 2017, o urbanista estadunidense Richard Florida no seu livro Crise urbana: como nossas cidades estão aumentando a desigualdade, aprofundando a segregação e falhando com a classe média e o que podemos fazer a respeito, observa que um índice revelador dessas disparidades é o número de horas que levaria um trabalhador médio, em cidades ao redor do mundo, para pagar por um iPhone, objeto paradigmático da economia do conhecimento. Em 2015, na cidade de Nova York, esse trabalhador levaria apenas 24 horas para ganhar dinheiro suficiente que lhe permitisse efetuar a compra, contra 350 horas em Mumbai, 460 horas em Jacarta, e mais de 600 horas em Kiev. Impossível não observar que a globalização, responsável pela criação de centralidades e periferias, é especialmente cruel na ampliação do fosso entre cidades ricas e pobres, descolando a produção econômica e o consumo do território e do desenvolvimento local. Esse quadro expressa a face sombria das cidades, seja por meio dos incessantes e dramáticos fluxos migratórios, seja pelo crescimento exponencial de doenças, seja pelas constantes ameaças à vida, face aos acidentes ambientais.

Causa indignação observar que parte expressiva dos governantes municipais produz intervenções urbanas desconexas do desenvolvimento sustentável das cidades, sobretudo, na superação da pobreza. No caso brasileiro, não são exceções os prefeitos e prefeitas que privilegiam intervenções cosméticas, em áreas turísticas, em detrimento da criação de infraestrutura básica, sobretudo, nos bairros de periferia, cada vez mais perigosos e inabitáveis. Expansão não significa desenvolvimento. É o caso de Fortaleza, que hoje é a quarta maior cidade do Brasil. O que isso significa? Uma boa pergunta a ser respondida pelos atuais candidatos às eleições municipais.

(*) Cientista Social. Professora da Uece. Sócia da Tempos de Hermes Espaço Criativo.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 30/09/24. Opinião. p.18.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Professor da Uece Marcelo Gurgel recebe Medalha de Honra ao Mérito Profissional do Cremec

O professor do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Dr. Marcelo Gurgel, recebeu, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), na última sexta-feira (18), Dia do Médico, a Medalha de Honra ao Mérito Profissional. Essa condecoração é destinada a médicos que se destacam por sua ética e dedicação ao exercício da medicina no Estado do Ceará.

A cerimônia aconteceu no auditório do Cremec, em Fortaleza, com a presença da coordenadora do curso de Medicina da Uece, Jocélia Bringel, na ocasião representando o reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares.

Professor Marcelo Gurgel recebeu a medalha em reconhecimento ao seu trabalho como médico-sanitarista e economista da saúde. O docente é formado em Medicina e Ciências Econômicas pela UFC, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP. É professor titular na Uece e atua como médico-epidemiologista no Instituto do Câncer do Ceará, onde coordena o comitê de ética. Com mais de duas décadas de experiência na Secretaria de Saúde do Estado, Marcelo é referência em saúde pública e educação médica, reconhecido por seu compromisso ético.

Além do professor da Uece, foram também agraciados com a Medalha, a Dra. Mônica Cardoso Façanha, coordenadora do curso de Medicina da UFC; e o Dr. Rafael Dias Marques Nogueira, professor da UFC e diretor técnico da clínica Oftalmed.

Professor Marcelo Gurgel proferiu o discurso em nome dos três homenageados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uece em 21/10/24.


segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Semana Universitária Uece: inclusão e conhecimento

Por Ana Paula Ribeiro Rodrigues (*)

No período de 21 a 25 de outubro, a Uece realizará a 29ª edição do seu maior evento acadêmico-científico, que é a Semana Universitária (SU). O evento é muito especial, pois reúne, durante uma semana muito intensa, cheia de aprendizado, troca de conhecimentos, cultura, debates, diversão e muita alegria entre professores, pesquisadores, alunos (graduação e pós-graduação) e servidores.

A SU é organizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, em parceria com as Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), de Extensão (PROEX) e de Assuntos Estudantis (PRAE). Atualmente, a SU tem caráter Integrado e Multicampi, garantindo a ampla participação da comunidade acadêmica nos campi situados na capital e no interior do estado. Desta forma, o evento ocorre simultaneamente nos seguintes Campi: Itaperi (Fortaleza), Feclesc (Quixadá), Fafidam (Limoeiro do Norte), Fecli (Iguatu) e Cecitec (Tauá).

Neste ano, o tema central do evento é "Inclusão e Interdisciplinaridade na Produção do Conhecimento", que destaca a inclusão como ato de promover a diversidade e a participação equitativa entre gênero, raça, etnia, origem socioeconômica, pessoas com deficiência (PCD), entre outros fatores, na produção do conhecimento científico. Para ouvir e aprender mais sobre esse tema, convidamos a Profa. Dra. Cláudia Xavier, docente e ex-pró-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que irá proferir a palestra intitulada "Diversidade, Pluralidade e Equidade na Pós-Graduação e seus Efeitos", durante a solenidade de abertura do evento, que ocorrerá no dia 21 de outubro, a partir das 18h.

Durante toda a semana do evento, teremos vários momentos e atividades como: apresentação de trabalhos científicos, minicursos, palestra sobre empreendedorismo para alunos de graduação e pós-graduação; a II Mostra Cientista do Futuro (evento preparado para alunos do ensino fundamental); I Encontro de Jovens Cientistas; segunda edição do Prêmio Garotas Fazem Ciência; Feira das Profissões, que recebe e atende centenas de alunos do ensino médio de escolas da capital, região metropolitana e do interior, além de apresentações artísticas e culturais. Portanto, convidamos escolas, universidades e centros de pesquisa e inovação para compartilhar conosco momentos ricos e de grande relevância para a construção do conhecimento.

(*) Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/10/24. Opinião, p.19.


domingo, 20 de outubro de 2024

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva: Medalha de Honra ao Mérito Profissional

 

Renomado médico-sanitarista e economista da saúde, formado em Medicina e Ciências Econômicas pela UFC, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP. É professor titular na UECE e atua como médico-epidemiologista no Instituto do Câncer do Ceará, onde coordena o comitê de ética. Com mais de duas décadas de experiência na Secretaria de Saúde do Estado, Marcelo é referência em saúde pública e educação médica, reconhecido por seu compromisso ético.

Fonte: Instagram do Cremec em 18/10/24.

https://www.instagram.com/cremecoficial/p/DBPGz8NS1Zx/?hl=en


Dr. Rafael Dias Marques Nogueira: Medalha de Honra ao Mérito Profissional

 

Formado em Medicina pela UFC, onde foi presidente da Federação Universitária de Esportes, Rafael é especialista em Oftalmologia e Bioética. Atuou por 30 anos como plantonista em emergência ocular no IJF. Professor de Oftalmologia na UFC e diretor técnico da clínica Oftalmed, foi presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará e teve longa atuação no CREMEC e no CFM, sendo membro da Cátedra de Bioética.

Fonte: Instagram do Cremec em 18/10/24.

https://www.instagram.com/cremecoficial/p/DBPGz8NS1Zx/?hl=en


Dra. Mônica Cardoso Façanha: Medalha de Honra ao Mérito Profissional

 

Graduada em Medicina pela UFC, Mônica possui mestrado em Doenças Infecciosas pela UFRJ e doutorado em Farmacologia. Atuou em instituições de saúde como o Hospital do Câncer, onde foi presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e fundadora do Serviço de Medicina do Trabalho. Atualmente, é professora titular e coordenadora do curso de Medicina da UFC, reconhecida por seu comprometimento com a ética profissional e promoção da saúde pública.

Fonte: Instagram do Cremec em 18/10/24.

https://www.instagram.com/cremecoficial/p/DBPGz8NS1Zx/?hl=en



Medalhas de Honra ao Mérito Profissional do CREMEC - 2024

 

No Dia do Médico, 18 de outubro de 2024, o CREMEC tem a honra de reconhecer três profissionais excepcionais com a Medalha de Honra ao Mérito Profissional. Essa condecoração é destinada a médicos que se destacam por sua ética e dedicação ao exercício da medicina no Estado do Ceará.

Fonte: Instagram do Cremec em 18/10/24.


sábado, 19 de outubro de 2024

DIA DO MÉDICO EM 2024. DIPLOMAS E MEDALHAS

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva (*)

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) confere anualmente o Diploma de Mérito Ético-Profissional a todos os médicos que completam 50 anos de exercício da Medicina sem sofrer qualquer penalidade em processo ético-profissional.

Ainda no sentido de reconhecer o papel fundamental da ética no exercício da Medicina, o Conselho também concede a Medalha de Honra ao Mérito Profissional a três médicos que tenham 30 anos de formação e que sirvam de exemplo e inspiração aos colegas. No presente ano, foram agraciados com esta honraria o médico-sanitarista e economista da saúde Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, a médica infectologista e professora universitária Dra. Mônica Cardoso Façanha e o médico oftalmologista Dr. Rafael Dias Marques Nogueira.

A solenidade de outorga dos diplomas e das medalhas teve lugar na sede do CREMEC, na última sexta-feira (18/10/24), a partir das 19 horas. 

(*) Médico pneumologista, escritor e blogueiro.

Postado por Paulo Gurgel no Blog Linha do Tempo em 19/10/2024.

https://gurgel-carlos.blogspot.com/2024/10/dia-do-medico-em-2024-diplomas-e.html


TEMOS O QUE COMEMORAR NO DIA DO MÉDICO?

Por Luigi de Moraes (*)

Escolhida em homenagem à fundação da primeira escola de medicina no Brasil, este marco é um momento importante para refletir se temos realmente motivos para comemorar.

O trabalho dos médicos é fundamental para a sociedade, tendo um impacto maior que apenas a atuação nos consultórios e hospitais. Além da promoção da saúde e a prevenção de doenças, também há a relação com a educação e conscientização da população, e contribuições para pesquisa e inovação, que permitem que a medicina e a sociedade evoluam.

No entanto, a realidade enfrentada pelos médicos é de grandes desafios. Muitos profissionais lidam com jornadas extenuantes, baixos salários e uma infraestrutura inadequada. A falta de equipamentos modernos e de manutenção adequada nas unidades de saúde compromete a qualidade do atendimento e sobrecarrega ainda mais os médicos. Esses problemas não só afetam a saúde e a motivação dos profissionais, mas também prejudicam a qualidade do atendimento prestado à população.

A desvalorização da profissão, evidenciada por salários que não correspondem à carga de trabalho e à responsabilidade envolvida, resulta em desmotivação e insatisfação entre os médicos. Além disso, a falta de reconhecimento e suporte adequado são questões que precisam ser urgentemente abordadas.

Neste contexto, o Dia do Médico deve ser mais do que uma simples comemoração. É uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados e para lutar por melhorias concretas. O Sindicato dos Médicos do Ceará reivindica mudanças significativas para melhorar a situação dos profissionais de saúde, incluindo aumentos salariais adequados, investimentos em infraestrutura e equipamentos, e um maior reconhecimento profissional. Essas medidas são essenciais para garantir que os médicos possam oferecer um atendimento de alta qualidade e sejam devidamente valorizados por seu trabalho.

(*) Presidente interino do Sindicato dos Médicos do Ceará.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 18/10/2024. Opinião. p. 20.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Repercussão da Conferência: I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos

Algumas mensagens postadas em 17/10/24 no WhatsApp da ACM sobre a Conferência I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos

Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao nosso confrade Marcelo Gurgel por nos ter proporcionado uma apresentação brilhante, relembrando e ilustrando, através de imagens, como foi o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado em Fortaleza em 1946. A apresentação demonstrou como, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Ceará estava engajado em unir a classe médica à fé católica. Com esse congresso, e em conjunto com os médicos participantes, lançou-se a pedra fundamental para a criação da nossa primeira faculdade de medicina, vinculada à Universidade Federal do Ceará.

Marcelo destacou a presença de importantes autoridades religiosas do nosso estado, como Dom José Tupinambá da Frota, bispo emérito de Sobral, e Dom Aureliano Matos, bispo emérito de Limoeiro do Norte, entre outros. Na área médica, mencionou figuras notáveis como os médicos Waldemar de Alcântara, Jurandir Picanço, Ocelo Pinheiro, João Otávio Lobo, José Fernandes, Leite Maranhão, José Maranhão, José Furtado Filho, Fernando Leite, Francisco Araújo, Tarciso Aderaldo e Carlos Ribeiro.

Mais uma vez, parabenizo o confrade Marcelo Gurgel, que, com sua habilidade de contar a história da medicina, nos encantou com uma apresentação belíssima e enriquecedora.

De Augusto Guimarães (ACM)

Bom dia, confrades e confreiras!

Esta Sessão Histórica Edisio Tavares, no mês de outubro. tradicionalmente promove o resgate histórico da Medicina do Ceará. Desta feita, trazendo a ligação direta de medicina com a religiosidade, onde o “médico segura na mão de Deus”!

Marcelo rebusca nos alfarrábios e encontra a relação direta da fundação da Faculdade de Medicina   com a   fé católica, sendo abençoada por meio de São Lucas!

Amém!

De Luiz Moura

Prezado Augusto, o confrade já fez a síntese da conferência, sob a forma de ensaio literário, para constar na ata. Excelente!

Graça e Paz

De Sebastião Diógenes

Ao amanhecer deste dia, recebi do Dr. Augusto Carvalho Guimarães, Presidente da Sociedade Médica São Lucas, as postagens abaixo.

De Janedson Baima

Bom dia, Janedson

Assim abaixo enviei mensagem ao brilhante colega Marcelo:

Bom dia Sensibilizado agradeço em nome da SMSL e do V CBMC a sua apresentação emocionante de ontem na Reitoria. Enriquecedora. Evangelizadora Nossa alegria de agradecer

Um grande abraço.

De Augusto Carvalho Guimarães (SMSL)

Você por ter feito apresentação do palestrante e com certeza facilitador do Evento segue um depoimento de um colega neurologista no auditório: “vocês fizeram-me reaver a minha fé”. E depois me encontrando com o referido colega na fila do banheiro ele se dirigiu a mim: “Augusto, como se chamava o cobrador de Impostos”

O V CBMC está desempenhando a sua principal missão: Evangelizar e Converte

Com estas palavras, sensibilizado ainda sigo para o HGF para uma missa pelo Dia do Médico que será celebrada por Dom Gregório. Enviei convite ao Dr. Igor Baima por ser médico da nobre Instituição.

De Augusto Carvalho Guimarães (SMSL)

FOLCLORE POLÍTICO: Porandubas 816

Abro com JK nos velhos tempos ditatoriais.

JK?

Anos de chumbo grosso. Tempos magros, época de fechadura braba. Falar em Juscelino era, no mínimo, pecado mortal. Mudança das placas dos carros, as chamadas alfanuméricas. A Câmara Municipal de Diamantina oficia ao CONTRAN solicitando as letras JK para as placas dos carros do município, "como uma forma de homenagear o grande estadista John Kennedy". O CONTRAN não atende. Um conterrâneo de Juscelino desabafa:

- Esse pessoal do Conselho deve ser republicano, eleitor do Nixon.

(Historinha de Zé Abelha)

Fonte: Gaudêncio Torquato (GT Marketing Comunicação).

https://www.migalhas.com.br/coluna/porandubas-politicas/391323/porandubas-n-816


quinta-feira, 17 de outubro de 2024

CONVITE: Cerimônia de Plantio da Árvore de Hipócrates

 


 A Diretoria do Conselho Regional de Medicina, do Estado do Ceará (Gestão 2023/2028), em comemoração ao Dia do Médico, convida para a Cerimônia de Plantio da Árvore de Hipócrates.

Dia: 17 de outubro de 2024 (quinta-feira).

Horário: 17h.

Local: Sede do CREMEC, na Av. Antônio Sales, nº 485, em Fortaleza-CE.

UM PRESENTE PARA OS CONVIDADOS

Por Tales de Sá Cavalcante (*)

Para nosso estado, foi uma grande vitória a inauguração, em 1949, de sua primeira revenda de carros. J. Macêdo passava a representar a Jeep da Willys-Overland. Após alguns anos, o articulista e demais garotos residentes nas proximidades da empresa festejaram a instalação de um freezer no posto Willys, a funcionar na concessionária. O colaborador Eduardo manobrava a única bomba de gasolina existente e acumulava o seu trabalho com as vendas do único produto da "loja de conveniência" da época, a deliciosa Coca-Cola. Nos momentos raros de dinheiro no bolso, eu sentia um imenso prazer ao saborear o refrigerante.

Os 50 anos do qualificado grupo empresarial foram celebrados com uma exibição da Orquestra de Câmara da Filarmônica de Hamburgo. E, agora, J. Macêdo trouxe a outros convidados e a mim um outro tipo de prazer na comemoração de 85 anos e ingresso da terceira geração da corporação. Fomos presenteados com uma primorosa apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os conceituados líderes do grupo, Roberto e Amarílio Macêdo, e seus companheiros de trabalho nos trouxeram Heitor Villa-Lobos, Carlos Gomes, Carl Maria von Weber, Alberto Ginastera e o cearense Alberto Nepomuceno em magistral performance da OSESP, no Theatro José de Alencar. 

O modelar empresário José Dias de Macêdo dizia: "Desde que criei a nossa empresa, sempre me preocupei em encontrar formas de torná-la sólida e duradoura." "Costumo dizer que procurei, em toda a minha vida, cercar-me de profissionais melhores do que eu."

Os que fizeram, fazem e farão a J. Macêdo, em especial, o grande gestor José Macêdo, pioneiro, ousado e empreendedor, provaram que empresários, além de crescimento econômico, geração de empregos com adequada remuneração, educação, responsabilidade social, podem também dar bons exemplos culturais. Por trazer 60 músicos e consequentes composições de alto nível, J. Macêdo faz a sua parte. Que os convidados, a concederem ao seu aparelho auditivo mais uma chance de ouvirem música erudita, resolvam oferecer chances a outros cearenses para que estes recebam, com maior frequência, tão preciosos acordes.

(*) Reitor do FB UNI e Dir. Superintendente da Org. Educ. Farias Brito. Presidente da Academia Cearense de Letras.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/09/24. Opinião, p.20.