Por Estevão Rocha (*)
A educação brasileira tem procurado formas de se estruturar a fim
de alcançar níveis consistentes de aprendizagem em sua população. É
incontestável que os países com os melhores níveis educacionais têm obtido
maiores resultados no desenvolvimento social e econômico de seus habitantes.
Coréia do Sul, China, Singapura e os países escandinavos são exemplos disso.
Nessa óptica, dificilmente, projetos atuais que aspirem a um forte impacto no
desenvolvimento regional terão sucesso sem considerar a aprendizagem de
conhecimentos significativos de qualquer população abrangida.
Um processo educacional de sucesso deve prover o ensino e a
aprendizagem ao longo de grande parte da vida do cidadão, desde a mais tenra
idade até a vida adulta. Pesquisadores da área, a exemplo de Martín e Ferrero,
têm constatado que a evolução da aprendizagem do indivíduo tem forte influência
dos conhecimentos prévios permanentes adquiridos em cada ciclo de formação
educacional vivenciado por cada estudante.
A consistência dos conhecimentos adquiridos pode ser caracterizada
em tipos de conhecimentos de aprendizagem de curto prazo ou de longo prazo. O
processo adotado na formação educacional, que envolve metodologias, avaliações,
motivação, entre outros recursos pedagógicos, impactará o tipo de conhecimento
apreendido pelos estudantes.
Diante dos resultados do Ideb 2023, dividindo-se a estrutura da
educação básica em três ciclos - ensino fundamental anos iniciais, ensino
fundamental anos finais e ensino médio -, constatou-se que, embora o desempenho
no segundo ciclo tenha diminuído em relação ao primeiro, ambos os ciclos da
educação local obtiveram um resultado exemplar quando comparados com outros
estados. No terceiro ciclo, o do ensino médio, percebe-se nova redução no
desempenho dos estudantes.
Neste cenário, é possível detectar que os recursos pedagógicos
aplicados no ensino fundamental possibilitaram melhor eficiência na
aprendizagem. Contudo, é importante que os estudantes do ensino médio alcancem
níveis de conhecimento com foco em aprendizagem de longo prazo. Dessa forma,
conseguindo-se a permanência dos conhecimentos prévios adquiridos, há de se
conseguir aumentar o nível da formação dos futuros profissionais nos ciclos de
aprendizagem no percurso formativo do ensino superior. Boas propostas educacionais
podem conseguir.
(*) Educador e diretor do
Colégio Christus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/09/24. Opinião, p.22.
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