sexta-feira, 26 de julho de 2013

RESENHA DE “RISOS E LÁGRIMAS EM BETÂNIA”



O Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, de julho de 2012, acolheu, em suas páginas, uma resenha do livro “MULHERES NA VIDA DE JESUS – A história das primeiras discípulas”, editado pela Paulus, escrito por Lúcia Furtado Arruda, religiosa da Congregação de Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo.
Irmã Lúcia Arruda é cearense de Fortaleza, oriunda de uma família de longa tradição católica, cujo fervor religioso pode ser conferido por vários padres e freiras pertencentes ao clã dos Arruda; atualmente, ela reside em Belo Horizonte-MG, onde cumpre o seu labor missionário, dedicando-se à orientação de retiros espirituais.
A autora obteve a licenciatura em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Ceará, e a graduação em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, qualificações essas que se juntam à sua afeição pela História, um atributo, por certo, absorvido de seu pai, o professor e historiador Miguel Edgy Távora Arruda.
Agora, à reboque do bem-sucedido feito editorial, em escala nacional, do livro acima aludido, Lúcia Arruda torna público mais uma novidade literária, sob o título “RISOS E LÁGRIMAS EM BETÂNIA, a amizade na vida de Jesus”, que tem tudo para seguir o exitoso percurso do seu precursor, tanto pela temática como por sua cuidadosa elaboração.
O livro reconta, sob a forma de romance, misturando realidade e ficção, o relato da amizade de Jesus com uma família de Betânia, cujo núcleo principal era composto pelos irmãos Marta, Maria e Lázaro. O lar desses irmãos, em Betânia, um povoado da Judéia situado na encosta oriental do Monte das Oliveiras, a 3 km de Jerusalém, seria, então, o lugar onde Jesus costumava albergar-se, ao ensejo de suas atividades missionárias em Jerusalém e em seus arrebaldes. Nele, o Messias se sentia intensa e afetuosamente recebido por amigos féis e de verdade.
Essas três figuras protagonistas da obra são bastante conhecidas nas passagens do Novo Testamento, porquanto a morte de Lázaro afetou profundamente a Jesus, de quem era um dileto amigo; o Filho do Homem, comovido diante das dores de Marta e de Maria, para as quais o seu irmão não teria morrido se o Mestre estivesse entre eles, opera a ressurreição de Lázaro, tido como um dos mais pujantes milagres de Cristo, em sua permanência no meio terreno.
Marta e Maria são as discípulas de Jesus, aparentemente opostas, citadas na Bíblia, pois, enquanto a primeira, Marta, cuidava dos afazeres da casa e anfitriona, com solicitude, o divino hóspede, conferindo um componente mais material, a segunda, Maria, permanecia absorta, sentada aos pés do enviado de Deus, ouvindo suas pregações e sorvendo a melhor parte, a espiritualidade cristã. Vale rememorar que esse suposto antagonismo fraterno, de Marta e Maria, serviu de mote a Viana Moog, para firmar, em sua obra prima, o confronto entre bandeirantes e pioneiros, no cotejo que fez dos rumos da colonização do Brasil e dos EUA.
A autora faz sua narrativa, como se fosse uma real observadora dos fatos, sem, contudo, utilizar-se de diálogos entre os personagens, mas recorrendo a passagens bíblicas, com destaque para as belíssimas citações do Livro dos Cânticos, encaixadas de modo preciso, e que funcionam como substitutas perfeitas das falas intencionalmente omitidas do texto.
Mesmo sendo um livro de ficção, sua fundamentação histórica é irretocável, ancorada em sólidas referências bibliográficas, o que concede valiosas informações contextuais sobre a Judeia, nas alvíssaras do cristianismo; no corpo do romance e em algumas das suas notas de rodapé, dá-se a perceber indicativos do legado de Flávio Josefo, o notável historiador judeu romanizado.
A obra, traçando um perfil do Rei dos reis profundamente humano, exposto a alegrias e tristezas, é de leitura fácil, e, sobretudo, agradável. Suas 120 páginas, dispostas em onze capítulos, podem ser saboreadas, com avidez, em poucas horas, deixando uma sensação de “quero mais”, um desejo a ser suprido pela versátil escritora, muito brevemente.
O novo livro em epígrafe será lançado em Fortaleza, na Livraria Paulus, à Rua Floriano Peixoto, nº 523, em 27 de julho de 2013, sábado, às 10 horas, com a presença da autora.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 9(72): 4, julho de 2013.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog