quinta-feira, 11 de julho de 2013

OSWALDO RIEDEL: o centenário de um ilustre acadêmico




Oswaldo de Oliveira Riedel nasceu em Curitiba-PR, em 20 de julho de 1913, filho de Hugo Oswaldo Riedel e Aracy de Oliveira Riedel.
Graduou-se em Farmácia, na Faculdade de Medicina do Paraná, em 1934, e em Medicina, na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1950. Tornou-se Livre Docente de Toxicologia, por concurso de títulos e provas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1978.
Oswaldo Riedel cursou na Escola de Saúde do Exercito, em 1935, no Rio de Janeiro, Especialização em Bromatologia e em Química Farmacêutica. Complementou a sua formação escolar com três cursos de aperfeiçoamento e cerca de vinte cursos de extensão universitária.
Sua carreira militar, iniciada no quadro de Saúde, como farmacêutico-aspirante, em 1935, foi encerrada, em 1965, na patente de General de Brigada Professor. Por seus bons ofícios prestados, foi agraciado, pelo Exército Brasileiro, com a Medalha de Bronze, em 1947, e a Medalha Marechal Trompovsky, em 1971.
Sua trajetória no magistério superior, teve início, em 1937, como professor contratado de Química Industrial Farmacêutica e de Famacognosia, na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Por meio de concurso de provas e títulos, ingressou na UFC, como professor auxiliar de ensino de Toxicologia e Química Legal, do Curso de Farmácia, em 1970, tendo sido promovido, sucessivamente, a professor assistente e a adjunto. Atingiu o ápice de sua vida acadêmica, ascendendo ao cargo de Professor Titular, por concurso de provas e títulos, da disciplina Toxicologia, do Curso de Farmácia, da UFC, em 1980.
Ministrou dezenas de cursos, notadamente nos campos da Toxicologia e da Pediatria, especialidade que abraçara como médico. Proferiu grande número de palestras e conferências, cobrindo os mais variados temas, em eventos científicos, para os quais costumava ser um dos convidados ilustres, integrando a programação oficial.
Os trabalhos publicados, de sua autoria, da ordem de uma centena, e que figuram como demonstrativos do elevado saber que acumulara, estão distribuídos em científicos, culturais, didáticos e discursos.
Participou, como membro efetivo, de diversificadas associações científicas e literárias. Foi acadêmico fundador da Academia Cearense de Medicina, da Academia Cearense de Farmácia e da Academia Cearense de Ciências.
Homem de grande erudição, que cultivava o hábito diário da leitura, possuía fluência em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, holandês, russo, latim e grego clássico, e ainda incursionava um pouco em outros idiomas, como o polonês e o japonês; também se dedicava à filologia e à numismática.
Oswaldo de Oliveira Riedel foi casado com a Sra. Maria Ivone Montenegro Riedel, de cujo duradouro enlace foram gerados três filhos: Osvaldo Hugo, Elisabeth e Luiz Eduardo.
A morte o colheu de forma abrupta, em 1º de junho de 1989, em plena capacidade intelectual, quando se encontrava na presidência da Academia Cearense de Farmácia e da Academia Cearense de Ciências e na vice-presidência da Academia Cearense de Medicina, da qual assumiria a presidência na gestão seguinte.
O seu desenlace deste mundo menor causou imensa perda nos meios intelectuais do Ceará, estado em que morou durante a maior parte de sua vida ativa. O que se espera é que o seu nome seja reverenciado na passagem do centenário de nascimento deste ilustre cidadão, cristão exemplar e militar pacifista, que tanto contribuiu para a ciência e cultura cearenses.
Com efeito, para celebrar a efeméride, a Academia Cearense de Medicina prestará homenagem ao Prof. Riedel, durante a Sessão Científica, do dia 10 de julho de 2013, e fará o correspondente registro em seus Anais.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18.
* Publicado In: Jornal do médico em revista, 9(50): 10, maio-junho de 2013. (Revista Médica Independente do Ceará).

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que esse foi o médico que me operou em 1956, ano em que nasci. Queria muito ver uma foto dele para confirmar

Unknown disse...

Fui operada pelo dr Oswaldo Riedel com apenas três meses de nascida. Meus pais têm uma profunda gratidão e uma grande admiração bpor ele.
Cresci ouvindo falar desse médico humano e competente ao qual devo muito.
Fiquei muito feliz de encontrar referências a ele nesse blog e em vários outros sites na internet.
Não sabia o quanto ele é reverenciado pela classe médica.
Orgulhosa de ter sido operada por ele.
Marta Barros e Silva

 

Free Blog Counter
Poker Blog