sábado, 23 de janeiro de 2021

POSSE DA XXII DIRETORIA DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

A Academia Cearense de Medicina (ACM) preparava-se para eleger a sua nova diretoria em abril de 2020, com o intuito de empossar os eleitos no mês seguinte, quando o mandato da sua então diretoria se expirava. Contudo, a introdução do novo coronavírus no Brasil e a sua subsequente expansão em terras brasileiras trouxeram consequências ao funcionamento das atividades normais no País, com a imposição de medidas restritivas, a exemplo do lockdown, que interromperam o ciclo de ações programadas pela ACM, incluindo a suspensão de seus trabalhos e demais expedientes presenciais.

A situação inusitada, não prevista no arcabouço jurídico institucional, que poderia resultar em interregno de mandato, de duração imprevisível, suscitou a feitura de demandas iniciais aos membros do Conselho Consultivo, constituído dos ex-presidentes do sodalício, que depois foram estendidas aos demais acadêmicos, chegando-se a uma solução salomônica e consensual que legitimava o recurso das plataformas virtuais para os procedimentos eleitorais e de posse, estabelecendo a devida adequação no regimento interno.

Nesse sentido, o vice-presidente que encerra o mandato, o qual por força das normas que regem a ACM torna-se o presidente do mandato sucedâneo, fez a inscrição da chapa contendo os nomes e os cargos elegíveis a serem submetidos a escrutínio, via Assembleia Geral Eleitoral (AGE), aprazada oportunamente, ficando consignado o direito do voto por meio eletrônico, aos que assim desejassem, e, de modo paralelo, do voto por correspondência, praticamente inviabilizado pela vigência da presente pandemia.

Isto posto, em 8/07/2020, às 15 horas, deu-se início a realização da AGE da ACM, para eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2020-2022, nas dependências do Instituto de Neurologia e Eletrodiagnóstico, em Fortaleza-CE, em virtude da sede da ACM encontrar-se temporariamente fechada.

A reunião, de caráter híbrido (presencial e remoto), teve transmissão on-line, via web, possibilitando a participação dos Membros Titulares pelo emprego do aplicativo digital Google Meet, tendo acesso ao seu conteúdo livremente franqueado através de um link exclusivo.

Conclusa a votação, procedeu-se o início da apuração dos votos presenciais e dos votos enviados pelos correios eletrônico e tradicional, sendo contados 54 votos válidos de um total de 63 votantes possíveis, todos favoráveis às da Diretoria e do Conselho Fiscal inscritas.

Finda a AGE, e com a proclamação da chapa vencedora pelo Presidente Djacir Gurgel de Figueirêdo, procedeu-se a cerimônia protocolar de posse do Presidente Pedro Henrique Saraiva Leão, consoante estipulam o Estatuto e o Regimento Interno da ACM. O Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo pronunciou a sua saudação de despedida, realçando a gratidão a todos e a convicção do dever cumprido.

Os acadêmicos componentes da nova Diretoria Executiva são os seguintes: Pedro Henrique Saraiva Leão (Presidente), Janedson Baima Bezerra (Vice-Presidente), José Henrique Leal Cardoso (Secretário Geral), Sebastião Diógenes Pinheiro (Secretário Geral Adjunto), Francisco José Costa Eleutério (1º Secretário), César Silva Pontes (2º Secretário), Ormando Rodrigues Santos (1º Tesoureiro) e Lineu Ferreira Jucá (2º Tesoureiro).

O Conselho Fiscal, eleito na mesma oportunidade, tem por membros efetivos os acadêmicos: Francisco Flávio Leitão de Carvalho, Maria Helena Pitombeira e José Ribeiro de Sousa, e como suplentes o Ac. Elias Giovani Boutala Salomão e o Ac. Geraldo de Sousa Tomé.

Depois do juramento e da assinatura do termo de posse, o novo Presidente Pedro Henrique Saraiva Leão recebeu do Ex-Presidente Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo a medalha presidencial e proferiu o seu discurso de posse.

Ato contínuo, o presidente recém-empossado nomeou e deu posse aos seguintes dirigentes: Diretor de Publicações (Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva), Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (Ac. José Eurípedes Maia Chaves Júnior) e aos dois Diretores Vogais (Ac. João Evangelista Bezerra Filho e Roberto Bruno Filho).

Ao término dos trabalhos, a plataforma de transmissão permaneceu aberta aos participantes, acadêmicos e seus convidados, para as manifestações de congratulações à ACM, estando a reunião documentada em audiovisual acessível no Blog da ACM.

Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Publicado In: Jornal do médico digital, 2(9): 100-101, janeiro de 2021. (Revista Médica Independente do Ceará). 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog