sábado, 1 de maio de 2010

NOITE DE GRAÇAS


Havia cerca de sete anos, quando, pela vez primeira, chegou-me às mãos os Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado em nossa capital, no período de 01 a 07 de julho de 1946. Era um exemplar em fotocópia e aramado, mas bem apresentado. No primeiro momento, o sentimento que me invadiu foi de estupefação e emoção. Nunca imaginei que ele existisse. E, ainda, apaixonado por velharia como eu sou... (costumo dizer que minha mulher pode envelhecer sem temor).
Na época, eu exercia, sem mérito algum, a função mais digna da minha humilde vida: a presidência da Sociedade Médica São Lucas. Penso que, por isso, me foi confiado essa valiosa pérola, pelas mãos, salvo “alzheimiano” engano, do nosso querido e inesquecível, Dr. Vinicius de Barros Leal.
No segundo momento, após lê-lo e relê-lo, freneticamente, me embeveci com sua contemporaneidade e com a riqueza cristã do seu conteúdo. Não se tratava, apenas, de uma encantadora velharia, mas um documento compulsório para a biblioteca dos crentes esculápios. Apaixonei-me de vez. Lembro ter divulgado todo o meu entusiasmo com os amigos que, à época, mais me acercavam. Imaginei a importância de sua divulgação junto à classe médica. Minhas limitações midiáticas, porém, me arrefeceu o ânimo. Lamentável!
Qual não foi a minha surpresa (mais uma “coisa de Deus”), quando, em uma das missas mensais do ano passado, o Dr. Marcelo Gurgel me apresentou um dos seus exemplares originais descoberto em um “sebo”. Como o entusiasmo dele parecia com o meu, pensei: agora, vai! Pois, incontinenti, ele manifestou seu desejo de republicação, em fac-símile, talvez, acrescido de algum material atual, como acabou acontecendo.
Após período de exaustiva pesquisa e trabalho do laureado literato citado, o céu esteve em festas, no dia 08 de abril mais recente, no auditório do Oboé Eventos, quando aconteceu a republicação da obra, em solenidade majestosa e emocionante, cheia de glória e graças, sob os desígnios do Pai. Muitos foram os momentos de emoção. A classe médica se fez representar por vários dos seus maiores expoentes. Destaquemos a presença lúcida de vários colegas participantes daquele memorável evento, apesar dos mais de sessentas anos passados. A apresentação do livro (capa dura e “vivo de lindo”) foi feita pela inteligência do Monsenhor Manfredo Ramos, com a serena anuência de Dom Edmilson Cruz. A Sociedade Médica São Lucas e a Academia Cearense de Medicina prestaram significativa homenagem a Sra. Heloisa Juaçaba, intérprete, ao piano, das sessões culturais daquele evento. Não menos sensíveis, foram as peças musicais interpretadas e o clima de irmandade entre os presentes.
Assim posto, resta-nos dois desafios: fazer chegar à classe médica, com sentido ecumênico, exemplares deste livro e, quem sabe, maturar a realização do Quarto Congresso em nosso torrão. Imaginem nossos netos providenciando a republicação em fac-símile dos anais deste último evento. Imaginaram? Então, tá!
Janedson Baima
Filho de Deus
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 6(36):6, 2010.
Na foto acima, da esquerda para a direita, encontram-se os médicos Janedson Baima, Sólon Albuquerque e Fernando Mesquita

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog