quarta-feira, 23 de maio de 2012

LONGEVIDADE ATIVA, CRIATIVA E SAUDÁVEL

Antero Coelho Neto (*)
No dia 19 de maio comemoramos 6 anos do programa Novas Idades, na Rádio FM Universitária. Serão 300 programas efetuados, juntamente com os geriatras João Macedo, Charlys Nogueira e Jarbas Roriz, que, somados aos 370 realizados durante 7 anos, na Rádio AM do Povo (denominados Novas Dimensões, por sugestão do Eterno Amigo Demócrito), somam 670.
Foram 13 anos de satisfação e muitos momentos de felicidade. Todos eles com o objetivo fundamental de analisar, discutir e indicar a importância de se ter uma longevidade ativa, criativa e saudável. Sempre brinco com os meus velhos amigos dizendo para eles que devemos sempre buscar essa “trinca” para um futuro feliz. São determinantes estudados por muitos pesquisadores conhecidos e com resultados já mundialmente comprovados.
A vida deve e tem de ser “ativa”. E quando dizemos “ativa”, não queremos dizer simplesmente prática de atividade física, ginástica, exercícios ou outro tipo de reconhecido valor atual para o nosso corpo, mas com uma abrangência muito maior. Sumamente importante é manter a nossa mente em atividade constante e para isto temos já uma série de indicações pesquisadas e testadas as suas validades para a manutenção de nossas memórias cognitiva (mais eficazes), dedutiva, interpretativa e associativa. Leitura, prática de diferentes tipos de jogos (são vários e alguns de grande eficiência) e de técnicas específicas para a manutenção da mente, estão largamente difundidas nos vários países do mundo oriental e ocidental. A internet tem sido, e constitui, um excelente meio de comunicação valorizando o tema da mente ativa.
Mas também devemos destacar a possibilidade e a necessidade de uma prática de atividade social, cultural, religiosa, familiar e ambiental. Não parar nunca. Quando o corpo não puder mais ser ativo, que a mente seja. E que não exista nenhuma demência.
Que a nossa capacidade de fazer, elaborar, criar coisas novas para nós mesmos, para a família e para melhorar as nossas condições financeiras e facilitar a nossa vida, sejam constantemente valorizadas. A capacidade de “criar” constitui, segundo vários estudos tem demonstrado, um dos mais importantes determinantes da nossa satisfação de viver e qualidade de vida. Eu faço e você? Nós fazemos e vocês?
Também a internet está, cada vez mais, possibilitando a criação de novas técnicas e produção de novas oportunidades que mantém a nossa mente ativa e criativa.
E a saúde? Como tê-la? Como mantê-la? Neste nosso país tão ingrato com a nossa saúde, educação e satisfação de viver?
O que podemos aconselhar é praticar ao máximo as indicações da promoção da saúde, como sempre estamos repetindo (prevenção das enfermidades, dos riscos físicos, químicos e biológicos, estilos de vida saudáveis, educação e comunicação sobre saúde) e utilizar corretamente os diferentes níveis de atenção da saúde - postos, centros de saúde e hospitais. Promoção da saúde é muito mais de nossa responsabilidade direta, mas os níveis de atenção de saúde não são, e aí está a grande dificuldade do brasileiro. Por isso a validade de gritar sempre: Saúde para a nossa satisfação de viver. Saúde para a nossa Vida Longa.
Por isso é que sempre estamos pedindo para nossos amigos, leitores e ouvintes: tentem, busquem e achem como ter uma vida ativa, criativa e saudável. E quanto mais cedo isto for praticado, mais anos de vida vamos conquistar. Mais anos da vida que já temos direito serão resgatados.
Vamos praticar a “trinca” da vida longa?
(*) Professor, Médico e Presidente da Academia Cearense de Medicina.
Publicado In: O Povo, 17/05/2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog