quinta-feira, 25 de abril de 2013

Universidades Estaduais Cearenses: uma rede de conhecimentos



José Jackson Coelho Sampaio
O governo estadual cearense, consciente das necessidades sociais e de suas responsabilidades, mantém três universidades públicas: a Universidade Estadual do Ceará-UECE, a Universidade Regional do Cariri-URCA e a Universidade Vale do Acaraú-UVA.
Atualmente, sob a liderança da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior-SECITECE, elas retomam processo de qualificação para melhor servirem à sociedade, por meio de um planejamento de investimentos e da recuperação de perdas docentes.
As ações do governo exigem das universidades um esforço racional de superar os obstáculos que dificultem a produção em parceria. A SECITECE constituiu um grupo de trabalho, que, na perspectiva de uma futura lei de autonomia, considere as seguintes diretrizes fundamentais de uma política de integração.
Implantação pactuada de novas táticas de acesso (Vestibular? ENEM? Misto? Cotas?) e ampliação do número de vagas. Racionalização da oferta de disciplinas pelo uso da educação a distância. Realização de plano de mobilidade acadêmica de docentes, pela possibilidade de uso multiinstitucional de carga horária. Realização de plano de mobilidade acadêmica discente, pela aproximação dos projetos pedagógicos dos cursos em comum. Realização de fóruns municipais de educação superior, para evitar superposições e estimular diversidade, nas cidades onde haja mais de um campus. Expansão dos projetos de campus multiinstitucionais. Implantação de metodologia integrada de gestão programada e de controle preventivo. Aproximação de projetos de avaliação institucional. Qualificação da permanência estudantil nos campi. Realização de Plano de Desenvolvimento Interinstitucional para permitir consórcio das universidades ao buscarem captar editais federais de apoio a infraestrutura.
Os reitores estão envolvidos nesta ideia e, cientes da necessidade de ouvir as respectivas comunidades, desejam construir novos padrões de excelência para nossas universidades estaduais, grandes patrimônios do povo cearense.
(*) Professor Titular em Saúde Pública e Reitor da UECE
Publicado In: O Povo

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog