domingo, 25 de junho de 2023

FÁBULAS MENOS CONHECIDAS MAS IGUALMENTE SÁBIAS DE ESOPO III

5. Os Pássaros, as Feras e os Morcegos

"Os pássaros travavam guerra contra os animais terrestres, e cada um deles era, por sua vez, se considerava o  mais forte. Um morcego, temendo as questões incertas da luta, sempre lutava do lado que ele sentia ser o mais forte. Quando a paz foi proclamada, sua conduta enganosa era evidente para ambos os combatentes. Consequentemente, chegando o momento da punição dos traidores, ele foi expulso da luz do dia, e daí em diante se escondeu em esconderijos escuros, voando sempre sozinhos e à noite ”.

Aqueles que não podem escolher seus inimigos também não podem escolher seus amigos, e seu engano levará a sua solidão.

6. O trompetista levado prisioneiro  

"Um trompetista, liderando bravamente os soldados, foi capturado pelo inimigo. Ele gritou para seus captores: “Ora, poupe-me e não tire minha vida sem motivo ou sem questionamento. Eu não matei um único homem da sua tropa. Eu não levo nada além desta trombeta de bronze. ”“ Essa é a razão pela qual você deve ser morto ”, disseram eles; “Pois, enquanto você não luta contra si mesmo, a sua trombeta agita todos os outros para a batalha.”

O homem que estimula os outros a lutar ainda é um soldado, mesmo que nenhuma arma toque suas mãos. As armas são apenas os meios pelos quais o dano se espalha, quando o dano é o desejo do homem. O desejo de prejudicar é em si mesmo mais destrutivo do que o dano realmente infligido.

7. O pardal e a lebre

"Uma lebre atacada por uma águia soluçou muito e soltou gritos como um filhote. Um pardal a censurou e disse: "Onde está agora a sua notável rapidez? Por que os seus pés estavam tão lentos?" Enquanto o Pardal falava assim, um falcão de repente o agarrou e o matou. A Lebre foi consolada em sua morte e expirando disse: "Ah! vocês que ultimamente, quando se consideraram bem seguros e exultaram sobre minha calamidade, têm agora razão para deplorar uma infelicidade similar. "

Quando nos alegramos com a miséria dos outros, muitas vezes trazemos a mesma desgraça para nós mesmos.

8. A pulga e o boi

"Uma pulga questionou um boi: “O que lhe aflige é que, sendo tão grande e forte, você se submete aos maus tratos que recebe dos homens e é escravos deles dia após dia, enquanto eu, sendo uma criatura tão pequena, me alimento impiedosamente de sua vida, carne e sangue sem restrição. O Boi respondeu:“ Eu não desejo ser ingrato, pois sou amado e bem cuidado pelos homens, e eles frequentemente acariciam minha cabeça e ombros. Ai de mim!, disse a pulga; "Este mesmo tapinha que você gosta, sempre que acontece comigo, traz consigo a minha destruição inevitável."

Apesar de toda a nossa grandeza, precisamos da ajuda daqueles que nos rodeiam para sobreviver, pois não podemos todas as coisas porque temos nossas próprias fraquezas. É melhor não superestimar seus pontos fortes, pois a recompensa dada a um outro pode ser sua fraqueza.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog