domingo, 25 de junho de 2023

FÁBULAS MENOS CONHECIDAS MAS IGUALMENTE SÁBIAS DE ESOPO V

13. O corvo e a ovelha

"Um corvo problemático sentou-se nas costas de uma ovelha. A Ovelha, muito contra sua vontade, a carregou para todo lado por um longo tempo, e finalmente disse: “Se você tivesse tratado um cão desta maneira, você teria experimentado o terror de seus dentes afiados”. E o corvo respondeu: “Eu desprezo os fracos e cedo aos fortes. Sei quem posso intimidar e a quem devo adular; e assim prolongo minha vida até uma boa velhice. ”

A maior lição que um corvo poderia te ensinar: escolha bem seus amigos, escolha seus inimigos melhor ainda.

14. O Lobo e o Leão

"Vagando pela encosta da montanha ao pôr-do-sol, um Lobo viu sua própria sombra tornar-se muito estendida e ampliada, e então disse para si mesmo:" Para que eu sou tão imenso e tenho quase 4 metros de cumprimento? "Eu deveveria ser reconhecido como Rei de todas as bestas, não deveria? Enquanto ele estava se entregando a esses pensamentos orgulhosos, um Leão caiu sobre ele e o matou. Agonizante ele exclamou com um arrependimento tardio: Miserável, esta superestimação de mim mesmo é a causa da minha destruição."

Quando nos exaltamos e inchamos nossos peitos com orgulho, arrogância e desprezo pelos outros, nos tornamos um alvo para aqueles mais fortes que nós.

15. A Formiga e a Pomba

"Uma formiga foi à margem de um rio para matar sua sede e, sendo levada pela correnteza do rio, estava prestes a se afogar. Uma pomba sentada em uma árvore pendendo sobre a água arrancou uma folha e deixou-a cair no córrego perto da formiga. A formiga subiu e flutuou em segurança para a margem. Logo depois, um passarinho chegou e se preparou para ir contra a Pomba que ainda estava nos galhos. A formiga, percebendo a movimentação, picou-o o pé. Com dores, o passarinho fez barulho que chamou a atenção da Pomba, cuja reação foi logo se afastar."

Duas lições muito importantes a serem aprendidas desta fábula: O bem vem para aqueles que fazem o bem. E a outra é: sempre é importante retribuir a gentileza dada a você.

16. O Leão, Júpiter e o Elefante

"O leão cansou Júpiter com suas frequentes queixas. “É verdade, ó Júpiter!”, Ele disse, “que sou gigantesco em força, bonito em forma e poderoso em ataque. Eu tenho mandíbulas bem providas de dentes, e pés providos de garras, e eu domino sobre todas as feras da floresta, e a desgraça é, que sendo como eu sou, não deveria estar assustado com o canto de um galo. Júpiter respondeu: “Por que você me culpa sem uma causa? Eu lhe dei todos os atributos que possuo e sua coragem nunca falha, a não ser neste único caso. Ao ouvir isso, o Leão gemeu e lamentou muito e, recriminando-se com sua covardia, desejou a morte. Quando esses pensamentos passaram por sua mente, ele encontrou um elefante e chegou perto de conversar com ele. Depois de algum tempo, ele observou que o Elefante sacudia os ouvidos com muita frequência, e perguntou qual era o problema e por que suas orelhas moviam-se com tanto tremor de vez em quando. Nesse exato momento, um mosquito pousou na cabeça do elefante e ele respondeu: “Você vê aquele pequeno inseto zumbindo? Se entrar no meu ouvido, meu destino está selado. Eu deveria morrer agora. ”O Leão disse:“ Bem, uma vez que uma besta tão grande tem medo de um mosquito minúsculo, eu não vou mais reclamar, nem desejar morrer. Eu me encontro, como estou, melhor do que o Elefante. ”

Todos nos tornamos sobrecarregados com os problemas que enfrentamos e os desafios que não podemos superar, mesmo o rei da selva. É por isso que é importante lembrar que todos estão enfrentando uma batalha e há sempre pessoas no mundo que estão em situação pior do que você.

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog