sexta-feira, 1 de março de 2019

AOS VIVOS: Na cuia grande!!! ... e outros causos


Na cuia grande!!!

Chove, ainda assim o calor ensurdecedor. Calorama que, certamente, derreteu quatro dos seis bilotos centrais do miolo de Zefa Sal Grosso. Não conhece? Não sabe o que perde! Zefa descobriu aquilo que até hoje ninguém supusera imaginar: se Santos Dumont não tivesse inventado o avião, seria um galego – vendedor de apetrechos do lar, setor de brinquedos, especialmente aves do bico curto.
- Mecânico, nem pensar!
Prossegue ela na viagem rumo ao que poderia ter sido, se não fosse. Pelé, rei do futebol, não tivesse sido o maior pebolista de todos os tempos, conforme ela, seria sapateiro, especializado em chuteira – pé direito, para ser preciso. Rui Barbosa, o polímata (jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador), “exímio vendedor de enciclopédia no Piauí”.
- Sacristão, jamé!!!
Em relação ao corpo humano, Zefa afirma perempta que se as orelhas externas não se situassem (a maior parte delas) no osso temporal, localizadas na caixa craniana, o lugar ideal para ficarem seria o “m redor do imbigo”. Os pés poderiam ficar nas costas e o joelho (“as dobradiças do joelho”), na língua.
- Dentes no carretel e pulmões nas tripas, negatofe!
Pelé, rei do futebol, não tivesse sido o maior pebolista de todos os tempos, conforme ela, seria sapateiro, especializado em chuteira
A propósito de intestino, conta-me o amigo Giovani Oliveira que no Alto do Jucá, em Iguatu, abriram um restaurante selfie service totalmente diferente do que há pelo mundo. Lá, ao invés de pesarem a comida, o dono pesa o cliente na entrada, antes da refeição, e na saída, após o babaçu. Um aviso à entrada do estabelecimento, entretanto, adverte: “Senhores clientes – depois de comerem, é proibido ficar com abrimento de boca, arrotar e peidar de banda. Agradece a gerência”.
Vivendo e aprendendo!
- “Sentado é pra comer, deitado é pra dormir, ajoelhado é pra rezar”.
- “O mérito não é pra quem mente, mas de quem confirma a mentira”.
Pérolas atribuídas a dita Zefa Sal Grosso, conhecida por “benzer o pé duvido de caba metida a besta pro meu lado”.
Por falar em benzer, chamo de novo à roda de conversa o amigo de inesgotáveis histórias – Giovani Oliveira pra dar testemunho da molecagem cearense, com causos eminentemente moleques:
1º - Matuto de 92 anos estava morre-não morre. Uma das filhas trouxe-lhe uma benzedeira para sessão de cura. Vendo o estado do pobre homem, a benzedeira ordenou que lhe dessem leite materno urgentemente. Logo foi providenciada uma jovem senhora que amamentava um bebê. Na casa do moribundo, colocaram-na em quarto isolado; em poucos minutos, a filha do velho estava com uma colher cheia do leite. Muito zelosa, tenta dar o leite ao pai, quando ouve o velho dizer:
- Minha filha, mamado não é melhor?
2º - Uma moça velha descobre que a amiga também solteirona havia engravidado apenas com uma oração feita pelo padre da cidade vizinha. Decide então procurar a igreja da tal cidade. Já no confessionário, o religioso pergunta sereno:
- E aí, minha filha, em que lhe posso ser útil?
- Seu padre, é que uma minha amiga conseguiu engravidar só com um Ave-Maria...
- Não, não, não! Foi com um padre nosso, mas ele já foi transferido!
Fonte: O POVO, de 2/3/2018. Coluna “Aos Vivos”, de Tarcísio Matos. p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog