domingo, 22 de março de 2020

SOCIALISMO x CAPITALISMO


Havia um cavalheiro, carregando as coisas que havia comprado em um supermercado, quando um homem se aproximou dele, olhou para o BMW e disse:
- Você nunca se perguntou quantas pessoas poderiam ser alimentadas com o dinheiro que você gastou comprando esse seu carrinho?
O homem respondeu:
- "Não tenho certeza, mas imagino que ele tenha alimentado muitas famílias em Munique na  Alemanha, onde o construíram, certamente também alimentou no Japão as pessoas que trabalhavam na fabricação de pneus, ele alimentou na Índia e na Coréia onde as pessoas trabalharam para fazer os componentes internos, ele alimentou no Chile as pessoas da mina de cobre que realizaram a extração do mineral para os cabos elétricos, alimentou as pessoas que fizeram os caminhões que transportam o cobre, alimentou os motoristas de caminhão que levaram o carro da fábrica para o revendedor e também provavelmente alimentou os fazendeiros que venderam o couro para os assentos, os vendedores, os especialistas em marketing, até mesmo os responsáveis pela limpeza da sala de vendas e até mesmo o homem da pizza da esquina que vende pizzas aos funcionários  da concessionária e, com os impostos que pago, alimento vários mais, mas na realidade eu acho não sei quantas pessoas conseguiram se alimentar a partir desse carro. Mas, certamente, muitos mais do que eu imagino ...”
O homem ficou mudo e sem palavras. Ele virou-se e saiu.
E embora pareça retórica, a resposta é uma das grandes diferenças entre capitalismo e socialismo. Quando você compra algo, você coloca dinheiro no bolso de muitas pessoas e dá-lhes dignidade por suas habilidades, é quando esse dinheiro tem valor. Quando você dá algo a alguém por nada, você rouba sua dignidade e autoestima, e esse dinheiro livre não tem valor. O capitalismo está dando gratuitamente o seu dinheiro em troca de algo que tenha valor para você. O socialismo é quando eles tomam seu dinheiro contra sua vontade, para doar a alguém que, muitas vezes, não fez nada para merecer.
Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). Sem autoria explícita.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog