sábado, 19 de março de 2022

EU, JOSÉ!

Por Pe. José Carlos Miranda (*)

Francisca Miranda Moura, minha mãe, me consagrou a São José. Na década de 90 quando descobriu a gravidez e fez as contas para saber em que tempo daria a luz, viu que eu nasceria no mês de São José. Fez, então, uma promessa, pois era muito devota do santo.

Quando chegou o tempo de dar a luz, minha mãe, esperando eu nascer, começou a ficar com medo, pois passou-se o tempo indicado pelos médicos e não houve nascimento.

Aconteceu, então, que no dia 19 de março, ela foi ao hospital sentindo pequenas contrações. Pensou, inclusive, que eu tinha morrido, pois não mexia mais nesses últimos dias e, ao nascer, não havia choro.

Lembrou-se logo da promessa a São José e nas primeiras palmadas do médico o choro veio da criança e também da mãe, agradecida a Deus pela intercessão de São José. O desejo da minha mãe era me consagrar apenas com o nome de José, mas quem vive na Igreja sabe que os santos são generosos na graça e são José não apenas me levou a Deus sendo seu onomástico, mas me protegeu com vida e saúde me configurando ao próprio Cristo como padre.

São José é o grande modelo também da vocação sacerdotal. O padre, assim como São José, que protegeu a Sagrada família das perseguições desse mundo, deve também proteger os filhos de Deus e da Igreja das seduções atuais.

Nos tempos de hoje, a vida e o exemplo de São José emergem como sinais de esperança. Em um mundo marcado pela guerra e crise, com barulhos dos mais diversos, inspira-nos o testemunho do homem que protegeu o Deus-Menino e sua mãe sem dizer uma palavra sequer, pois era guiado pela sabedoria do Senhor, em quem ele depositou a sua fé.

O silêncio de São José não era um silêncio estéril e nem mesmo uma omissão. Eis o silêncio que falou e fez mais que qualquer belo discurso ou 'textão', tão comuns nos dias atuais.

Um silêncio cheio de amor que falava de paz. O amor que São José tinha por seu filho e sua esposa fez com que ele se abaixasse para ouvir o Deus que o falava e em quem depositava a sua fé. São José, Rogai por nós!

(*) Sacerdote da Arquidiocese de Fortaleza e Vigário da Paróquia Santa Paula Frassinetti.

Fonte: O Povo, de 19/03/2022. Opinião. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog