quarta-feira, 16 de março de 2022

O MELHOR SABOR DE DEUS É SUA MISERICÓRDIA

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

Falar acerca da misericórdia de Deus é muito fácil para mim, pois ela tem sido constante na minha caminhada. Acredito, experimento e declaro que o Deus revelado por Jesus não é um saber, mas um sabor, uma experiência. Ele se deixa saborear, se deixa experimentar, e o melhor sabor de Deus é Sua Misericórdia.

A Bíblia diz que Deus é misericordioso. Ele vê a situação de cada pecador e sente misericórdia. Deus poderia nos abandonar em nossos pecados e simplesmente nos castigar, contudo se compadece e vem em nosso socorro. A maior prova de Sua misericórdia foi que enviou Jesus para nos salvar.

A Misericórdia é a expressão da divina essência. Durante as centenas de celebrações da Noite da Misericórdia tenho testemunhado a face divina de Deus na vida das pessoas, em diversas circunstâncias. Não acredito em um Deus que castiga, condena, julga, mas, aproxima seu coração de nossas misérias, para nos curar, perdoar, restaurar e nos fazer saborear seu amor incondicional.

Só a Misericórdia Dele salva o mundo da doença, da violência e da guerra. Ela renova relacionamentos, famílias e corações. O amor de Deus por nós sempre será maior do que nossos pecados e omissões. Afinal, o cristianismo não nasceu de uma ideia bonita, mas de um acontecimento, ou seja, de um encontro com uma pessoa: Jesus de Nazaré: rosto humano e divino da Misericórdia no meio de nós.

Deus não é distante, apático e nem cruel, não exige castigo ou dor. Ele é justo, se preocupa com cada pessoa e quer aliviar seu sofrimento. Deus nos ama e Seu amor é pura misericórdia. Ele mostrou a misericórdia de Deus enquanto andou na terra, curando, consolando, perdoando e encorajando.

Ser discípulo de Jesus exige um compromisso de amor e entrega, uma adesão forte e pessoal a Ele: uma relação de confiança total e incondicional. No encontro com a Misericórdia de Deus saímos plenos de alegria, transformados e iluminados, com uma chama nova no coração, levando aos outros a grande experiência de amor. Portanto, não tardemos em buscar, sem medo, os braços do bom e Misericordioso Senhor. 

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor do Seminário Apostólico de Baturité.

Fonte: O Povo, de 12/02/2022. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog