sábado, 16 de novembro de 2013

Haroldo Juaçaba e os Soldados da Borracha



Haroldo Gondim Juaçaba tem seu nome entre os maiores médicos do Ceará e integra a lista dos mais renomados docentes da UFC, por sua dedicação ao ensino, concorrendo para a preparação de milhares de médicos.
Realizou a sua intensa atividade profissional, com esmero, honradez e competência, durante seis décadas, suspendendo-a, por decisão pessoal, já octogenário.
Logo após o seu falecimento, em 1º/06/09, foram garimpados documentos e depoimentos, pessoais e escritos, para lastrear uma produção literária, que contribuísse para zelar pela perpetuação do seu nome à posteridade.
Foi assim que, em 2011, veio a lume o livro Haroldo Juaçaba e seus escritos, contendo um recorte da sua diversificada produção literária, com textos da própria lavra, compilados de diferentes fontes.
Em 25/11/11, quando da oficialização do nome Hospital Haroldo Juaçaba, aconteceu o lançamento da obra Haroldo Juaçaba: tempo, espaço, ação, que condensou momentos importantes vivenciados por aquele que foi um vocacionado para a Medicina.
No bem cuidado acervo particular do Dr. Haroldo Juaçaba, foi achada uma pasta repleta de anotações pessoais e documentos relacionados ao período em que ele se engajou no Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores da Amazônia – SEMTA, durante a II Guerra Mundial, prestando cuidados médicos aos chamados “Soldados da Borracha”.
Cópia desse material foi entregue à Profa. Liège Freitas, historiadora e estudiosa dedicada à temática do SEMTA, que com ele vem elaborando um criterioso e bem urdido estudo, tendo Haroldo Juaçaba no epicentro de um momento crucial da participação brasileira, no esforço de guerra dos Aliados.
A exposição Haroldo Juaçaba: a Amazônia como laboratório nos caminhos de uma profissão, com o beneplácito da família Juaçaba, e sob a curadoria da Profa. Liège Freitas, marca a chegada dos 69 anos do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
A mostra será inaugurada dia 22/11/13, às 8h, no ICC, e ficará aberta ao público, no horário comercial, até o dia 13/12/13.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Coordenador do CEP/ICC
* Publicado In: O Povo, de 16/11/2013. Opinião. p.6.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog