quarta-feira, 12 de novembro de 2014

BIBLIOTECA DA ACL SERÁ REABERTA HOJE


Por Eduarda Talicy
A Biblioteca Justiniano de Serpa reabre hoje. Cerimônia de entrega do espaço, que passou por reforma, terá homenagens e mesas redondas
Após três meses de reforma, a Academia Cearense de Letras (ACL), com sede no Palácio da Luz, no Centro, abre novamente as portas da Biblioteca Justiniano de Serpa. Localizado no pavimento principal do edifício, o equipamento dispõe de 25 mil livros. A partir das 16 horas de hoje, uma cerimônia comemora a reabertura da biblioteca com a entrega de medalhas, lançamento da revista anual da associação e mesa-redonda para discutir o centenário dos escritores Moreira Campos e Antônio Girão Barroso. Participam dos debates a autora Ângela Gutierrez, diretora cultural do espaço; o acadêmico da ACL Linhares Filho; a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Neuma Cavalcante; o teatrólogo Oswald Barroso; e Carolina Campos, neta de Moreira Campos.
Com o fim das obras, a biblioteca, uma das principais do Estado, ganha climatização, sala para leitura, nova acomodação para acervo e um mezanino para acondicionar as publicações raras. Os trabalhos, orçados em R$ 240 mil, também incluíram revitalização da estrutura, com restauro do piso e conserto de infiltrações e rachaduras nas paredes.
 “É uma promessa que nós estamos cumprindo, resgatando esse local de consultas, de informações, de aprimoramento da nossa sociedade através da leitura”, afirma José Augusto Bezerra, presidente da ACL. Fundada em 1894, a instituição comemorou 120 anos de atividades. A entidade literária é a mais antiga do gênero no Brasil, antecedendo até mesmo a Academia Brasileira de Letras (ABL), criada somente três anos depois.
De acordo com Olímpio Rocha, engenheiro e coordenador do projeto de reforma, os trabalhos buscaram respeitar as características originais da edificação.
Encontros
Erguido com o auxílio de mão de obra indígena no século XIX, o Palácio da Luz comemora 200 anos de construção neste ano. É lá onde se reúnem 40 literatos cearenses em encontros que ocorrem sempre às 16 horas dos dias 10 de cada mês. Atualmente, o local abriga também reuniões de outras 14 entidades e agremiações. Entre elas, a Academia Cearense da Língua Portuguesa e a Sociedade Amigas do Livro.
Olímpio explica que todas as intervenções tiveram, por causa do tombamento do prédio, acompanhamento de técnicos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). “A reforma é importante e dá mais qualidade para quem trabalha e estuda no local”, projeta.
O engenheiro ressalta ainda que, após a requalificação física da Justiniano de Serpa, é importante começar o processo de catalogação, digitalização e informatização do acervo.
Diretora-executiva da ACL há mais de 20 anos, Regina Fiúza também acredita que a reforma é um sonho que se realiza. “Nós sempre havíamos tentado, mas só agora a coisa se concretizou. Desta vez, entregaremos um equipamento de pesquisa e de leitura importantíssimo para a comunidade que é tão carente desse tipo de espaço”, festeja.
O projeto de restauração e requalificação da biblioteca da Academia Cearense de Letras contou com apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi; da Fundação Beto Studart; e da Secult.
SERVIÇO
Academia Cearense de Letras
Onde: Rua do Rosário, 1, Centro (próximo à Praça dos Leões).
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Telefone: 3253 4275.
SAIBA MAIS
O Palácio da Luz, que sedia a Academia Cearense de Letras, também receberá obras de restauração.
No último dia 4, o presidente da instituição, José Augusto Bezerra, firmou convênio com o Banco do Nordeste (BNB) que garante financiamento no valor de R$ 500 mil.
A empresa responsável pelo restauro será escolhida por meio de licitação. Os trabalhos podem seguir até junho de 2015, quando se encerra o cronograma do financiamento.
Em matéria publicada pelo O POVO, no dia 5 deste mês, José Augusto Bezerra afirmou que, com a reforma, a ACL deverá promover atividades culturais permanentes no espaço.
Fonte: O Povo, de 12/11/2014. Caderno Vida & Arte, p.4.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog