quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MISSÕES DA UNIVERSIDADE


José Jackson Coelho Sampaio (*)

"A sala de aula também não se reduz às práticas presenciais expositivas"
A lei brasileira concebe educação superior como responsabilidade de faculdades isoladas, faculdades integradas, centros universitários e universidades, em grau de atributos que incluem diversidade de campos de atuação, complexidade de missões e autonomia. As maiores diversidade, complexidade e autonomia definem universidade.
A complexidade de missões se expressa pela unidade ensino/pesquisa/extensão. A autonomia encarna a responsabilidade institucional pela decisão interna sobre os critérios de distribuição de atividades e de desempenho dos professores. A liberdade acadêmica autoriza um professor a apenas praticar ensino, pesquisa ou extensão, mas a autonomia leva à regra de que nenhum se exima da graduação, base do processo.
A universidade não é redutível ao ensino: há pesquisa, extensão social, inovação tecnológica e gestão acadêmica, prerrogativas docentes consolidadas. O ensino não é redutível à graduação: pois a pós-graduação fundamenta a carreira acadêmica. E qualquer ensino não pode se reduzir à sala de aula: há orientação de trabalhos finais e supervisão de estágios curriculares, pré-requisitos para o aluno concluir curso, além da previsão de tempo para planejar atividades, preparar e corrigir provas, programar e atualizar disciplinas. A sala de aula também não se reduz às práticas presenciais expositivas.
A Uece tem 36 cursos de pós-graduação e 77 de graduação, distribuídos em 11 campi, com 806 docentes efetivos. Nossa norma determina 16 a 20h/s de ensino para professor contratado por 40h/s. O máximo é para os que optam por atuação exclusiva na graduação e assim dispõem da diferença para extensão, pesquisa e gestão. Os docentes-pesquisadores que atuam na graduação e na pós podem qualificar seu desempenho e transitar por extensão, inovação e publicação, tarefas que pontuam para a imagem institucional e permitem captar recursos financeiros nacionais e internacionais.
Proposta de distribuição de carga horária que estabeleça o indicador de 52% para sala de aula não pode prosperar. Este indicador fere liberdade acadêmica, autonomia institucional e complexidade da missão universitária, reduz educação superior a ensino de graduação e este a sala de aula, desconstruindo a universidade.
Neste momento realiza-se a 19ª Semana Universitária da Uece, com vigorosa mobilização da comunidade em torno de conferências, minicursos, seminários, festivais de arte-cultura, lançamento de livros e apresentação de trabalhos científicos.
Assim, celebra-se o final de um 2014 pródigo de desafios e a chegada de 2015, quando entregaremos o diploma de graduação n° 60 mil, faremos 20 anos de semanas universitárias e 40 anos de criação da Uece, patrimônio intelectual do povo cearense.
(*) Professor titular em saúde pública e reitor da Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 22/11/14. p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog