quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
A família é o tronco de onde brotam os ramos das futuras gerações. Quando o tronco não é sadio dificilmente dele brotará ramos sadios.
Como pediatra, não me faltaram oportunidades de acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos meus pequenos pacientes e suas famílias. Logo, do ponto de vista da criança, alcancei e pude identificar as modificações do progresso na dinâmica da família atual: as influências e transformações históricas de uma geração para outra, as diversidades econômicas, fases do ciclo da vida, nascimento dos filhos, do primogênito aos demais, casamentos, divórcio, separação, mudança de estado social, a família quando os filhos saem de casa, muito deles para casar e outros para viverem em casas separadas dos pais.
Outros, a permanecerem por mais tempo com os pais, dado a problemática econômica, prolongado processo de aprendizado à custa de preparos jamais exigidos ao jovem para conseguir o primeiro emprego.
A própria moradia das classes médias, o desaparecimento dos quintais, a morada de apartamento, o transporte, o automóvel, o celular, a mídia, senilidade dentro de casa com os avós. Além do mais os casamentos e recasamentos cada vez mais frequente: meus filhos, teus filhos e nossos filhos, a atividade sexual.
Agora, como psicoterapeuta fico mais sabedor e comprovador da importância de um meio familiar funcionante para o porvir da criança. Bastaria comparar as minhas papeletas pediátricas, registros dos comportamentos familiares e tantas outras nuances da minha profissão, para evidenciar, o quanto é relevante — os acontecimentos familiares na formação das Desordens Psicossomática.
Considero, e, portanto, costumo dizer: — A família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social e não tenho medo de ser considerado retrógado.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES). Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog