segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CEARÁ: história e desenvolvimento

Cláudio Ferreira Lima (*)
O desenvolvimento é fruto, necessariamente, da intervenção planejada na realidade. Daí, tem-se de buscar na história, a ciência do tempo e da mudança, o material básico para se entender essa realidade, a fim de orientar, de forma consciente e consistente, as ações em prol do desenvolvimento.
Nesse sentido, auspiciosa foi a decisão do Instituto do Ceará – IC de retomar o Plano Pompeu Sobrinho, estruturado em 1941 com 26 monografias a serem elaboradas pelos consócios: sete dedicadas a introdução geral; panorama físico e social; pré-história, proto-história e história nos períodos colonial, monárquico e republicano. As 19 restantes tratavam de temas específicos.
De 1946 a 1953, o IC editou: pré-história e proto-história, de Pompeu Sobrinho; história econômica, de Raimundo Girão; história militar, de Eusébio de Souza; história da literatura, de Dolor Barreira; história da educação, de Plácido Castelo; e história das secas, de Joaquim Alves e Pompeu Sobrinho. Após esse esforço inicial, porém, o Plano interrompeu-se.
A sua retomada, proposta pelo grupo designado pelo presidente Lúcio Alcântara com essa finalidade (Paulo Elpídio de Menezes Neto, José Filomeno e Cláudio Ferreira Lima), será nos moldes do vitorioso projeto editorial da História Geral da Civilização Brasileira – HGCB (1960 a 1984), da Difusão Europeia do Livro – Difel.
Assim, consistirá em obra de equipe mista, de membros do IC e pesquisadores da Academia não só no campo historiográfico, mas também no das ciências próximas à história, sob a coordenação geral de um profundo conhecedor do assunto.
De igual modo, estruturada em forma de coletânea e dividida em tomos e volumes, constará de um tomo com um volume sobre a pré-história cearense e, nele, a introdução geral sobre o Plano; um tomo com um volume sobre a proto-história cearense; e um tomo, com um ou mais volumes, para cada período: Ceará colonial, Ceará monárquico e Ceará republicano.
Haverá novo trato dos velhos temas e enfoques inovadores, como a “história do Ceará fora do Ceará”, a diáspora do cearense que, por força da seca e de outras mazelas, buscou longes terras para viver e, conforme Gilberto Freyre, nelas exerceu papel de relevo na formação da unidade nacional (O Jornal, Rio de Janeiro, 9 set. 1944).
Enfim, registre-se a feliz coincidência de estar em curso a construção da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, pactuação entre governo do Estado, municípios, sociedade civil e movimentos sociais para planejar e executar, desde já, o Ceará do futuro. Portanto, é fácil ver quanto poderá ser fecundo o diálogo nos próximos anos entre o Plano Pompeu Sobrinho e o Ceará 2050 para o desenvolvimento do nosso Estado.
(*) Economista e membro do Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico.
Fonte: O Povo, de 25/2/2018. Opinião. p.25.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog