quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

RECOMEÇAR É PRECISO

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Sempre é possível avançar rumo aquilo que Deus pensou para nós

É tempo de renovar as esperanças, fazer planos, traçar metas. Deus nos reserva muitas graças e nos quer felizes, mas pelo livre arbítrio que nos concedeu, tudo dependerá do nosso esforço pessoal e disciplina. Sempre é possível avançar rumo aquilo que Deus pensou para nós e Jesus veio revelar: uma vida plena e abundante. Que tal começar pela família?
A Igreja sempre exaltou a importância da família para a construção de uma sociedade equilibrada, justa e fraterna. João Paulo II a descrevia como a célula-mãe da sociedade e a conclamava a ser um santuário de amor, uma pequena igreja.
Mas um dos grandes desafios que rondam as famílias é a influência negativa, especialmente pela mídia pejorativa que geralmente mostra situações desastrosas, conflitivas, problemáticas e praticamente não mostram as relações saudáveis que possam servir de estímulo para a construção de uma relação verdadeira. Neste artigo, abordo pontos essenciais para uma vida em família plena em Cristo.
O casal é o alicerce da família e precisa estar unido para que a convivência da família dê certo. Por isso:
- Invistam na relação a dois; mesmo tendo filhos, não relaxem na atenção e cuidado com o outro. O que mais machuca numa relação, marido e mulher, e que vai arranhando o amor, é a desconsideração. O amor se traduz em gestos.
- Priorizem o relacionamento; não espere do outro as mudanças, mude você, busque o diálogo verdadeiro e não a cobrança. Não aponte erros, defeitos, mas valorize qualidades. Dialogue muito. Não coloque pedras sobre mágoas, abra o coração ao outro e desabafe. Confiança, respeito, fidelidade e diálogo sincero e transparente são essenciais ao relacionamento.
- Perdoem-se sempre; o perdão é o remédio para a cura espiritual. O perdão liberta e devolve a paz.
- Reservem um tempo sozinhos; pelo menos uma vez por semana, criem o hábito de sair. Arrumem-se um para o outro e saiam para namorar.
- Mantenham o respeito; busquem focar a atenção naquilo que os une, nos pontos comuns. Rezem um pelo outro e busquem seguir com o olhar para o mesmo horizonte. O sucesso ou o fracasso da relação depende de quem faz parte dela. “Não abandonem o barco antes de começarem a remar”. Não desistam na primeira dificuldade. Sejam persistentes e façam tudo o que puderem para reavivar a chama do sentimento que um dia fez com que quisessem passar a vida juntos.
- Não economizem carinhos, abracem com frequência os filhos; digam “eu te amo”, elogiem quando merecerem. Falem do amor de Deus e da misericórdia de Jesus. Coloquem no coração dos filhos os valores do Reino de Deus. Reze sempre por eles e com eles.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 2/1/2018. Opinião. p.15.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog