sexta-feira, 27 de setembro de 2019

AOS VIVOS: "A santinha de Vulpiano" ... e outros causos


A santinha de Vulpiano

Soure, idos de 1950. Conta-me o amigo Magno Gomes que moradores de uma certa localidade na Caucaia dos dias atuais, como costumeiro, viviam momentos de surpreendente animação com a Festa da Padroeira. Do lado dos defensores do Partido Encarnado (em disputa com o tradicional Azul), a quase certeza de vencer a competição: trazer para a igreja local o maior volume de prendas arrecadadas junto à população, integradíssima.
Por um motivo simples: membro dos vermelhos conhecia Vulpiano, pessoa de boa alma, mas tosco no trato com os semelhantes. Morador de sítio nas proximidades, possuía o "Vulto de Nossa Senhora do Rosário". Por vulto entenda-se a imagem da Santa exposta na sala com muito cuidado e devoção. Foram lá pedir a imagem, o crente em Maria acedeu. Empréstimo de bom grado. Com uma condição: tão logo terminassem os festejos, a devolução "taliqual a santinha saiu de minhas posses".
Colocado em andor demais simpático, em peregrinação algures e alhures, o Vulto fez o maior sucesso. De casa em casa, os fiéis enternecidos colaboravam com o Partido Encarado, dando o que havia de melhor em casa - verdadeiros óbolos da viúva: carneiro e porco, galinha, pato e capote, corte de pano e bolo mole, farinha d'água e frutas, rapadura de coco e relógios, dinheiro e cheque. O padre agradecia penhorado.
Terminada a festa, hora de devolver a santinha como ajustado. Para recompensar a gentileza de Vulpiano (esmagadora vitória do Partido Encarnado), o dito conhecido propõe dar-lhe um trocado para a compra de fitas, adornos e demais enfeites, com um único objetivo: melhorar ainda mais a imagem da Senhora das Dores tão milagreira. Pessoal bate à porta do brabo senhor:
- Seu Vulpiano, obrigado. Taqui o Vulto de Nossa Senhora de volta. E esse dinheirinho pro senhor...
- Como é que é?!? Pensam que minha santinha é o quê? Passa a noite na festa e chega em casa com dinheiro no bolso! Vão pensar o que dela? Vão simbora e leve isso de volta!!!
Essa é do Giovane de Oliveira
Um matuto das bandas do Alencar, candidato a vereador, convidou vários amigos para uma festa em sua casa, dizendo ele que havia muita comida: Peru, capote, carneiro, porco, enfim, um coquetel gastronômico. A galera fissurada numa "boquinha" no dia marcado se mandou para o sítio. Lá chegando, pura decepção. Uma semana depois, o matuto veio a Iguatu se desculpar com a malandragem:
- Pessoal, a festa foi adiada, por causa de uma tia minha que faleceu...
Um dos malandros pergunta:
- E a tia do senhor levou os temperos?
Essas, do Jair Poeta dos Cachorros
Jornalista 1 - Um vizinho meu, novato no bairro, chega calado e, após um mês de total isolamento, estranhamente mandou erguer muros bem altos (de seis metros).
Pergunto: será chifre? (Resposta: Não sei, Jair não entendo de muro!)
Jornalista 2 - Raimundo Caboquim é o cara mais solidário que conheço no Planeta. Pense num rapaz que gosta de se solidarizar com todos. A última dele: soube do avião que caiu no Irã e morreram 11 mulheres, e aí me pediu pra saber quem eram, ia enviar cartas às famílias, dando os pêsames.
Pergunto: é doido? (Resposta: não. É por medo de avião...)
Fonte: O POVO, de 19/10/2018. Coluna “Aos Vivos”, de Tarcísio Matos. p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog