sábado, 28 de setembro de 2019

BÍBLIA, PALAVRA DE DEUS-AMOR


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

No Brasil, setembro é o mês em que dedicamos especial atenção à Sagrada Escritura. Somos exortados a ler, estudar e rezar a Palavra de Deus.
A Bíblia nos revela a ternura, a compaixão, os desígnios de Deus e Sua disposição em nos perdoar. Ela é a Carta de Amor que nos leva ao diálogo com nosso Criador, segundo Santo Isidoro: "Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Sagrada Escritura Deus fala conosco".
O tema segue o quarto e último ano do ciclo do "Para que n'Ele nossos povos tenham vida". O Livro escolhido para reflexão é a Primeira Carta de São João.
Com o sugestivo Lema: "Nós amamos porque Deus primeiro nos amou" (1Jo 4,19), somos lembrados que somos amados com o infinito amor de Deus, não pelo que somos, mas porque Ele nos amou e nos fez seus filhos. Por isso, precisamos responder este amor que emana desta fonte transbordante, amando e sendo misericordiosos com nossos irmãos.
Não só em setembro, mas diariamente o cristão deve ter a Bíblia como leitura a ser meditada, estuda e entendida.
Madre Teresa de Calcutá tem uma frase maravilhosa que diz: "A Palavra de Deus é Deus que nos fala, para que nós calemos a nossa voz e escutemos a sua lei".
Há razões importante para lermos a Palavra de Deus, ela vai nos transformando.
São Francisco nos ensina: "Pregue sempre o Evangelho e quando for necessário use palavras".
Uma das razões que a Palavra de Deus é importante para nós está na Segunda Carta a Timóteo: Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. Um texto conhecido (2Tm 3, 16).
Infelizmente nem todos sabem o que é básico para a aproximação com a Palavra de Deus, e por não terem essa noção acabam desistindo.
Término com um belíssimo pensamento São João Paulo II: "Devemos estar abertos e disponíveis à Palavra de Deus, para fazer que a nossa vida quotidiana — a nível pessoal, familiar e profissional — esteja sempre em perfeita sintonia e em harmoniosa coerência com a mensagem de Jesus, com o ensinamento da Igreja e com os exemplos dos Santos".
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 21/9/2019. Opinião. p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog