terça-feira, 24 de setembro de 2019

MÉDICO DA FAMÍLIA CEARÁ: em busca da satisfação dos usuários


Por Salustiano Pessoa (*)
Em dezembro de 2018 a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi consultada, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, sobre a possibilidade de viabilizar o projeto de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde na capital cearense. Idealizado pela a Prefeitura de Fortaleza com objetivo de ampliar a assistência médica nas Unidades de Atenção Primária à Saúde - UAPS e suprir a lacuna deixada pela saída dos profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, o projeto foi abraçado pelo o Governo do Estado, que ofereceu total apoio para implementação, visto que o mesmo está alinhado ao Plano de Governo Ceará Saudável.
A Escola, por sua vez, iniciou um estudo de cenário da assistência básica do Estado, pontuando suas necessidades e oportunidades de melhoria. Verificou-se que a ideia proposta era plenamente possível de ser implementada e que algumas medidas de aperfeiçoamento precisariam ser adotadas. Teríamos que fazer algo realmente inovador. Seria o passo inicial para prover, em um espaço de 10 anos, avanços significativos na Atenção Primária à Saúde em nosso estado.
Promulgada a lei nº 16.702, no dia 20 de dezembro de 2018, a ESP/CE iniciou o desenvolvimento do projeto, genuinamente cearense, realizado por muitas mãos e com participação ativa e colaborativa da Secretaria da Saúde do Estado e do Município de Fortaleza.
Para consecução do projeto, foi regulamentado o programa Médico da Família Ceará por meio do decreto nº 33.018, no dia 18 de março de 2019, com as diretrizes de atuação do programa e a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS). O Programa é singular e traz como meta o atendimento a um milhão de pacientes na Capital, no período de um ano, por meio de 140 novos médicos discentes, em formação, e 50 médicos docentes especialistas que atuarão na formação e supervisão dos alunos. O objetivo é alcançar 100% de satisfação dos usuários dos serviços de saúde do Estado.
As perspectivas são alvissareiras. Esperamos que o desempenho dos profissionais em treinamento transcorra dentro do planejado, e que, com a adesão de outras prefeituras, se consiga ampliar e capilarizar, em todo o estado, não só o programa para médicos, mas também para os demais profissionais da área de saúde. 
(*) Médico. Professor de Cirurgia Plástica da UFC. Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 6/09/2019. Opinião. p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog