quinta-feira, 28 de setembro de 2023

PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Por Desirée Mota (*)

Do universo de donos de negócios no país, 34,4% são mulheres. Juntos, homens e mulheres, perfazem um total de 30 milhões segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.

A participação delas tem crescido principalmente nos setores de serviços e comércio. As principais atividades são: cabeleireiros e tratamento de beleza, comércio de vestuário, serviços de buffet e serviços de comida preparada, comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria, confecção sob medida dentre outros.

A promoção da igualdade de condições de trabalho produz um incremento de cerca de 30% do Produto interno bruto (PIB) brasileiro, segundo um estudo realizado pelo Mckinsey Global Institute. Quando as mulheres estão na ativa elas geram emprego e oportunidades para outras mulheres fomentando uma rede de crescimento e de grande aprendizado. Elas tendem a direcionar os ganhos para a família e comunidade ao seu redor, além de aumentar o PIB e impulsionar a equidade de gênero.

O Brasil foi classificado como o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). As mulheres estão a cada dia se empoderando por meio do trabalho, empreendendo com mais espaço de fala, escolhas, vivências, experiências e opiniões, mas ao mesmo tempo também precisam lidar com todas as dificuldades inerentes às suas vidas e as diversas jornadas que assumem, tendo que conciliar um número considerável de responsabilidades dentro e fora de casa.

O empreendedorismo feminino é inovador, pois as mulheres são criativas e desenvolvem novas idéias. Elas buscam conhecimentos de diferentes formas: por meio das redes sociais, palestras, livros, jornais, entre outros e procuram criar uma rede de apoio a negócios de outras mulheres.

Com o intuito de tornar os negócios mais competitivos e consequentemente conquistar mais espaço no mercado o Sebrae criou um programa Sebrae Delas - Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso - com diversas ações para incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres. Essa iniciativa tem o objetivo de fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres.

(*) Economista e diretora do Instituto EDESE (Estudos de Desenvolvimento Econômico Social e Empreendedorismo).

Fonte: Publicado In: O Povo, de 23/08/23. Opinião, p.21.

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