quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MELHOROU? OU PIOROU?


Dar um pulo no Rio ou São Paulo? Loucura! Longe demais, viagem pra semanas de navio costeiro, pra ir e por lá ficar
No encontro com amigo ausente havia longo tempo, a conversa resvalou para comparação entre a vida das pessoas nos dias de hoje e em tempos idos: Melhorou? Ou piorou?
Éramos crianças nos anos 1940, mas podemos projetar nossa visão de hoje sobre o que nos trazem as lembranças daquele tempo e comparar, nas duas épocas, a felicidade das pessoas.
Nesse lapso de tempo, o progresso material foi espantoso, e nisso o Brasil não veio só; entrou no caudal que envolveu e trouxe a humanidade ao estágio atual. A longevidade aumentou, graças ao progresso admirável da medicina; anciãos, hoje, contam 80 ou 90 anos, e não 60 ou 70 como nos dias de antanho. Os meios de comunicação nos colocam em tempo real nos quatro cantos da terra; assistimos, da nossa poltrona, aos debates nem sempre edificantes do Congresso Nacional e os discursos pomposos, gordos e superadjetivados dos ministros do STF, como se estivéssemos no recinto.
Os meios de transporte riem das distâncias, globalizam a distribuição de alimentos e tornam as pessoas quase onipresentes, por isso sertanejos não morrem mais de fome nas secas; pego um avião de manhã como quem pega um táxi e vou ali a Brasília, participo de uma reunião, e à noite estou em casa. Inúmeros são os exemplos. Difícil citá-los todos em espaço curto.
Vejamos, agora, o outro lado. Se a medicina engatinhava e médicos eram raros, abundavam ervas e meizinhas, e elas bastavam. Sessenta anos era idade avançada e a todos parecia prêmio a já tão longa vida. Meios de comunicação eram rudimentares mas satisfaziam; saber o que se passava mundo afora? Pra quê? Bastavam as ruindades dali mesmo, as fofocas locais. Dar um pulo no Rio ou São Paulo? Loucura! Longe demais, viagem pra semanas de navio costeiro, pra ir e por lá ficar.
Não se deseja o que não se conhece. O que hoje se apresenta como indispensável, nos bons tempos não existia e não fazia falta. Por isso a vida, na sua simplicidade, era devagar e macia. As novidades de hoje trazem uma carga de exigências que a tornam sufocante, irritante até. Os problemas pessoais se atropelam.
Bons tempos aqueles dos papos de calçada nas bocas de noite sobre almas e lobisomens, das caminhadas noturnas tranquilas em ruas, e viagens a pé por estradas desertas onde só entes do outro mundo metiam medo.
E ao leitor a pergunta: A felicidade das pessoas melhorou? Ou piorou?
(*) Engenheiro civil e militar e membro do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico.
Fonte: Publicado In: O Povo. Fortaleza, 29/11/2016. Opinião. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog