quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Posse de Flávio Leitão na Academia Cearense de Letras


Ac. Flávio Leitão diante da mesa diretora da solenidade de posse na ACL.
Aconteceu ontem à noite, 10 de janeiro de 2017, no Palácio da Luz, a solenidade de posse do Dr. Francisco Flávio Leitão de Carvalho na cadeira 34 da Academia Cearense de Letras (ACL), tida como a primeira do gênero instalada no Brasil, tendo antecedido à criação da Academia Brasileira de Letras, em três anos.
A solenidade, conduzida pelo Presidente do sodalício, bibliófilo José Augusto Bezerra, foi preparada, com muito cuidado e organização, pela Diretora Administrativa da ACL, a escritora Regina Cláudia Fiúza.
É justo destacar os discursos de recepção, proferido pelo Ac. Pedro Paulo Montenegro, em nome do sodalício, e do novel imortal Flávio Leitão, que fez um retrospecto da história de vida do patrono da sua cadeira, patroneada por Samuel Uchoa e de seus sucedâneos ocupantes, salientando de forma mais especial o médico e poeta Ac. José Telles da Silva, a quem ele coube suceder nessa instituição cultural.
Muito tocante foi a homenagem prestada ao Prof. José Valdivino de Carvalho, ex-membro da ACL e pai do recipiendário, que abriu a sua fala de saudação com um belo soneto da lavra do poeta, marcado pelas lembranças da infância no Engenho Livramento.

Ac. Flávio Leitão acompanhado de colegas médicos na solenidade de sua posse na ACL.
O evento foi abrilhantado pela massiva presença de pessoas do mundo médico e cultural cearense, como integrantes de academias e sociedades locais, como a Academia Cearense de Medicina, a Sobrames/CE e o Instituto do Ceará.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog