quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

PLANOS DE SAÚDE “apavoram” OS FILHOS DOS IDOSOS


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta

Quer acabar com a História? “Mate o velho”

A Abrange (Associação Brasileira de Medicina de Grupo) calcula que os planos de saúde podem ficar 8,56% mais caros com a ampliação da cobertura a determinados procedimentos novos, decorrentes de avanços da Medicina. E isso se repete desde os idos de 2008.

Vejam o meu caso.

Sofri um desconto mensal no meu contracheque (para os paulistas o nome é holerite) de professor universitário, por mais de trinta anos. Era o prêmio pago para o plano de Saúde Bradesco que me garantia apenas o seguro hospitalar.


Depois de cair na compulsória (70 anos) resolvi torná-lo mais abrangente e passei (migrei) para um plano de saúde – da mesma empresa – da modalidade denominada ‘integral’, que dá direito a consultas médicas, exames laboratoriais e acomodações de quarto sem banheiro (no plano antigo eu tinha direito a apartamento).

… Como eu já havia alertado em 2008, o problema esta ficando cada vez mais desesperador.

Salvou-me a Lei de Proteção ao Idoso que permite acompanhante no pernoite, maioria sem alimentação. Os que estão nas UTIs dos hospitais não necessitam de acompanhantes, por razões técnicas explicam essa conduta, mais quem desejar ver a ansiedade dos parentes e amigos, olhe nos olhos e semblantes dos que aguardam noticias, ou na hora da visita, nas antessalas dessas unidades especializadas…

Mas, voltando ao meu depoimento.

Aceitei quarto sem banheiro ou acomodação inferior por ser mais barato. Quem já viu professor exigir luxo? No princípio o plano custava-me, aproximadamente 10% do meu contra-cheque de inativo e atualmente leva-me quase o total da minha aposentadoria de Professor de Medicina.

Como médico, presenciei a reação de muitas pessoas diante de um mau prognóstico e seu posterior comportamento estranho, que vai desde a conformação ao desespero, sendo emblemático o caso do avô de paciente meu, senhor de mais de 60 anos de idade, também professor universitário, que, ao lhe ser comunicado que estava com uma forma terrível e invasiva de câncer, sua primeira indagação foi – para minha surpresa — O meu seguro paga o tratamento? Será que meu plano cobre? Dá direito ao tratamento de radioterapia e quimioterápico?

Consultei o livreto dos mandamentos do poderoso plano de saúde e quando disse que sim, foi um alívio para ele. Mesmo sabendo ser portador de um tipo mortal de câncer e de estar bem informado sobre as suas poucas chances de sobrevida, saiu feliz por saber que seu tratamento estava assegurado. Veio a falecer seis meses depois, apesar dos esforços dos oncologistas.

Mas voltemos ao que noticia a imprensa de hoje sobre a situação dos idosos. O Diário de Pernambuco de (16/8/2016) exibe a seguinte manchete: Reajuste expulsa idosos dos planos de saúde/ Empresas alegam alta nos custos.

Como eu já havia alertado em 2008, o problema esta ficando cada vez mais desesperador.

Denunciei que os novos procedimentos incluem certas novidades que pouco têm a ver com pessoas da denominada terceira idade: inserção de DIU, vasectomia, ligadura tubária, gravidez com feto hidrocefálico, etc. Sem desmerecer a importância do assunto, acho muito pouco provável que o idoso ou idosa venham a necessitar desses tipos de procedimento.

E há mais, caso você pertença a um plano contratado antes de janeiro de 1999 e tiver de se submeter a uma intervenção cirúrgica que possa ser realizada pela técnica laparoscópica (procedimento cirúrgico mediante o qual se introduz através de uma pequena incisão na parede abdominal, torácica ou pélvica, um instrumento de fibra óptica que permite realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos), o convênio não irá pagar, mesmo que esse seja o procedimento indicado.

…Temo por uma Nação cuja administração discrimina dessa maneira a geração mais velha. As pessoas de Terceira Idade passaram a ser cidadãos de Terceira Classe? Perguntar não ofende.

Para o convênio pagar, você terá de ser submetido a uma cirurgia tradicional, isto é, a céu aberto, com todos os riscos a um organismo debilitado, ainda mais estando na denominada “melhor idade”.

Acredito que não seja mais assim… agora.

Melhor e mais humanas são as empresas aéreas que, apesar de provocar apagões, oferecem as vantagens do cartão fidelidade (não sei se ainda continua assim), temo por uma Nação cuja administração discrimina dessa maneira a geração mais velha. As pessoas de Terceira Idade passaram a ser cidadãos de Terceira Classe? Perguntar não ofende. Com o aumento exagerado desses planos, os que ainda contam com filhos que sustentam ou ajudam os pais idosos estão em polvorosa, pois eles vão ter que pagar pelos velhos que o puseram no mundo, se assim desejarem ou puderem.

Para terminar, recordo a letra de uma marchinha muito popular dos carnavais passados. Dizia assim: Você conhece o pedreiro Valdemar? Faz tanta casa e não tem onde morar.

Lembrem-se, meus jovens colegas esculápios. Se você adoecer talvez não possa ser tratado no hospital no qual você trabalha agora.

Cuidado doutor. A corrupção não ocorre só na Petrobras ou nas Estatais…

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog