terça-feira, 27 de novembro de 2018

PARADA CARDÍACA, REANIMAÇÃO E O PERC


Por Weiber Xavier (*)
A RCP - ou reanimação cardiopulmonar - é um procedimento salva-vidas de emergência realizado quando o coração para de bater. A RCP, especialmente se administrada logo após a parada cardíaca, pode dobrar ou triplicar a chance de sobrevivência de uma pessoa. Cerca de 90% das pessoas que sofrem uma parada cardíaca fora do hospital morrem.
Manter o fluxo sanguíneo ativo, ainda que parcialmente, amplia a chance para uma reanimação bem-sucedida facilitando para que a equipe médica treinada ao chegar ao local tenha mais sucesso.
Em apenas um ano, 475.000 americanos morreram de uma parada cardíaca. Globalmente, a parada cardíaca atinge mais vidas que os cânceres colorretal, de mama e de próstata, a gripe, a pneumonia, os acidentes automobilísticos, o HIV, as armas de fogo e os fogos domésticos combinados. Mais de 350.000 paradas cardíacas ocorrem fora do hospital a cada ano. De acordo com dados da American Heart Association - AHA, quase 45% das vítimas de parada cardíaca fora do hospital sobreviveram quando a RCP realizada por um espectador foi administrada. A maioria das paradas cardíacas fora do hospital ocorre em locais públicos (39,5%), uma parte em residências (27,5%) e asilos (18,2%). Infelizmente, apenas cerca de 46% das pessoas que vivenciam uma parada cardíaca obtêm a ajuda imediata de que precisam antes que a ajuda profissional chegue. Melhorar esse atendimento é uma prioridade através do reconhecimento de parada cardíaca e ativação do SAMU 192, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, desfibrilação rápida, serviços médicos de emergência básicos e avançados, suporte avançado de vida e cuidados pós-parada cardíaca. Uma forte cadeia de sobrevivência pode melhorar as chances de sobrevivência e recuperação para vítimas de parada cardíaca.
O PERC (Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória) é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC fundado em 2006, um dos pioneiros do País que visa o treinamento e educação dos estudantes e da comunidade em técnicas de reanimação e primeiros socorros através de cursos, treinamentos, estágios e capacitações. É uma resposta cearense a um grave problema global que neste mês celebra 22 anos de atividades; se você deseja se informar melhor acesse: www.perc.ufc.br/
(*) Médico e professor de Medicina da UniChristus.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 17/10/2018. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog