terça-feira, 6 de novembro de 2018

SÃO LUCAS E O DIA DOS MÉDICOS



São Lucas era grego nascido na Antioquia, atual Síria, e foi contemporâneo de Jesus Cristo, mas não o conheceu pessoalmente.
Lucas foi o único dos apóstolos da Igreja primitiva que não era judeu. Foi ele o autor do terceiro Evangelho, considerado o de redação mais apurada, o que condiz com a sua formação de médico, avalizada por sua elevada erudição.
O evangelista e médico São Lucas, além de ser patrono dos pintores e dos médicos, é também reconhecido, por seu pioneirismo, como sendo o primeiro: historiador eclesiástico, hinologista cristão e pintor cristão.
A mais completa biografia brasileira sobre São Lucas foi escrita pelo cirurgião geral Eurico Branco Ribeiro (1902-1978), o fundador da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, a Sobrames Nacional, criada em São Paulo-SP, em 23/04/1965. Em Médico, Pintor e Santo, obra publicada, em 1970, pela São Paulo Editora, Eurico Ribeiro discorre sobre a vida desse evangelista médico, ao longo de quase setecentas páginas, distribuídas em quatro volumes: I – Argumento para uma tese; II – Antes e Depois do dia fatal; III – De autor a personagem; e IV - Religiosidade de São Lucas.
Além dessa robusta edição, Eurico Ribeiro publicou outros livros relacionados a Lucas, a saber: O Livro que Lucas Não Escreveu; Lucas, o Médico Escravo; e Fui um dos Setentas.
A escolha desse santo como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Sua festa é comemorada em 18 de outubro, dia escolhido para se homenagearem os médicos. Segundo Eurico Branco Ribeiro, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do “colégio dos filósofos e dos médicos”.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como “o dia dos médicos” é comum a muitos países, dentre os quais, citam-se: Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá, Estados Unidos e Brasil.
A adoção dessa data comemorativa no Brasil teve, como o idealizador, há muitos anos, o médico escritor Eurico Branco Ribeiro, e essa celebração perdura até hoje.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas e da Academia Cearense de Medicina
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 14(101): 5, setembro-outubro de 2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog