sábado, 17 de novembro de 2018

NOVEMBRO AZUL: Saúde do homem


Francisco Sálvio Cavalcante Pinto (*)
Há mais de 30 anos cuidando da saúde do homem, sempre digo aos meus clientes que embora tenha havido grande avanço tecnológico no diagnóstico e tratamento do câncer, ainda hoje, só existe uma maneira de curar esta doença: a prevenção, ou seja, a detecção precoce destes tumores. Quando o diagnóstico é feito no estágio inicial mais de 70% de todos os tumores são curáveis, com menos sequelas para os pacientes.
No homem, não podemos deixar de falar no grande vilão, o câncer da próstata, tumor de maior incidência e o segundo que mais mata, tirando vários anos de vida útil de muitos indivíduos. Tumor silencioso que no início não dá sintomas, só com a prevenção conseguimos fazer o diagnóstico precoce.
A prevenção é a arma mais importante que temos para curar o câncer da próstata, basta o toque retal e a dosagem no sangue do PSA (antígenos específicos da próstata), fácil de ser realizado, barato e pode ser feito em grande escala. Quando suspeito, a biópsia nos dá o diagnóstico definitivo, e com o tratamento adequado. No caso, a cirurgia chamada de Prostatectomia Radical ou com a radioterapia curamos estes tumores.
Com mais de 3 mil Prostatectomias Radicais realizadas em Fortaleza, posso afirmar que quando o diagnóstico é feito no início, com este procedimento a cura chega a mais de 80%.
Todo homem ao completar 50 anos deve iniciar a prevenção do câncer da próstata, se você tiver história de câncer da próstata na família (pai, irmão, avô, tios) deve iniciar a prevenção aos 40 anos.
Infelizmente, ainda hoje, existe muito preconceito em nosso meio sobre a prevenção do câncer da próstata, o machismo e a ideia da perda da masculinidade faz o homem fugir do exame, principalmente os indivíduos de menor poder aquisitivo. É frequente o homem chegar aos nossos consultórios trazido a força pela esposa, o que é muito importante.
Costumo dizer aos meus clientes que é melhor alguns segundos de constrangimento que vários anos de sofrimento.
O dia 17 de novembro é o dia mundial de combate ao câncer da próstata e novembro, no Brasil e no mundo, tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem devido a um conjunto de iniciativas de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
(*) Médico, membro da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 16/11/2018. Opinião. p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog