domingo, 27 de abril de 2014

TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA: uma renovação evangelizadora



A oração do Terço de Nossa Senhora, praticada historicamente pelos fieis católicos em todo o mundo, é uma excelente forma de meditação sobre os passos da vida de Jesus.”
Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo de Juiz de Fora (MG)

Já há alguns anos, uma experiência evangelizadora brasileira, denominada Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), vem despertando a atenção da Igreja Católica Apostólica Romana. São grupos de homens que, semanalmente, se reúnem para juntos rezarem o Terço, em recintos paroquiais, comunitários e/ou familiares, de cidades, grandes e pequenas, espalhadas no rincão nacional.

Essa prática masculina, que se expandiu no presente milênio, tem sua origem bem mais antiga entre nós. Segundo o Pe. Vandemir Meister, assessor do Terço dos Homens Mãe Rainha, na regional Sudeste da CNBB, pois, ela já existia na época da escravidão, quando os escravos se reuniam com os missionários para rezar o terço, uma ação conhecida por o "Terço dos Homens dos Pretos". Há, de acordo com o Pe. Vandemir, vários exemplos na história da Igreja no Brasil de grupos de homens que se uniam para rezar o terço.

No século XX, para Dom Gil Antônio Moreira, têm-se notícias de tais grupos, ao menos, desde 1912. O Terço (Rosário) dos Homens, que teve o seu início em 8 de setembro 1936, na Vila Providência, a atual Itabi-SE, segue em funcionamento até hoje, e serviu de modelo ao surgimento de outros similares em Alagoas e Pernambuco.

Em 1997, o Terço dos Homens chegou a Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, daí sendo levado ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda-PE, onde, por meio dos esforços do Pe. Miguel Lencastre, que foi um grande incentivador do Terço dos Homens, passou a ser divulgado, inicialmente, na grande Recife e em outras cidades próximas, e, posteriormente, em outras localidades nordestinas.

O Pe. Lencastre trouxe a proposta para Fortaleza-CE, plantando a semente na Paróquia Nossa Sra. da Glória, na Cidade dos Funcionários, em 18/11/2003, tendo, mercê da colaboração de seus participantes, sido organizado em toda sua estrutura, resultando nos seguintes produtos: a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens; a elaboração de formulários oficiais; modelo de camisa para identificar os membros; redação a aprovação de um Estatuto Social, com a finalidade de configurar uma uniformidade onde for implantado; e a instituição de um site www.tercodoshomens.com.br, que o divulga no Brasil e no Mundo.

Partiu do Pe. Miguel Lencastre, que voltou ao Pai recentemente (13/01/2014), a iniciativa de criar a sigla THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), identificando assim as particularidades do Movimento Maria Três Vezes Admirável de Shoenstatt, também conhecido como Mãe Rainha, presentes, sobretudo no Norte e no Nordeste.

O Movimento de Shoenstatt (mais conhecido como Movimento da Mãe e Rainha), fundado pelo Pe. José Kentenich, sempre rezou o terço e orientou toda a família schoenstatiana a também fazê-lo, porquanto ele considerava o terço o “breviário da família” e a “armadura do cristão”. Nesse sentido, o Terço dos Homens é ainda uma nova vertente de vida, presente nos Santuários de Schoenstatt, conectando-se à imagem da Mãe e Rainha que visita as famílias como Mãe Peregrina.

Para o Pe. Vandemir Meister, o Terço dos Homens é uma nova irrupção da graça do Espírito Santo na Igreja do Brasil, como uma expansão missionária, crescente cada dia mais. Acrescenta esse religioso que a Mãe de Deus, neste momento, é como um ímã que atrai e convoca, fazendo expandir essa atividade pastoral, a partir do Nordeste, em todas as regiões do Brasil.

O Terço dos Homens, em consonância com o dizer do Pe. Vandemir, exibe-se, indubitavelmente, como uma resposta à problemática pessoal, social e comunitária dos dias hodiernos, em que o homem, grosso modo, é um ser presente em todas as atividades humanas, mas ausente no seio da Igreja. Assim, alegram-se os sacerdotes que procuravam uma maneira de trazer de volta os homens às fileiras da Santa Madre Igreja.

Vindo ao encontro da concepção acima citada, Dom Gil Moreira opina que “o Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões. Homens antes em descaminhos ou frios na fé, ao frequentar um grupo de Terço, têm mudado de vida e se libertado de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus.”

O Pe. Meister complementa que “o Terço dos Homens resgata a vivência social, integrada e vinculada, como uma resposta ao isolamento e desarraigamento das famílias, ao egoísmo, ao enfraquecimento dos valores morais, e principalmente por ser uma oração bíblica, leva à reconquista do religioso do próprio homem – e por ser uma oração mariana, propicia aos homens uma auto-educação que só ELA pode dar.”

Reconhecendo a fragilidade de uma fé sem obras, vale salientar que muitos grupos do THMR devotam suas atenções aos pobres e desvalidos, cumprindo um trabalho social em favor dos mais desfavorecidos, vítimas da exclusão social que os afeta.

Atualmente, o THMR já ultrapassou fronteiras, estando implantado nos EUA e em Cuba, e, possivelmente, em outros países à conta da grande quantidade de downloads (de 50 a 60, em média) do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) que são baixados, semanalmente, do site www.tercodoshomens.com.br.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Integrante da Sociedade Médica São Lucas

* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 10(81): 3-4, abril de 2014.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog