Na Igreja Católica
o período de quatro semanas preparatórias para o Natal é chamado Advento. O
termo é cristão, mas de origem profana, pois significa visita oficial de uma
personagem importante no tempo da sua posse. Nos escritos cristãos dos
primeiros séculos torna-se termo clássico para designar a vinda de Cristo. A
história do Advento, no rito romano, começa no século Vl, no sentido de espera
jubilosa do Natal, e a sua pré-história remonta às Gálias e à Espanha dos fins
do século lV, como preparação ascética para Natal-Epifania. A liturgia romana
dá grande valor à Mãe de Cristo, sobretudo nas Quatro Têmporas e na vigília do
Natal.
O tempo do Advento
tem dupla índole: (a) é o tempo de preparação para as solenidades do Natal, em
que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus; e (b) é o tempo em que, por
esta comemoração, as mentes se voltam para a expectação da segunda vinda de
Cristo no fim dos tempos. Por essas razões, o tempo de advento se apresenta
como o tempo de devota e alegre expectativa. O advento, portanto, já não se
considera como tempo penitencial (cf. Dicionário Enciclopédico das Religiões,
Vol.1, p.74)
O Advento é
caracterizado, sobretudo pela ideia do encontro com Deus, e a realização da
promessa de sua irrestrita presença entre nós. Cada ano, no tempo do Advento, a
Igreja Católica apresenta a “Coroa do Advento”. A coroa com lugares para quatro
velas é frequentemente enfeitada com ramos verdes, e com fitas coloridas. No primeiro
domingo do Advento uma vela amarela é acesa recordando o profeta Isaías
anunciando a salvação e a vinda do Messias por volta do ano 500 a.C. É uma luz
pálida (amarela) porque a salvação é ainda distante.
No segundo domingo
uma vela vermelha é acesa recordando o precursor de Jesus, São João Batista,
testemunhando que a chegada do Salvador está próxima. A vela é vermelha
indicando o martírio de São João Batista. No terceiro domingo uma vela rosa ou
roxa é colocada na Coroa, indicando Maria, a bem aventurada, trazendo o próprio
Salvador e a alegria da salvação. No quarto domingo uma vela verde é colocada
na Coroa, indicando Jesus, trazendo a alegria da salvação. “Verde da árvore da
vida, broto da raiz de Jessé”.
Na missa do Natal
de Nosso Senhor Jesus Cristo uma vela branca é colocada na Coroa um pouco mais
alto do que as outras quatro velas indicando a chegada de Jesus, a luz do
mundo. Deus nasce no meio de nós, feito homem como nós. Traz consigo a
plenitude da divindade. As quatro velas da Coroa do Advento retomam o costume
judaico de celebrar a vida da luz na humanidade dispersa pelos quatro pontos
cardeais.
Em cada domingo,
então, se acende uma vela. Ela poderá ser trazida na procissão de entrada da
seguinte maneira: a cruz processional, a Vela do Advento, a Bíblia (ou
lecionário), de onde serão proclamadas as leituras. No momento da aclamação do
Evangelho, um coroinha deve ascender solenemente a vela. A pessoa que ascender
a vela deve permanecer junto à mesa da Palavra de onde é proclamado o Evangelho.
Terminada a proclamação, quem preside coloca a vela na Coroa do Advento.
Dr. Brendan Coleman Mc Donald, é padre redentorista e assessor
da CNBB Reg. NE1
Fonte: O Povo, de 21/12/2014. Espiritualidade. p.28.
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