quinta-feira, 29 de junho de 2017

Da fé, da desconfiança e dos imponderáveis prognósticos


Por Paulo Elpídio de Menezes Neto (*)
Para Adão e Eva, não existia passado; e se houve, não era coisa que lhes dissesse respeito: o passado a Deus pertencia. O futuro, por sua vez, não passava de vaga suspeita que aos filósofos gregos e aos olhos dos apóstolos de Cristo tomaria forma e corpo em futuro remoto, remotíssimo. Tornados terráqueos, por castigo divino, viviam Adão e Eva felizes, aplicados à iniciação aos primeiros pecados, salvo o do adultério que as circunstâncias não o permitiam. Em seu favor, registre-se, entretanto, não lhes ter sido aconselhado a se desviarem dos perigos que correriam em seu desterro definitivo. Não foi fácil para o casal fundador dos humanos perceber a enrascada em que se havia metido. Com a proliferação da grei dos decaídos do Éden, não tardariam por despontar conflitos entre pessoas e interesses, dúvidas e convicções, abrigados, em nossa modernidade, sob o manto de nomenclatura complexa – conceitos, teorias e prédicas aliciantes –, criação engenhosa e paciente de filósofos, cientistas políticos e agentes da Fé e do Estado.
Nessas coisas de futuro e previsões, os gregos eram muito inspirados. Dizia Cícero, entretanto, que “nada se ganha em conhecer o futuro; e infeliz é quem se atormenta em vão”. E, Montaigne, nos primórdios do humanismo, séculos depois, cético: “Na realidade, em todos os governos sempre se entregou parte da autoridade ao acaso”. E conclui, falando sobre as suspeitas que lhe causa a busca de explicações de causas e eventos futuros: “… é um passatempo divertido para os espíritos sutis e ociosos, e acredito que quem adquire suficiente destreza para inventar e interpretar acha o que bem entenda em qualquer escrito”.
Os videntes modernos enfiaram-se na capa segura da ciência e dela fizeram uso como quem empunha um “guarda-chuvas” que protege dos erros veniais e garante a justeza das revelações. Já não são os ministros da fé os arautos da Revelação, os explicadores do futuro; em seu lugar despontaram novos atores midiáticos, empresários, agentes sindicais, homens públicos em seu desvelado apostolado cívico – e, por fim, os feiticeiros da Academia, destros pelejadores com suas teorias, apresadas por sutis cumplicidades ideológicas, fraseólogos melífluos, conquanto ágeis na retórica de suas lealdades contingentes. Tornaram-se “explicadores” incontinentes de tudo a que assistimos e das nossas angústias e vãs expectativas; mas não o fazem por mera compulsão, admitamos, e, sim, por incontornável viés profissional.
Por conta desse falar obscuro e vago, a que se referiu Montaigne, tornamo-nos, por fim, perscrutadores do imponderável de nosso destino coletivo: conseguimos realizar o que aos filósofos e homens de sabedoria parecia façanha improvável: fixar a imprevisibilidade do passado e tolerar o infortúnio do presente, diante das certezas ilusórias de nossas visões do futuro. E, assim, apagar as incertezas inspiradas pelo futuro e abandonar as suspeitas guardadas sobre o passado.
(*) Cientista político. Membro da Academia Brasileira de Educação e do Instituto do Ceará.
Fonte: O Povo, de 3/5/2017. Opinião. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog